Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Viabilidade Econômica da Reciclagem dos Resíduos Sólidos

 

10/03/2010

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A identificar os retornos econômicos e ecológicos obtidos com a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos, bem como aplicar os conhecimentos adquiridos dentro do cotidiano de cada um.

Tendo em vista os problemas ambientais causados pela produção contínua dos resíduos sólidos e o errôneo tratamento e disposição final que lhe é conferido, se faz necessário um processo de educação ambiental. Utilizaremos  o software Verdes para que os alunos tenham consciência da reciclagem dos resíduos.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento concreto sobre gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, os elementos que compõem um modelo de gestão desses resíduos e sobre como funcionam os sistemas de limpeza urbana.

*Para tornar o estudo mais atrativo seria interessante abordar todos esses questionamentos em relação ao município de funcionamento da escola, investigando, por exemplo, como se dá o processo de administração e execução do sistema de limpeza urbana do mesmo.

O aluno deverá ter conhecimento concreto sobre gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, os elementos que compõem um modelo de gestão desses resíduos e sobre como funcionam os sistemas de limpeza urbana.

*Para tornar o estudo mais atrativo seria interessante abordar todos esses questionamentos em relação ao município de funcionamento da escola, investigando, por exemplo, como se dá o processo de administração e execução do sistema de limpeza urbana do mesmo.

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se que os alunos trabalhem em dupla nos computadores e que cada um tenha o momento de expor as suas idéias sobre o assunto.

A problemática da aula será sobre a viabilidade da reciclagem dos Resíduos Sólidos. Para resolver essa situação problema, o aluno irá utilizar o software VERDES – Viabilidade Econômica de Reciclagem dos Resíduos Sólidos.

O software "VERDES" proporciona uma facilidade em realizar várias situações e composições de resultados da reciclagem dos cinco principais produtos que compõem os resíduos sólidos gerados pela sociedade, que são: alumínio, aço, papel/papelão, plástico e vidro.

Link do aplicativo:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10995

     undefined

                                             Visualização da tela de resultados

 

Sugere-se como gestão da aula o uso da Sequência Fedathi nos seguintes momentos:

1- Tomada de posição :

O professor deve apresentar aos seus alunos problemas/questionamentos acerca do assunto e deixá-los encontrar suas soluções.

Por que reduzir os resíduos sólidos urbanos?

Como os resíduos recicláveis agem nos locais de disposição final do lixo?

É possível viver, inserido no sistema atual, sem gerar resíduos exageradamente?

Em seguida, é apresentado o instrumento de estudo: o software VERDES.

2 - Maturação:

Inicia-se aqui o processo de solução do(s) problema(s), onde os alunos, embasados pelos seus conhecimentos do cotidiano, começam a responder os questionamentos do Software VERDES e, por fim, chegam a conclusões individuais. Isso ocorrerá através da relação entre o conhecimento prévio sobre o assunto e os resultados obtidos no objeto educacional.

3 - Solução:

Com a análise feita pelo professor sobre as so luções levantadas pelos alunos, propõe-se que essas soluções sejam organizadas/estruturadas no quadro.  Assim, inicia-se um debate de soluções, com o objetivo de se construir a solução mais correta.

*Obs: Vale observar que todas as soluções devem s er valorizadas pelo professor, desde que estejam direta ou indiretamente ligadas ao assunto.

 4 - Prova:

Nesse momento, apresenta-se o modo mais correto de solucionar o(s) problema(s) proposto(s) no início da aula.

Recursos Complementares

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10994  - Vídeo sobre resíduos sólidos

 http://www.setorreciclagem.com.br/index.php -  Setor Reciclagem é um portal de informações e serviços com extenso material para pesquisa na área de resíduos sólidos.

http://lixoeletronico.org/ - Blog Lixo Eletrônico

http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/2009/09/a-politica-nacional-de-residuos-solidos/ - Campanha Saco é um Saco do Ministério do Meio Ambiente

Avaliação

A avaliação do aluno será realizada em dois momentos: o primeiro será por meio de sua participação em sala de aula, onde terá que mostrar o que compreendeu do conteúdo, por meio do nível dos questionamentos e observações feitas no decorrer do uso do software, ou seja, durante a realização das atividades. O segundo momento será a exposição das conclusões de cada aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vera lucia pereira gomes, Colégio Estadual Durval Ramos Filho , Paraná - disse:
    vera.gomes1@hotmail.com

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da metodologia da aula porque não há como não produzir lixo, mas podemos ensinar como diminuir essa produção, reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis e a educação ambiental colabora na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os probleams do desperdício de recursos naturais e d


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.