10/12/2009
Eliana Dias e kaísa Ferreiras Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
• Formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto.
• Validar ou reformular as hipóteses levantadas a partir de novas informações obtidas durante o processo de leitura.
• Avançar e retroceder durante a leitura em busca de informações esclarecedoras.
• Fazer inferências.
• Posicionar-se criticamente.
• Ter habilidades básicas de leitura.
Orientações didáticas
Aula 1
Atividade
Fazer um círculo em sala de aula com os alunos e conversar com eles a respeito das definições de loucura, de curiosidade, de insatisfação e, por fim, sobre as cores do arco-íris. Para tanto, o professor pode utilizar as seguintes perguntas para iniciar um debate.
1. O que é loucura para você?
2. De médico e louco, cada um de nós temos um pouco. Você concorda? Por quê?
3. Quais as cores do arco-íris?
Ao final das discussões sobre os assuntos, pedir aos alunos para escreverem um pequeno texto, respondendo à pergunta:
Ao terminarem de escrever seus textos, os alunos deverão entregá-los ao professor. Mais tarde, na aula 3, terão retorno dessa atividade.
Aula 2
Atividade
Colocar as carteiras da sala de aula nos cantos, organizar a turma em círculo e entregar uma cópia do texto “O menino e o arco-íris”, de Ferreira Gullar, para cada aluno.
O menino e o arco-íris
Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade. Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí?
Fonte: GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5
1. Cada aluno deve ter uma cópia do texto em mãos. A professora deve pedir para que c ada aluno leia um parágrafo do texto. Cinco alunos devem ler uma parte, seguindo a roda. Após o término da leitura, conversar com os alunos sobre os sentidos do texto. Na sequência, uma caixinha, com várias perguntas (dobradas) sobre o texto, será passada de mão em mão.
Sugestões de perguntas para a caixinha:
Imagem disponível em:
http://www.jayadesign.com.br/site2008/wp-content/uploads/2008/02/caixinha-listras-big.gif
1). Em sua opinião, o tema do texto é:
(A) a curiosidade
(B) a insatisfação
(C) a natureza
(D) a saudade
2). “Mas logo se acostumou a todos eles”. A palavra em destaque refere-se no texto a:
(A) animais no quintal
(B) cadeiras e mesas
(C) sapatos e copos
(D) jogos de azar
3). Segundo o texto, desde criança, o menino procurava por:
(A) um arco-íris.
(B) galinhas e plantas interessantes.
(C) alguma coisa surpreendente.
(D) banhos de mar.
4). A frase final da crônica “E daí?” demonstra que o narrador sente pelo destino do menino:
(A) pena e desespero.
(B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.
(D) esperança e simpatia.
5). No trecho “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!” o que os sinais de pontuação empregados assinalam?
(A) o tédio do menino.
(B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador.
(D) o comentário do narrador.
6). Como podemos descrever o menino do texto? Você o considera louco? Cite algumas características do menino.
7). No texto, o menino sempre abandonava as coisas que encontrava. Por que você acha que isso acontecia?
8). De acordo com o seu entendimento, o que sempre fazia renovar as esperanças do menino?
9). Leia o trecho com atenção: “Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade.”
O que o autor quis dizer com a expressão “banalidade”?
10). Você concorda com o desfecho do texto? Por quê?
11). Você acha que o menino encontrou o que procurava? Sim? Não? Por quê?
Importante: Sugere-se colocar a música Arco Íris, enquanto a caixinha passa de mão em mão. O professor deve parar a música de vez em quando para os alunos pegarem e responderem as perguntas retiradas da caixinha.
Música disponível no site:
http://vagalume.uol.com.br/xuxa/arco-iris.html
2. Quando a professora parar a música, o aluno que estiver com a caixinha nas mãos deverá pegar uma pergunta, lê-la em voz alta e respondê-la para que todos ouçam. Ele entregará a pergunta da caixinha à professora e a dinâmica continua até que todas as perguntas que ainda estão na caixinha sejam respondidas.
3. A professora deverá pedir aos alunos que retornem às suas carteiras para os lugares originais e passar no quadro todas as perguntas. Os alunos devem anotar as perguntas e respondê-las por escrito, de acordo com a discussão feita.
Aula 3
Atividade 1
Depois das perguntas respondidas, a professora deverá entregar o texto produzido na aula 1 aos alunos e pedirá que, se quiserem leiam para os colegas. O professor deverá conversar a respeito, se, principalmente, os alunos que disseram que não são felizes lerem seus textos.
Importante: Professor, aproveite a oportunidade para conversar com os alunos sob re o ser humano. No geral, ele está sempre insatisfeito. Algumas pessoas querem comprar, outras querem festas, outras querem dormir, outras mudam a aparência, outras mudam os móveis de lugar sempre para mudar de ambiente, etc
Atividade 2
Produção de Texto
O professor deverá propor que os alunos façam uma produção de texto, sugerindo uma continuação para a história.
• O menino continuou procurando alguma coisa a mais no manicômio ou conseguiu sair de lá e ser um menino normal?
Use sua criatividade. Invente....
Sugestões de leituras para o professor:
1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/SEF. Brasília: MEC/SEF, 1998.
2. KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1997.
3. ______. Leitura, ensino e pesquisa. 2ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 1989.
4. FERREIRA GULLAR. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001.
5. FERREIRA GULLAR. Site com biografia e bibliografia. Acesso em 06 de agosto de 2009. Disponível em http://portalliteral.terra.com.br/
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2014
Cinco estrelasMuito bom e já usei na minha sala. Foi um sucesso!!!
22/07/2013
Cinco estrelasGabarito; 1)B 2)A 3)C 4)C 5)B Queria as outras respostas.
20/06/2012
Cinco estrelasAdorei a aula , mas queria o gabarito das questões!!!
10/06/2012
Quatro estrelasMuito bom o texto, mas gostaria de receber o gabarito.
23/04/2012
Cinco estrelasGostei do texto mas, gostaria de ter o gabarito.
05/02/2011
Quatro estrelasA aula é muito interessante, gostaria de receber o gabarito. Pois ele será mais um suporte para mim.
25/10/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão, mas eu gortaria de receber o gabarito da atividade