Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FORMAS ALTERNATIVAS DE ENERGIA - 9º ano do Ensino Fundamental

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA MARIA COSTA
imagem do usuário

SAO SEBASTIAO DO PARAISO - MG EM IBRANTINA AMARAL

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os riscos ambientais de cada tipo de fonte energética.
  • Conscientizar-se da importância do uso racional da energia domiciliar, evitando desperdícios.
  • Compreender porque o biodiesel é um tipo de energia que atende aos compromissos firmados pelo Brasil no âmbito do protocolo de Quioto
Duração das atividades
2 ou 3 aulas - dependendo das discussões
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Protocolo de Quioto
  • Aquecimento global
Estratégias e recursos da aula
                   

1- Provocação

Jornal Nacional, Rede Globo de Televisão- dia 22 de junho de 2009 -
http://www.youtube.com/watch?v=HcPbuDFKj70

Após assistir o video na Internet ou salvo no DVD o professor inciará um discussão com os seus alunos:

O jornal nacional do dia 22 de junho de 2009, afirma que o derretimento das calotas polares acelerou nos últimos anos, e que no verão de 2012 pode derreter completamente.
Quais seriam as consequências do derretimento das calotas polares?
Quais são os países mais poluidores do mundo?
Que medidas esses países poderiam adotar para diminuir a emissão dos gases causadores do efeito estufa?
No nosso dia-a-dia o que pode ser feito para economizar energia, contribuindo assim para a diminuição de emissão de poluente?

O objetivo é levar os alunos a refletirem sobre as fontes de energia limpas e o uso racional da energia, como forma de desacelerar o aquecimento global e o derretimento das calotas polares.
A discussão com certeza incluirá o protocolo Quioto, a compra de créditos de carbono, já estudados na aula anterior.

2- Fontes de energia

Fontes de energia é um conteúdo curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. Esse é o momento de utilizar o livro didático.

Caso o livro adotado não comtemple o conteúdo o professor deverá providenciar um texto informativo sobre o assunto: fontes de energia e fontes alternativas de energia.

3- Pesquisa na Internet:

Vamos ampliar o nosso conhecimento. Em duplas, no laboratório de informática vocês deverão pesquisar sobre as formas de energia e preencher a tabela:

FONTE ORIGEM/USO VANTAGEM DESVANTAGEM
petróleo
hidrelétrica
eólica
carvão
solar
biomassa
FONTES DE ENERGIA

 Na sala de aula a tabela deve ser socializada.

4 - Tarefa ( para casa) : Vocês receberão a Cartilha produzida pelo Programa Nacional de Produção de Uso do Biodiesel:Biodiesel, o combustível do Brasil

Leiam e produzam um texto justificando  afirmação: "O uso do biodiesel possibilitará o atendimento dos compromissos firmados no âmbito da Convenção do Clima e pode proporcionar a obtenção de créditos de carbono, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto."

Disponível em: http://www.biodiesel.gov.br/

5- Laboratório de Informática

Os alunos iniciarão uma campanha para economia de energia elétrica, diminuição do consumismo, e da emissão de gases de veículos. Para isso deverão produzir cartazes e distribuí-los na comunidade escolar e local.

Recursos Complementares

Video do Jornal Nacional DVD ou computador + Internet + datashow

Livro didático ou texto informativo

Internet - mecanismo de pesquisa

Cartilha

BrOffice.org Writer ou Impress para produzir os cartazes

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo:

- discussão sobre o vídeo do JN - perceber se o aluno relaciona com os problemas do clima, emissão de poluentes por países mais desenvolvidos, o protocolo de Quioto.

- livro didático: verificar nas discussões se houve a elaboração do conceito de energia limpa, fonte esgotável,

- Pesquisa na Internet: avaliar se pesquisou em mais de um site, se escolheu sites de informações confiáveis, se colocou as referências bibliográficas.

- Elaboração da tabela: conteúdos procedimentais verificar a capacidade de síntese, a comparação.

- socialização da tabela: perceber se o aluno defendeu o ponto de vista,  se colaborou com a aprendizagem do colega.

- elaboração do texto: averiguar argumentação de acordo com a idéia defendida na cartilha,

- elaboração dos cartazes: analisar os recursos de comunicação do portador: tamanho e cores da fonte, ilustrações, chamada, coerência com a proposta da atividade.

A avaliação é no processo porque o professor irá intervir no momento certo, questionando e colocando o aluno em conflito para que o conceito desejado seja construído.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 7/8 - 87.5%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra Paula Policarpo Paiva, CMEI Frei Bruno Rodrigues , Minas Gerais - disse:
    alessandra3p@hotmail.com

    27/05/2012

    Quatro estrelas

    apesar de não mer uma professora formada,eu gostei muito da aula vc esta de parabéns Ana


  • marcia mafra, E. M. Professora Maria de Lourdes Dizaró , Minas Gerais - disse:
    marcia17helena@hotmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    que boa sugestão para trabalharmos com nossos alunos!! amei a idéia, quero postar minha experiência também!!!


  • Henrique Souto Monteiro, EE SIMEAO RIBEIRO DOS SANTOS , Minas Gerais - disse:
    henriquesoutom@hotmail.com

    08/03/2011

    Cinco estrelas

    vc é a cara,vai me ajudar nas primeiras aulas de Física 1,obrigado!


  • Marta Helena Queiroz Freitas Freire, Secretaria Municipal de Educação , Minas Gerais - disse:
    helen_queirozff@hotmail.com

    19/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Ana, Ficou perfeita a elaboração de sua aula. Sua criatividade adequando o conteúdo selecionado às tecnologias. Modelo para todos nós Professores.


  • Marta Helena Queiroz Freitas Freire, Secretaria Municipal de Educação , Minas Gerais - disse:
    helen_queirozff@hotmail.com

    19/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Ana, Ficou perfeita a elaboração de sua aula. Sua criatividade adequando o conteúdo selecionado às tecnologias. Modelo para todos nós Profesores.


  • jocely lara Martins, Escola Municipal João Carlos Salgado , Minas Gerais - disse:
    jocelylara@hotmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Ótima idéia de como usar os recursos tecnológicos em uma exelente aula atrativa aos olhos dos alunos e que com certeza proporcionará, aprendizado significativo aos alunos, despertando seu senso critico para as atitudes causadoras desses problemas ambientais. Vc é show de bola! Sou sua fã!


  • rosa catarina , EE Frei Vital de Garibaldi , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosa.alenkar@gmail.com.br

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula. É possivel a sua execução sem problemas. Eu acrescentaria apenas, a divisão da turma em grupos, para a produção de alguns slides no Power Point, onde cada grupo iria retratar uma fonte alternativa de energia.


  • Marli Salete De Araujo Da Rosa, EMEF MARIA NILDA SALAI STAHELIN , Santa Catarina - disse:
    msadarosa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.