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What time is it?

 

09/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá como responder à pergunta: What time is it?

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Numbers (0 – 60)
Conceito de seconds, minutes e hours.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Mostre aos alunos as seguintes figuras e enquanto mostra, pergunte-os:   WHAT TIME IS IT?

Sugestão: Outras figuras que mostrem qual é a hora marcada, de forma nítida, poderão ser usadas. Ou, se preferir, leve um relógio sem pilha para a sala de aula e mude os ponteiros. Esse relógio também pode ser feito de papelão ou isopor.

Figura 1. Relógio.
Fonte: http://www.greetings.ca/Clock.jpg  (acesso em 29 de novembro de 2009)

Figura 2. Relógio
Fonte: http://pt.softpicks.net/screenshots/7art-Fluorescent-Clock-ScreenSaver.jpg  (acesso em 29 de novembro de 2009)

Figura 3. Relógio
Fonte: http://www.clock-desktop.com/screens/luminescent_clock/luminescent-clock.jpg  (acesso em 29 de novembro de 2009)

Observação: Caso os alunos não entendam a pergunta, peça a um voluntário que esteja usando relógio que fique de pé. Faça mímicas e gestos até que o resto da turma entenda o significado de What time is it? Deixe a tradução como último recurso.

Neste momento, os alunos provavelmente responderão em português (neste caso você deverá ajudá-los com o vocabulário em inglês) ou usarão os números em inglês de forma não formal. Ex: Figura 1= Ten ten

Depois, imprima os flashcards sugeridos nos sites abaixo. Você deverá misturar os relógios com sua indicação de hora correspondente. Esses três exercícios deverão ser feitos oralmente, com a turma toda.

No site 1, você deverá pedir aos aprendizes que juntem os pares (relógios e horas) de forma correta. Introduza o conceito da preposição PAST e da expressão O’CLOCK durante o exercício.

No site 2, faça o mesmo procedimento do exercício 1. Introduza os conceitos de HALF e da preposição TO.

No site 3, proceda da mesma maneira indicada anteriormente.

Observação: Tenha certeza que durante a exposição e realização dos exercícios expostos, todos os alunos tomaram nota do vocabulário aprendido

(TO, HALF, O’CLOCK, etc.)

1) http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-time-1.pdf
2) http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-time-2.pdf  
3) http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-time-3.pdf  

(Sites acessados em 29 de novembro de 2009)

Observação: Enfatize a importância dos conceitos de a.m. e p.m. e do uso de It’s antes de dizer a hora.

Aula 2


Trabalhe com um time zone map. Esse tipo de mapa promove o horário estabelecido em várias partes do mundo.

Apresente aos alunos o que é um time zone map acessando: http://www.timezonecheck.com/  (acesso em 29 de novembro de 2009) . Este mapa é atualiza do e mostra em tempo real qual é a hora estabelecida ao redor do mundo.

Incentive os alunos a perceberem a diferença de horário entre São Paulo (cidade brasileira referência) e os demais países. Peça a eles que anotem esses dados.

Ex: São Paulo-10:27 pm
New York – 7:27 pm (são três horas a menos da primeira cidade para a segunda).

Usando como cidade referência São Paulo, faça perguntas aos alunos. Estabeleça um horário para São Paulo e questione a respeito dos outros lugares.

Ex:
São Paulo : Three o’clock
What time is it in Paris? Six o’clock (são três horas a mais de diferença entre essas duas cidades)


Observação: Faça quantas perguntas achar conveniente.


Sugestão: Caso não tenha acesso ao laboratório de informática, acesse: http://www.tiglion.com/travel/region/timezone.htm (acesso em 29 de novembro de 2009). Este mapa também oferece o time zone. Você pode fazer cópias dele para os alunos.

De acordo com a hora atualizada, peça aos alunos que escolham seis lugares e que estabeleçam a hora dos mesmos.

Corrija oralmente com a participação de toda a turma.

Aula 3

Acesse: http://www.usingenglish.com/files/pdf/telling-the-time-what-time-is-it.pdf  (acesso em 29 de novembro de 2009). Cada aluno deverá ter uma cópia do arquivo.

Neste handout há várias expressões que ajudarão os alunos a incrementar o conhecimento de vocabulário relacionado com horas. Leia as expressões com eles e explique cada uma delas. Oriente-os na criação de um diálogo curto. Neste diálogo deverão eles deverão empregar as expressões anteriormente apresentadas ( be back at, midnight, noon, etc). Para a construção desse texto, a sala poderá ser dividida em grupos, trios ou duplas.

Selecione voluntários para apresentar oralmente o diálogo feito. Observe que todo o conhecimento adquirido durante as aulas deverá ser explorado pelos aprendizes.

Sugestão: Se preferir, peça aos alunos que retorne a você a versão do diálogo escrito. Assim, você terá material para avaliar a habilidade de writing dos mesmos. Caso seja necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Verifique o dicionário recomendado em Recursos Complementares.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: Os profissionais de Geografia e Matemática poderão ajudar na construção de conhecimento dos alunos. O primeiro trabalhará a questão do time zone map (sua função, suas características, etc), já o último será de grande ajuda no que diz respeito às operações realizadas.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta avaliação, a internalização do vocabulário estudado deverá ser rigorosamente observada. Construa um relógio grande. Este deve ter os números escritos em inglês (por extenso), mas, não deve conter os ponteiros.
Divida a sala em grupos (para dar certo, terão que ser números pares: 2, 4 ou 6 grupos por exemplo). Dependendo do número de grupos você poderá ter oitavas de final, quartas de final, semi-final e final.

A brincadeira ocorrerá da seguinte maneira:

1)- Em cada rodada dois grupos participam.
2)- Cada um dos grupos deverá escolher 2 participantes por rodada. Estes participantes agirão como os ponteiros do relógio.
3)- O grupo adversário fará o sorteio do time a ser marcado pelo time oposto. O professor deverá dizer em voz alta o que está escrito no papel.
4)- Cada grupo terá 1 minuto para “colocar os ponteiros” de acordo com o pedido.
5)- A rodada terá o ganhador, depois que um grupo conseguir marcar, no mínimo três horas corretamente, de acordo com o sorteio.
6)- O grupo vencedor passará para a fase seguinte. Até chegar a final.

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