09/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno aprenderá como responder à pergunta: What time is it?
Numbers (0 – 60)
Conceito de seconds, minutes e hours.
Mostre aos alunos as seguintes figuras e enquanto mostra, pergunte-os: WHAT TIME IS IT?
Sugestão: Outras figuras que mostrem qual é a hora marcada, de forma nítida, poderão ser usadas. Ou, se preferir, leve um relógio sem pilha para a sala de aula e mude os ponteiros. Esse relógio também pode ser feito de papelão ou isopor.
Figura 1. Relógio.
Fonte: http://www.greetings.ca/Clock.jpg (acesso em 29 de novembro de 2009)
Figura 2. Relógio
Fonte: http://pt.softpicks.net/screenshots/7art-Fluorescent-Clock-ScreenSaver.jpg (acesso em 29 de novembro de 2009)
Figura 3. Relógio
Fonte: http://www.clock-desktop.com/screens/luminescent_clock/luminescent-clock.jpg (acesso em 29 de novembro de 2009)
Observação: Caso os alunos não entendam a pergunta, peça a um voluntário que esteja usando relógio que fique de pé. Faça mímicas e gestos até que o resto da turma entenda o significado de What time is it? Deixe a tradução como último recurso.
Neste momento, os alunos provavelmente responderão em português (neste caso você deverá ajudá-los com o vocabulário em inglês) ou usarão os números em inglês de forma não formal. Ex: Figura 1= Ten ten
Depois, imprima os flashcards sugeridos nos sites abaixo. Você deverá misturar os relógios com sua indicação de hora correspondente. Esses três exercícios deverão ser feitos oralmente, com a turma toda.
No site 1, você deverá pedir aos aprendizes que juntem os pares (relógios e horas) de forma correta. Introduza o conceito da preposição PAST e da expressão O’CLOCK durante o exercício.
No site 2, faça o mesmo procedimento do exercício 1. Introduza os conceitos de HALF e da preposição TO.
No site 3, proceda da mesma maneira indicada anteriormente.
Observação: Tenha certeza que durante a exposição e realização dos exercícios expostos, todos os alunos tomaram nota do vocabulário aprendido
(TO, HALF, O’CLOCK, etc.)
1) http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-time-1.pdf
2) http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-time-2.pdf
3) http://www.britishcouncil.org/kids-flashcards-time-3.pdf
(Sites acessados em 29 de novembro de 2009)
Observação: Enfatize a importância dos conceitos de a.m. e p.m. e do uso de It’s antes de dizer a hora.
Trabalhe com um time zone map. Esse tipo de mapa promove o horário estabelecido em várias partes do mundo.
Apresente aos alunos o que é um time zone map acessando: http://www.timezonecheck.com/ (acesso em 29 de novembro de 2009) . Este mapa é atualiza do e mostra em tempo real qual é a hora estabelecida ao redor do mundo.
Incentive os alunos a perceberem a diferença de horário entre São Paulo (cidade brasileira referência) e os demais países. Peça a eles que anotem esses dados.
Ex: São Paulo-10:27 pm
New York – 7:27 pm (são três horas a menos da primeira cidade para a segunda).
Usando como cidade referência São Paulo, faça perguntas aos alunos. Estabeleça um horário para São Paulo e questione a respeito dos outros lugares.
Ex:
São Paulo : Three o’clock
What time is it in Paris? Six o’clock (são três horas a mais de diferença entre essas duas cidades)
Observação: Faça quantas perguntas achar conveniente.
Sugestão: Caso não tenha acesso ao laboratório de informática, acesse: http://www.tiglion.com/travel/region/timezone.htm (acesso em 29 de novembro de 2009). Este mapa também oferece o time zone. Você pode fazer cópias dele para os alunos.
De acordo com a hora atualizada, peça aos alunos que escolham seis lugares e que estabeleçam a hora dos mesmos.
Corrija oralmente com a participação de toda a turma.
Acesse: http://www.usingenglish.com/files/pdf/telling-the-time-what-time-is-it.pdf (acesso em 29 de novembro de 2009). Cada aluno deverá ter uma cópia do arquivo.
Neste handout há várias expressões que ajudarão os alunos a incrementar o conhecimento de vocabulário relacionado com horas. Leia as expressões com eles e explique cada uma delas. Oriente-os na criação de um diálogo curto. Neste diálogo deverão eles deverão empregar as expressões anteriormente apresentadas ( be back at, midnight, noon, etc). Para a construção desse texto, a sala poderá ser dividida em grupos, trios ou duplas.
Selecione voluntários para apresentar oralmente o diálogo feito. Observe que todo o conhecimento adquirido durante as aulas deverá ser explorado pelos aprendizes.
Sugestão: Se preferir, peça aos alunos que retorne a você a versão do diálogo escrito. Assim, você terá material para avaliar a habilidade de writing dos mesmos. Caso seja necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Verifique o dicionário recomendado em Recursos Complementares.
Sugestão de trabalho interdisciplinar: Os profissionais de Geografia e Matemática poderão ajudar na construção de conhecimento dos alunos. O primeiro trabalhará a questão do time zone map (sua função, suas características, etc), já o último será de grande ajuda no que diz respeito às operações realizadas.
RECURSO –
Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 29 de Novembro de 2009)
Nesta avaliação, a internalização do vocabulário estudado deverá ser rigorosamente observada. Construa um relógio grande. Este deve ter os números escritos em inglês (por extenso), mas, não deve conter os ponteiros.
Divida a sala em grupos (para dar certo, terão que ser números pares: 2, 4 ou 6 grupos por exemplo). Dependendo do número de grupos você poderá ter oitavas de final, quartas de final, semi-final e final.
A brincadeira ocorrerá da seguinte maneira:
1)- Em cada rodada dois grupos participam.
2)- Cada um dos grupos deverá escolher 2 participantes por rodada. Estes participantes agirão como os ponteiros do relógio.
3)- O grupo adversário fará o sorteio do time a ser marcado pelo time oposto. O professor deverá dizer em voz alta o que está escrito no papel.
4)- Cada grupo terá 1 minuto para “colocar os ponteiros” de acordo com o pedido.
5)- A rodada terá o ganhador, depois que um grupo conseguir marcar, no mínimo três horas corretamente, de acordo com o sorteio.
6)- O grupo vencedor passará para a fase seguinte. Até chegar a final.
Quatro estrelas 2 classificações
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15/10/2013
Cinco estrelasMuito criativo!!
11/03/2011
Quatro estrelasmuito bom, estou tentando estudar e apreciei os exercicios