Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com as diferenças/EnsinoEspecial

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Coordenação motora e contribuir com as diferenças de outros alunos.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá apresentar mínima coordenação para bater palmas e se esquivar.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Uso de barbantes;
- Bola;
- Quadra.


Atividade 1: Batendo Palmas.
Formação: em círculo, sentados no chão.
Descrição da Atividade: o professor orientará a todos que deverão bater palmas todas as vezes que ele levantar ou abaixar os braços, assim ele aumentará o ritmo e com o movimento dos braços (chacoalhando) os alunos aumentarão ainda mais o ritmo das batidas. Posteriormente o professor poderá pedir para que um aluno assuma o comando da brincadeira, depois a outro e sucessivamente.

Figura 1: Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_zAIVHMaxBPY/SLymGUBY6jI/AAAAAAAAAI8/po492k6fdCY/s400/crian%C3%A7as+juntas+beth.jpg

acesso em: 14.10.09.

Sabemos professor... que ser portador de alguma deficiência física inata ou adquirida por algum acidente é, sem dúvida, ser merecedor de um tipo específico de atenção, seja no campo pessoal, familiar, ou ainda no campo social.Quando a escola trabalha com atividades recreativas, ela pode significar, no imaginário do deficiente, uma forma de evidenciar suas deficiências, retirando-o da convivência com os outros, significando sacrifício e exclusão.

Mas... por outro lado, pode também significar melhorias para a sua qualidade de vida, por proporcionar prazer e ser sentida como uma prática que não desconsidera sua deficiência e seus limites, mas sim, evidencia a sua eficiência e possibilidades.

Com uma aula apropriada aos deficientes, podemos mostrar à sociedade que todo cidadão, deficiente ou não, é capaz de viver com suas deficiências, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão. Mas sim, como capazes de ampliar suas possibilidades nos campos axiológico, social, político e cultural.
Portanto professor:
- estimule a cooperação, auto-superação, autoconfiança, socialização, bem como habilidades motoras e cognitivas, pela prática da atividade física;
- trate seus alunos como pessoas que ali estão para aprender, respeitando os limites de aprendizagem de cada um deles , pois a inclusão nas aulas de Educação Física promove o resgate da auto-estima favorecendo o aprendizado como um todo.

Atividade 2: Corrida com as mãos amarradas.
Formação: em círculo, sentados no chão.
Descrição da Atividade: os alunos formarão duplas unidos com um barbante amarrado no pulso. O professor delimitará a atividade no espaço de meia quadra, ao sinal, os alunos deverão se deslocar (sentados, dando pulinhos) de um lado da quadra para o outro, vencendo assim a dupla que primeiro chegar ao outro lado.

Percebe professor...
- que seu aluno com deficiência, com ajuda do colega poderá ser colocado ao chão e participar ativamente da brincadeira;
- que seu aluno sem deficiência física estará vivenciando situações de cooperação, solidariedade, incorporando novos valores, estabelecendo vínculo afetivo que possibilitarão ampliação de conhecimento, atendendo de maneira significativa a construção da identidade.

Atividade 3: Presa e caçador.

Figura 2 : Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/dicasnavegacao/planeta_06.jpg

 acesso em: 14.10.09.

Formação: a vontade, sentados na quadra.

Descrição da Atividade: o professor poderá formar dois times ou deixar livre. Escolherá um dos alunos para ser o caçador e os demais serão as presas que estarão sentados pela quadra.
O caçador, em pé com uma bola nas mãos, j ogará esta aos colegas que estão sentados que deverão tentar se desvencilhar da bola sem levantar. Aquele que for atingido pela bola passará a ser o caçador.
Para que seja feita a brincadeira em equipe o professor explicará o jogo como se fosse uma “queimada”, dividindo a turma uma a cada lado da linha central do vôlei, e um jogador na linha do fundo de cada quadra, porém as presas continuarão sentadas, mas poderão tentar pegar o adversário também arremessando a bola, sem levantar o quadril do chão ou da cadeira de rodas, e o aluno só será pego quando a bola vier diretamente a ele, bater em seu corpo e cair no chão.

Recursos Complementares

Recurso: Para descontrair os alunos, o professor poderá passar atividades no computador. O Objeto de Aprendizagem (OA), disponibilizado é um jogo de memória para se trabalhar a coordenação e o raciocínio lógico.

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-esportes.html
acesso em: 14.10.09.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o interesse, desempenho e cumplicidade das crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.