04/12/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Além de explorar as relações que envolvem as mediatrizes de um segmento, e que em um triângulo é possível traças três mediatrizes, o aluno poderá visualizar as propriedades do Circuncentro (ponto de encontro das três mediatrizes de um triângulo).
Conhecimentos de Geometria Plana básica como:
- Triângulos;
- Ponto médio;
- Cincunferência;
- Equidistância;
Importância
Levar o aluno a observação de regularidades em Geometria, a construir objetos usando o computador e, ainda, fazer demonstração de um conteúdo matemático.
Conteúdo no dia a dia
Estamos em uma floresta e temos três focos de incêndio. Os bombeiros estão se organizando para atender igualmente os três focos, para isso devem alocar o caminhão pipa em ponto equidistante dos três focos de incêndio. Como podemos ajudá-lo?
Atividade
Para ajudar os bombeiros é interessante fazer um estudo sobre triângulos. Observe que três pontos não alinhados (Focos de incêndio) geram um TRIÂNGULO. O professor pode sugerir que os alunos façam tentativas e, até mesmo, explorar elementos de desenho geomético para isso.Vamos então explorar a propriedade do CIRCUNCENTRO de um triângulo qualquer. Para isso, vamos usar o software GeoGebra, que trabalha com Geometria Dinâmica, para facilitar as construções geométricas e explorar suas propriedades.
Preparamos para explorar a relação das medianas de um triângulo com o baricentro um aplicativo que pode ser acessado e manipulado online pelo link:
http://200.204.54.204/thais/geometria_plana/Circuncentro/
Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.
Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site www.geogebra.com quanto no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço: o Sugestão: o Applet, que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Depois da teoria dada, por que não deixarem os alunos construirem o próprio objeto???
Leve os alunos para a sala de informática da escola e estimule a manipulação tanto do GeoGebra, quanto do aplicativo já ponto. Com certeza os alunos se sentirão motivados a explorar os software e aprimorarão, além dos conhecimentos matemáticos, suas habilidades com a tecnologia. E, também, irão ajudar os bombeiros.
http://clientes.netvisao.pt/arselio/Cindy0/triangulos.htm
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg_ex_re/dg_ex_re10.php
http://www.cdb.br/prof/arquivos/19224_20090514125231.
Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/05/2011
Cinco estrelasGostei muito, inclusive apresentei a aula aos meus alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Prática de Ensino