06/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
É importante que aluno já tenha trabalhado com gênero textual conto de fadas.
1. Reproduzir, em tiras de cartolina, um pequeno trecho do conto de fadas A Palhinha, a brasa e o feijão, dos Irmãos Grimm (adaptação). Cada parágrafo deverá ser copiado em uma tira.
SUGESTÃO: Caso seja possível, contar o conto citado para os alunos, antes de iniciar o trabalho com o trecho. (O conto citado é apenas uma sugestão. Poderá ser usado, nesta aula, qualquer narrativa conhecida pelos alunos ou selecionada pelo professor que irá ministrá-la).
_ Caros amigos, como vieram parar aqui? / _ Por sorte minha saltei do fogão - disse a brasa - e, se não tivesse sido esperta, era certa a morte, pois acabaria em cinzas. O feijão, por sua vez, disse:/ _ Eu também consegui escapar com vida; se a velha me tivesse posto na panela, a esta hora estaria, impiedosamente, reduzido a angu, como meus companheiros./_Eu por acaso teria melhor sorte? - disse a palhinha. _ A velha transformou todas as minhas irmãs em fogo e fumaça. Vejam só, agarrou e matou sessenta de uma só vez! Felizmente, eu escapei-lhe por entre os dedos!
2. Esclareça aos alunos que esse trecho poderá ser organizado em 5 parágrafos, separando-se, corretamente, as falas das personagens e do narrador (aquele que conta a história).
3. Leia o trecho em voz alta, da maneira como ele se apresenta, para que os alunos percebam a necessidade da organização.
4. Entregar a cada aluno, em folha separada, o trecho escrito nas tiras da cartolina.
5. A seguir, pedir para que os alunos organizem o trecho, colocando as tiras na ordem correta. Realizar a atividade junto com os alunos e organizar as tiras de cartolina, colando-as no quadro na ordem correta.
6.Após o organização do trecho conversar com os alunos sobre as seguintes questões.
a) Qual a maior dificuldadae para separar os parágrafos?
b) Quais foram as pistas utilizadas para organizar os 5 parágrafos?
c) Organizar os parágrafos melhorou a apresentação visual do texto?
d) Essa apresentação facilitou a compreensão do trecho lido?
6. Pedir aos alunos que copiem o trecho, já organizado, no seu caderno.
7. Pedir que pintem com lápis de cor:
a) O espaço que está entre a margem e o início dos parágrafos de vermelho;
b) A fala do narrador de verde;
c) As falas das personagens de azul.
8. A seguir, realizar as seguintes atividades escritas.
a) É possível escrever a fala de todas as personagens num único parágrafo? Por quê?
* Não, porque ficaria muito confuso.
b) Qual o nome do sinal de pontução que indica a fala das personagens no início de cada parágrafo?
* Travessão.
c) Explique o uso da letra maiúscula no trecho que você organizou.
* Ela foi usada por estar no início das frases.
d) Que outros sinais de pontuacção foram utilizados no trecho que você organizou? Escreva o nome deles.
* São os pontos: final, de exclamação e de interrogação.
e) Por que a fala do narrador termina com dois pontos?
* Para indicar que no próximo parágrafo virá a fala de uma personagem.
f) Os sinais de pontuação usados nos finais das frases provocam alguma diferença nas frases? Qual?
* Sim, pois cada sinal tem uma função, reproduzindo na escrita a entonação usada na fala. O ponto final encerra as d eclarações, o de inte rrogação as perguntas e o de exclamação as frases com intenção de demonstrar susto, alegria, surpresa, raiva, admiração.
e) Por que é preciso pontuar adequadamente as frases que formam um texto?
* Para que o leitor entenda corretamente a ideia do autor.
9. A seguir, entregar uma folha contendo outro trecho de um conto de fadas escrito, de maneira que os parágrafos estejam misturados.
Exemplo: A Bela e a Fera
/No dia seguinte, cortou uma rosa do jardim para levar a sua filha. Apareceu então uma fera rugindo, um ser selvagem e monstruoso que disse:/_Morrerás por roubar as rosas do meu jardim!/Aterrorizado, o pobre homem suplicou:/_ Deixa que me despeça da minha filha./A fera concedeu-lhe o pedido./De volta à casa, contou o ocorrido à sua filha. Sem medo, ela decidiu voltar ao palácio com o pai.
10. Pedir aos alunos que organizem, no seu caderno, os parágrafos do trecho separando as falas do narrador e das personagens.
11. Ao final da atividade, propor que cada um troque a sua atividade com algum colega para que façam a revisão.
Ao final da atividade o professor avaliará se o aluno:
* dividiu o trecho em parágrafos;
* usou o travessão no início de cada fala de uma personagem;
* organizou o texto numa sequência lógica e com relação entre os parágrafos;
* utilizou a letra maiúscula para iniciar os parágrafos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/03/2015
Cinco estrelasamei!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é bem interessante, faz com que a criança passe a perceber a importância da pontuação na organização e compeensão do texto.