Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organizando um texto narrativo

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que aluno já tenha trabalhado com gênero textual conto de fadas.

Estratégias e recursos da aula

1. Reproduzir, em tiras de cartolina, um pequeno trecho do conto de fadas A Palhinha, a brasa e o feijão, dos Irmãos Grimm (adaptação). Cada parágrafo deverá ser copiado em uma tira.

SUGESTÃO: Caso seja possível, contar o conto citado para os alunos, antes de iniciar o trabalho com o trecho. (O conto citado é apenas uma sugestão. Poderá ser usado, nesta aula, qualquer narrativa conhecida pelos alunos ou selecionada pelo professor que irá ministrá-la).

_ Caros amigos, como vieram parar aqui? / _ Por sorte minha saltei do fogão - disse a brasa - e, se não tivesse sido esperta, era certa a morte, pois acabaria em cinzas. O feijão, por sua vez, disse:/ _ Eu também consegui escapar com vida; se a velha me tivesse posto na panela, a esta hora estaria, impiedosamente, reduzido a angu, como meus companheiros./_Eu por acaso teria melhor sorte? - disse a palhinha. _ A velha transformou todas as minhas irmãs em fogo e fumaça. Vejam só, agarrou e matou sessenta de uma só vez! Felizmente, eu escapei-lhe por entre os dedos!

2. Esclareça aos alunos que esse trecho poderá ser organizado em 5 parágrafos, separando-se, corretamente, as falas das personagens e do narrador (aquele que conta a história).

3. Leia o trecho em voz alta, da maneira como ele se apresenta, para que os alunos  percebam a necessidade da organização.

4. Entregar a cada aluno, em folha separada, o trecho escrito nas tiras da cartolina. 

5. A seguir, pedir para que os alunos organizem o trecho, colocando as tiras na ordem correta. Realizar a atividade junto com os alunos e organizar as tiras de cartolina, colando-as no quadro na ordem correta. 

6.Após o organização do trecho conversar com os alunos sobre as seguintes questões.

a) Qual a maior dificuldadae para separar os parágrafos?

b) Quais foram as pistas utilizadas para organizar os 5 parágrafos?

c) Organizar os parágrafos melhorou a apresentação visual do texto?

d) Essa apresentação facilitou a compreensão do trecho lido?

6. Pedir aos alunos que copiem o trecho, já organizado, no seu caderno.

7. Pedir que pintem com lápis de cor:

a) O espaço que está entre a margem e o início dos parágrafos de vermelho;

b) A fala do narrador de verde;

c) As falas das personagens de azul.

8. A seguir, realizar as seguintes atividades escritas.

a) É possível escrever a fala de todas as personagens num único parágrafo? Por quê?

* Não, porque ficaria muito confuso.

b) Qual o nome do sinal de pontução que indica a fala das personagens no início de cada parágrafo?

* Travessão.

c) Explique o uso da letra maiúscula no trecho que você organizou.

* Ela foi usada por estar no início das frases.

d) Que outros sinais de pontuacção foram utilizados no trecho que você organizou? Escreva o nome deles.

* São os pontos: final, de exclamação e de interrogação.

e) Por que a fala do narrador termina com dois pontos?

* Para indicar que no próximo parágrafo virá a fala de uma personagem.

f) Os sinais de pontuação usados nos finais das frases provocam alguma diferença nas frases? Qual?

* Sim, pois cada sinal tem uma função, reproduzindo na escrita a entonação usada na fala. O ponto final encerra as d eclarações, o de inte rrogação as perguntas e o de exclamação as frases com intenção de demonstrar susto, alegria, surpresa, raiva, admiração.

e) Por que é preciso pontuar adequadamente as frases que formam um texto?

* Para que o leitor entenda corretamente a ideia do autor.

9. A seguir, entregar uma folha contendo outro trecho de um conto de fadas escrito, de maneira que os parágrafos estejam misturados.

Exemplo: A Bela e a Fera

/No dia seguinte, cortou uma rosa do jardim para levar a sua filha. Apareceu então uma fera rugindo, um ser selvagem e monstruoso que disse:/_Morrerás por roubar as rosas do meu jardim!/Aterrorizado, o pobre homem suplicou:/_ Deixa que me despeça da minha filha./A fera concedeu-lhe o pedido./De volta à casa, contou o ocorrido à sua filha. Sem medo, ela decidiu voltar ao palácio com o pai.

10. Pedir aos alunos que organizem, no seu caderno, os parágrafos do trecho separando as falas do narrador e das personagens.

11. Ao final da atividade, propor que cada um troque  a sua atividade com algum colega para que façam a revisão.

Avaliação

Ao final da atividade o professor avaliará se o aluno:

* dividiu o trecho em parágrafos;

* usou o travessão no início de cada fala de uma personagem;

* organizou o texto numa sequência lógica e com relação entre os parágrafos;

* utilizou a letra maiúscula para iniciar os parágrafos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.