06/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar as variedades linguísticas da nossa língua.
Reconhecer qual forma melhor de falar, considerando as características do contexto de comunicação.
Produzir uma história em quadrinhos.
É importante que o aluno já tenha tido contato com o gênero textual história em quadrinhos e conheça as suas características, como: tipos de balões, uso das onomatopeias, sequência dos quadrinhos, como aparecem as falas do narrador.
Tenham conhecimento do uso do parágrafo e do travessão.
1. Entregar aos alunos uma folha contendo uma história em quadrinhos da personagem Chico Bento, de Maurício de Sousa.
2. Explicar aos alunos que a história apresenta uma conversa entre duas personagens que vivem no campo e que, portanto, apresenta uma das muitas maneiras de se falar.
3. Conversar com os alunos.
a) Você conhece essas personagens?
b) O jeito das personagens falarem é igual ao seu? Explique?
c) Você observou alguma diferença entre a sua forma de falar e a das personagens da história?
4. No caderno.
a) Vamos imaginar e escrever ...
* Essa atividade deverá ser feita coletivamente.
Uma conversa entre Chico Bento e a Rosinha.
* Lembrem-se que tanto o Chico Bento quanto a Rosinha possuem uma maneira diferente de falar.
Sugestão:
_ IURRU! Rosinha! Cheguei!
_ Ai, Chico! Qui bão qui ocê tá aqui pra nóis namorá!
_ Eu mi atrasei pruque tava fazendo um monte di trabaio lá no sítio! Mexendo na terra do arado, preparando a gororoba da porcaiada, catando as minhoca pra pescaria...
_ Uai! Tudo isso agora?
_ Não! Antis di eu vir pra cá!
_ Argh!! Qui nojo!!
_ Pru que? A gororoba qui eu preparo é muito boa!
_ Num tô falando disso! É das suas mão suja! Onde já se viu vir namorá dispois di tê feito tudo isso... sem ao meno lavá as mão?
5. A seguir, entregar aos alunos uma tira em quadrinhos ou uma pequena parte de uma história em quadrinhos da personagem Chico Bento e pedir aos alunos para que reproduzam a conversa entre as personagens , fazendo as adequações necessárias à língua escrita.
DICA: Não se esqueça de utilizar o travaessão para marcar a fala das personagens.
Professor: Auxilie o aluno a concluir que devemos saber a norma culta ao falar, mas também precisamos respeitar as variedades dialetais.
6. Solicitar aos alunos que criem uma personagem de história em quadrinhos.
a) A sua personagem é: Homem? Mulher? Criança? Animal?
b) Sua personagem mora no campo? Na cidade?
* Professor: É importante lembrar aos alunos que se a personagem criada morar no campo deverá utilizar uma maneira de falar adequada a esse lugar.
c) Como ela é fisicamente?
d) Quais características psicologicas possui a sua personagem? Como é seu jeito de ser?
e) Crie uma personagem secundária para dialogar com a personagem principal.
f) Desenhe as suas personagens no caderno e invente uma pequena história em quadrinhos com elas.
* Essa atividade poderá ser feita em duplas e o professor deverá auxiliá-los.
7. Antes de reescrever a história é importante que o professor faça a revisão do texto, observando:
a) título;
b) falas do narrador;
c) sequência dos quadrinhos e das ações;
d) linguagem adequada.
8. Ao terminar a reescrita, pedir para que caprichem nos desenhos e no colorido para chamar a atenção de seus leitores.
9. Ao f inal da atividade, fazer uma exposição de todas as histórias, para que todos possam conhecer as diferentes histórias e suas personagens.
Ao final da atividade o professor avaliará se o aluno:
* identificou as variedades linguísticas da nossa língua;
* reconheceu a melhor forma de falar dentro de um contexto de comunicação;
* escreveu a história em quadrinhos atendendo as características deste gênero;
* utilizou, na história em quadrinhos, as variedades dialetais adequadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!