Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconhecendo outras maneiras de falar

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as variedades linguísticas da nossa língua.

Reconhecer qual forma melhor de falar, considerando as características do contexto de comunicação.

Produzir uma história em quadrinhos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha tido contato com o gênero textual história em quadrinhos e conheça as suas características, como: tipos de balões, uso das onomatopeias, sequência dos quadrinhos, como aparecem as falas do narrador.

Tenham conhecimento do uso do parágrafo e do travessão.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar aos alunos uma folha contendo uma história em quadrinhos da personagem Chico Bento, de Maurício de Sousa.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=94598245_458.jpg&v=P

2. Explicar aos alunos que a história apresenta uma conversa entre duas personagens que vivem no campo e que, portanto, apresenta uma das muitas maneiras de se falar.

3. Conversar com os alunos.

a) Você conhece essas personagens?

b) O jeito das personagens falarem é igual ao seu? Explique?

c) Você observou alguma diferença entre a sua forma de falar e a das personagens da história?

4. No caderno.

a) Vamos imaginar e escrever ...

* Essa atividade deverá ser feita coletivamente.

Uma conversa entre Chico Bento e a Rosinha.

* Lembrem-se que tanto o Chico Bento quanto a Rosinha possuem uma maneira diferente de falar.

Sugestão:

_ IURRU! Rosinha! Cheguei!

_ Ai, Chico! Qui bão qui ocê tá aqui pra nóis namorá!

_ Eu mi atrasei pruque tava fazendo um monte di trabaio lá no sítio! Mexendo na terra do arado, preparando a gororoba da porcaiada, catando as minhoca pra pescaria...

_ Uai! Tudo isso agora?

_ Não! Antis di eu vir pra cá!

_ Argh!! Qui nojo!!

_ Pru que? A gororoba qui eu preparo é muito boa!

_ Num tô falando disso! É das suas mão suja! Onde já se viu vir namorá dispois di tê feito tudo isso... sem ao meno lavá as mão?

5. A seguir, entregar aos alunos uma tira em quadrinhos ou uma pequena parte de uma história em quadrinhos da personagem Chico Bento e pedir  aos alunos para que reproduzam a conversa entre as personagens , fazendo as adequações necessárias à língua escrita.

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira121.gif

DICA: Não se esqueça de utilizar o travaessão para marcar a fala das personagens.

Professor: Auxilie o aluno a concluir que devemos saber a norma culta ao falar, mas também precisamos respeitar as variedades dialetais.

6. Solicitar aos alunos que criem uma personagem de história em quadrinhos.

a) A sua personagem é: Homem? Mulher? Criança? Animal?

b) Sua personagem mora no campo? Na cidade?

 * Professor: É importante lembrar aos alunos que se a personagem criada morar no campo deverá utilizar uma maneira de falar adequada a esse lugar.

c) Como ela é fisicamente?

d) Quais características psicologicas possui a sua personagem? Como é seu jeito de ser?

e) Crie uma personagem secundária para dialogar com a personagem principal.

f) Desenhe as suas personagens no caderno e invente uma pequena história em quadrinhos com elas.

* Essa atividade poderá ser feita em duplas e o professor deverá auxiliá-los.

7. Antes de reescrever a história é importante que o professor faça a revisão do texto, observando:

a) título;

b) falas do narrador;

c) sequência dos quadrinhos e das ações;

d) linguagem adequada.

8. Ao terminar a reescrita, pedir para que caprichem nos desenhos e no colorido para chamar a atenção de seus leitores.

9. Ao f inal da atividade, fazer uma exposição de todas as histórias, para que todos possam conhecer as diferentes histórias e suas personagens.

Avaliação

Ao final da atividade o professor avaliará se o aluno:

* identificou as variedades linguísticas da nossa língua;

* reconheceu a melhor forma de falar dentro de um contexto de comunicação;

* escreveu a história em quadrinhos atendendo as características deste gênero;

* utilizou, na história em quadrinhos, as variedades dialetais adequadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.