Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


E EU COM ISSO!? – Parte 1 / Água

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a importância da água na natureza e qual o papel do ser humano (de cada um e do coletivo) na sua existência e preservação.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos (distribuídas em um semestre) Em outras aulas poderá ser reforçada a realização das atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções a importância da água para o ser humano (na alimentação, higiene, manutenção da saúde, etc.).
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicialmente proponha que os alunos relatem todas as utilidades que a água tem para o ser humano e para o ambiente. Marque todos os comentários no quadro de escrever para que sejam visíveis para a turma.

Questione: 

  •  Qual a forma de obtenção da água para que possa ser usada pelo ser humano?
  • A água pode ser utilizada diretamente da natureza? Em que situações?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática apresente o recurso do portal que traz uma imagem com várias situações nas quais a água é utilizada pelo ser humano. Também, mostra sua importância aos animais e ao meio ambiente em geral.

 Os usos da água

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/folder_agua.jpg

Dica - A imagem apresentada no portal pode ser impressa e apresentada com retro projetor.

Compare a imagem apresentada com as situações sugeridas pelos alunos.

Aproveite o momento para lembrar que a dependência do homem em relação à água vai além de suas necessidades metabólicas (digestão, respiração, excreção, circulação, outras) de reprodução e de higiene pessoal; ela ainda tem importância fundamental em inúmeras atividades humanas como por exemplo: agricultura, transporte, fonte de energia (hidrelétricas e termelétricas - vapor), etc.

Ainda no laboratório de informática peça que os alunos explorem o recurso abaixo:

Ciclo urbano da água

Aqui são observadas as etapas e os potenciais usos da água no processo de captação de água dos rios até o tratamento de águas residuais.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/ciclo_urbano_da_agua.jpg 

Após a navegação nos recursos retome à questão inicial sobre a obtenção da água para uso humano.

 

Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/atividade.gif

Considerando a dificuldade cada vez maior para conseguir água potável natural e a relativa demora para sua reciclagem na natureza (comparada com a velocidade com que é consumida), proponha aos alunos uma atividade que será realizada ao longo do semestre:

Apresente aos alunos as seguintes informações:

  • Está sendo difícil conseguir água potável naturalmente, o que torna necessário o uso de milhares de toneladas de produtos químicos para tratar a água, o que também gasta muita energia e é caro.
  • A maior parte da água consumida em uma residência se perde no vaso sanitário e chuveiro. Toda essa água acaba tornando-se esgoto, o que sobrecarrega as fossas ou os sistemas de tratamento de esgoto. Também é importante de se evitar a descarga de produtos tóxicos no esgoto, pois alguns não são decompostos com o tratamento (atrapalham-no, inclusive) e acabam por ser lançados nos rios, contaminando a vida lá existente.

Faça um download e apresente o recurso do portal do professor – O Futuro da Água no Mundo. A seguir discuta as seguintes questões:

O futuro da água no mundo

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

• Quais os desperdícios de água apresentados no áudio?
• Como a água pode ser contaminada?
• Por que a água no futuro poderá ser mais cara?
• Quando uma água subterrânea pode ser considerada um aqüífero?

A atividade que será desenvolvida consiste basicamente em quatro pontos básicos:

• Conhecer medidas pessoais de economia de água;
• Aplicar as medidas possíveis em sua residência;
• Acompanhar os avanços conseguidos individualmente;
• Contabilizar os avanços conseguidos pelo grupo.

Nesta segunda aula, construa uma tabela e apresente-a (conforme modelo abaixo) com várias dicas de ações para promover a economia de água. Nessa tabela os alunos deverão marcar quais as ações que conseguiram realizar, as que já haviam sido realizadas e as que não foram possíveis de realizar.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/tabela_economia.jpg

Várias dicas também que podem ser inseridas nessa tabela são apresentadas a seguir:

Vaso Sanitário: trocar a caixa de descarga (por uma que tenha controle da vazão de água); instalar válvula de descarga; adaptar interrupção na caixa de descarga (peso amarrado no interior da caixa exigindo que a corda fique puxada para permitir a saída da água); usar escova com desinfetante constantemente ao invés de várias descargas.

Chuveiro: evitar banhos demorados (controlar o tempo); fechar a água ao ensaboar o corpo e cabelo (no verão); use o chuveiro em vez de banheira.

Torneiras: fechar a torneira ao escovar os dentes; fechar a torneira ao lavar a louça; fechar a torneira ao se barbear; instalar torneiras com auto-fechamento; instalar torneiras com aerador (aquela telinha que faz a água espumar faz sair menos água com sensação de muita água); consertar torneiras com vazamento.

Lavar e Limpar: lavar calçadas com menos freqüência; varrer a calçada antes de lavar; usar balde para lavar o carro; lavar o carro no lava-rápido no posto; lavar roupa com menos freqüência (usar mais o nariz e os olhos do que um senso exagerado de limpeza); usar a máquina de lavar na capacidade máxima; usar a quantidade indicada de sabão para não precisar enxaguar muitas vezes; se tem máquina de lavar louça usar na capacidade máxima; se lavar roupa a mão, fechar a torneira enquanto lava; usar compressor de água ou esguicho para lavagens externas.

Fora de Casa (no Jardim): utilizar água da chuva para molhar as plantas; instalar um tonel (desses recicláveis) para coletar água da chuva (fechar com tela para evitar a proliferação de mosquitos); forrar a terra das plantas com palha, cascas ou semelhantes (a terra demora mais a secar)

Outros: verificar vazamentos de água no sistema (normalmente folhetos das companhias de saneamento ensinam como fazer); se tem piscina, tratar a água em vez de trocá-la.


Dica – Leia a tabela com os alunos e esclareça dúvidas que surgirem. Sugira também para que os alunos reúnam as pessoas da casa onde moram para juntos analisarem as ações a serem desenvolvidas e aplicar todas as medidas possíveis de serem realizadas. É muito importante que registrem as ações que foram realizadas na tabela fornecida pelo professor anotando também os valores de consumo e gastos nos respectivos meses. Anotar sempre as DIFICULDADES ENCONTRADAS e SUGESTÕES.

Dica – Proponha um objetivo a ser alcançado para estimular os alunos a desenvolverem a atividade, como por exemplo: “REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA NO MÍNIMO EM 5% ATÉ O FINAL DO SEMESTRE”.


Importante: ECONOMIZAR NÃO SIGNIFICA VIVER MAL! DEVEMOS ENCONTRAR FORMAS DE ECONOMIZAR MANTENDO A NOSSA QUALIDADE DE VIDA! É importante que economizemos água não só para economizar dinheiro, mas por que assim podemos continuar a ter água suficiente para todos por muito tempo. É a isso que se chama "sustentabilidade"e é a única forma de continuarmos a existir. No dia a dia, cada um de seu jeito, pode ajudar de alguma forma.

Informe os alunos que a partir desse momento eles também acompanharão a economia de água realizada por eles através da leitura mensal do hidrômetro e da conta de água.


Aula 3

Dica - Neste momento os alunos já estarão aplicando as ações possíveis em suas casas para promover a economia de água. É interessante que haja troca de idéias para favorecer a aplicação das medidas e resolver possíveis dificuldades.

Dica – Também aqui pode ser desenvolvida a interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fazendo um breve estudo sobre a unidade de medida – Volume, pois na conta de água aparecerá o valor metro cúbico, desconhecido por muitos alunos.


Solicite, na aula anterior para que os alunos tragam uma conta de água para ser analisada na escola. O professor pode fazer uma cópia em transparência para apresentar aos alunos. É importante que cada aluno traga sua conta para poder fazer o “seu acompanhamento” de sua economia (e de sua família).

Para a leitura da conta de água oriente os alunos para observarem o seguinte:

• Qual o consumo apresentado na última conta recebida?
• A que mês se refere essa conta?
• Qual foi o consumo nos meses anteriores? (normalmente as contas de água e luz trazem os valores de consumo dos meses anteriores até um ano)


O desenho da conta de água a seguir mostra os valores que deverão ser observados:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/conta_agua.jpg

Dica – É muito comum ocorrer confusão ao “ler” a conta de água, pois muitas pessoas consideram apenas a data de pagamento como sendo o mês de consumo. Normalmente o mês de consumo é o mês anterior ao da data de pagamento. Observar, então, na conta, o “mês de consumo”, neste caso indicado como mês de referência.

Importante: Lembre os alunos que além de verificar o valor para pagamento da conta de água, é importante também sempre acompanhar o “consumo”. Muitas pessoas se preocupam apenas com o valor a pagar e nem sabem quanto realmente gastam. Por exemplo: isso confunde uma família que economizou energia, mas o seu “preço” subiu, e, o valor a pagar final continuou o mesmo, o que acaba por desestimular a economia.

Após a leitura da conta de água, distribua uma tabela (sugerida abaixo) para cada aluno e oriente o seu preenchimento. Por meio dessa tabela será possível acompanhar o consumo de água durante os cinco meses seguintes, realizando cálculos que permitirão saber a porcentagem média de economia realizada ou até mesmo a quantidade total de metros cúbicos poupados.

O preenchimento da tabela é relativamente simples, bastando realizar os cálculos com os sinais matemáticos presentes entre os quadros dos valores.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/tabela_economia_mensal_PREENCHIDA.jpg

Dica – Não haverá problema se em algum mês o aluno (e sua família) não conseguir reduzir o consumo. Se o valor for igual ao mês inicial (mês base) a porcentagem de economia será igual a zero. Se o consumo for maior o resultado seria negativo, então basta não preencher o respectivo quadro e deixar a porcentagem de economia em zero também.

Durante os próximos cinco meses, o professor deverá acompanhar o desenvolvimento das ações realizadas, incentivando os alunos para a economia da água, lembrando sempre a razão de o porquê fazer isso. A troca de informações entre os alunos contribui muito para o bom andamento do trabalho. Por isso oportunize momentos para que isso ocorra.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/atividadecomplementar.gif 

 Proponha aos alunos a leitura do relógio de água de sua casa. Eles deverão anotar o número atual e no mês seguinte o novo número. Subtraindo o menor do maior teremos o valor do consumo nesse intervalo de tempo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/hidrometro.jpg


Aula 4

Esta aula ocorrerá próximo do final do semestre.
Os alunos poderão calcular os valores médios de economia que realizaram no semestre. Os valores podem ser somados em uma única tabela para verificar a economia realizada pela turma.
Proponha a realização de um trabalho conjunto com o professor de matemática para a montagem de gráficos que demonstrem a economia realizada mês a mês e também do total de metros cúbicos poupados durante o semestre.
Peça aos alunos para fazerem comparações relacionando para que serviria a quantidade de água poupada, por exemplo, para abastecer uma casa por “x” meses, etc.

Considerando os esforços realizados durante o semestre pode ser organizada uma apresentação na escola do trabalho desenvolvido, com menção honrosa para os melhores desempenhos.

Nessa apresentação os alunos podem confeccionar cartazes que demonstrem o que foi realizado e apresentar os gráficos produzidos a toda a comunidade escolar.


RECURSOS COMPLEMENTARES

O texto disponível no link abaixo fornece para o professor informações sobre a abundância, o desperdício e a escassez de água no Brasil. Está no formato pdf.

DADOS Salvador, v. 13, n. ESPECIAL. , p. 341-345, 2003. 341. Água no Brasil:. abundância, desperdício e escassez. Resumo. A descarga média de longo período

www.icb.ufmg.br/big/benthos/index_arquivos/pdfs_pagina/Minicurso/pag_341.pdf


O sítio abaixo é atraente e divertido. Os alunos podem clicar na em diferentes partes da imagem de uma casa para saber qual pode ser o desperdício de água em diferentes situações e o que pode ser feito para reduzir esse desperdício.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1440/imagens/sitio_economia_luz.jpg

http://www.prodesp.sp.gov.br/site_aimirim/aimirim_n1_pag1.html 

Várias dicas de economia de água apresentadas no sítio abaixo podem ser inseridas nas ações a serem desenvolvidas pelos alunos.

http://www.natureba.com.br/economia-agua.htm

Dica – Visite a página da internet da companhia de saneamento de seu Estado. Informações valiosas podem ser encontradas nessas páginas.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo urbano da água Animação/simulação
O futuro da água no mundo Áudio
Os usos da água Imagem
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere a diminuição da água potável e como o ser humano pode colaborar para minimizar estes problemas ambientais. Ao preencher a primeira tabela proposta, os alunos estarão demonstrando sua compreensão em relação às ações que serão desenvolvidas em casa. Da mesma forma, o preenchimento da segunda tabela e a realização dos cálculos solicitados permite perceber o grau de entendimento da tarefa que está sendo feita. Finalmente o professor poderá acompanhar as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, fazendo as intervenções necessárias.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IZA FERREIRA OLIVEIRA MATOS, HILDA FRIDA GHERING GEMINIANI PROFA.E.M , São Paulo - disse:
    proinfoiza@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS, A AULA ESTA EXCELENTE!


  • Glades dos Santos Lima, ESCOLA ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO , Amazonas - disse:
    glades5lima@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, esta aula está excelente, você aborda um assunto muito importante que embora seja bastante comentado no meio social, percebo que nós professores precisamos focalizá-lo de um modo mais intenso, pois, a realidade ainda mostra dados preocupantes, e a educação mesmo sendo dever de todos, permanece como exclusividade nossa, dos professores. Por esta razão é muito bom saber que comungamos das mesmas ideias e que podemos contar com a sua contribuição. Abraços, GLADES.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.