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Produzindo textos narrativos em pequenos grupos

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir textos narrativos, em pequenos grupos, dando sequência à ideia e à escrita dos colegas. 

Observar as características de um texto narrativo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá ter conhecimento do gênero textual narrativa e suas características.

Estratégias e recursos da aula

1. Professor: Explicar à turma que todos irão escrever histórias, mas em pequenos grupos. Salientar que todos os grupos escreverão sobre as mesmas personagens  e as mesmas aventuras vividas por eles, mas que cada grupo deverá ter a sua ideia própria para desenvolver a história. Para isso, o professor dará início à atividade registrando no quadro:

a) Quais serão as personagens da história?

b) Em quais locais essas personagens estarão agindo?

c) Quais as aventuras essas personagens irão viver?

* É importante que as escolhas sejam definidas coletivamente.

2. Após discutidas e registradas as escolhas, a turma será dividida em grupos de, no máximo, quatro alunos.

3. Cada grupo receberá uma folha e dará início a sua história escrevendo uma parte dela. O professor deverá limitar um período de tempo para cada parte ser escrita.

4. Ao terminar a primeira parte, os alunos passarão para outro grupo o que já escreveram.

5. O outro grupo deverá ler o que já foi escrito verificando:

* se há divisão de parágrafos;

* se há diálogos e como está a pontuação;

* se a ortografia das palavras está correta;

* se a ideia está clara, facilitando o prosseguimento da escrita e da leitura.

6. Assim, de grupo em grupo, as histórias deverão ser escritas, sendo que cada grupo dará continuidade àquela que recebeu do outro grupo e, assim, sucessivamente.  

7. Quando estiverem terminadas, cada grupo deverá receber a história que começou para ser lida, ser feita as adequações necessárias e para colocar um título.

8. Após a revisão, feita com a ajuda do professor, as histórias serão reescritas e poderá ser montado um livro.

9. Ao final, o livro contará com várias histórias escritas por todos alunos, com as mesmas personagens, mesmos locais e mesmas aventuras, mas escritas de maneiras diferentes.

Professor: É muito importante que todos alunos leiam todas as histórias escritas pela turma.


Avaliação

O professor recolherá as produções escritas e avaliará se os alunos:

* produziram uma texto narrativo com as suas características próprias;

* produziram  textos narrativos em pequenos grupos usando as mesmas personagens, mesmos locais e mesmas aventuras;

* durante a produção, atenderam a sequência lógica da história;

* colocaram um título de acordo com a história;

* conseguiram interagir com o grupo de forma harmoniosa.

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