20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Aula 1
Para iniciar o trabalho com o tema LIXO proponha aos alunos o seguinte:
Cada um deverá observar o lixo produzido por si e por sua família durante uma semana, anotando tudo no caderno. Após realizar a anotação e observação deverão produzir cartazes representando esse LIXO.
Nesta aula os alunos apresentarão os cartazes e discutirão as seguintes questões:
• Que tipo de material aparece mais frequentemente no lixo de cada família?
• É o mesmo para a turma toda?
• Dos materiais que apareceram nos cartazes, algum poderia não estar no lixo e servir para outras pessoas? Quais?
Apresente a definição de lixo presente no dicionário Aurélio e reflita com os alunos:
LIXO sm. 1. O que se varre da casa, da rua, e se joga fora; entulho. 2. Coisa imprestável. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910 – 1989 Minidicionário Aurélio)
• Segundo essa definição, tudo que “está” no lixo “é” realmente lixo?
Proponha agora uma segunda atividade:
O LIXO CONTA A NOSSA HISTÓRIA
Analisando o que é descartado como lixo pelas pessoas é possível ter uma idéia do tipo de vida que elas levam. Para realizar esta atividade apresente o desenho a seguir. Divida a turma em três grupos e peça para que cada grupo observe um dos latões de lixo do desenho, estabelecendo o perfil do seu produtor. Cada grupo deverá, em seguida, apresentar à turma as conclusões a que chegaram, explicando como fizeram.
Após as apresentações das conclusões, questione:
• Seria possível que esse lixo fosse reduzido? De que forma?
Aula 2
No laboratório de informática ou por meio de download apresente o recurso do portal do professor “Lixo e cidadania”. Esse vídeo apresenta o problema da geração do lixo e destaca a importância da sua separação, tendo em vista a reciclagem.
Após o vídeo promova a reflexão dos alunos apresentado a questão:
• Que tipos de problemas o LIXO “que é lixo” pode causar para o ser humano e para o ambiente?
Comente com sobre o ditado: “O que os olhos não vêem, o coração não sente.” Assim também era para nosso lixo. Entretanto o tema lixo vem sendo cada vez mais observado pelos jornais, TV e campanhas informativas. A quantidade de material para reciclagem vem aumentando muito, mas do outro lado, o tamanho da montanha de lixo não diminuiu. É que simplesmente estamos consumindo mais.
• O que leva as pessoas a aumentarem o consumo de produtos? Que interesses estão por trás do consumismo desenfreado?
Explique que a grande maioria dos depósitos de lixo ocorrem em áreas naturais, sem preparação para tal, ocorrendo contaminação de solos e águas, além do problema espaço, que fica cada vez menor ou mais longe.
“Não basta que o lixo fique longe de nossas vistas.” Ele deve Ter destino apropriado. Será que a saída é a reciclagem? Infelizmente NÃO. Reduzir lixo, reutilizar produtos e embalagens (por exemplo garrafas retornáveis) têm prioridade. Somente quando isso não for possível é que devemos reduzir a quantidade do lixo através da reciclagem, antes de dar um destino apropriado para aquilo que realmente sobrar.
A reciclagem também só faz sentido quando causa menor impacto ambiental que outro destino para o lixo (ex.: depósito ou incineração) e quando ajuda na economia de matéria-prima.
Aula 3
Considerando os problemas gerados pelo lixo para o ambiente e para o ser humano e a necessidade de promover sua redução, proponha aos alunos uma atividade que poderá ser realizada por vários meses:
A atividade consiste basicamente em quatro pontos básicos:
• Conhecer medidas pessoais para a redução da produção de lixo;
• Aplicar as medidas possíveis em sua residência;
• Acompanhar os avanços conseguidos individualmente;
• Contabilizar os avanços conseguidos pelo grupo.
Nesta terceira aula, construa uma tabela e apresente-a (conforme modelo abaixo) com várias dicas de ações para promover a redução do lixo. Nessa tabela os alunos deverão marcar quais as ações que conseguiram realizar, as que já haviam sido realizadas e as que não foram possíveis de realizar.
Várias dicas também que podem ser inseridas nessa tabela são apresentadas a seguir:
• comprar bebidas em garrafas retornáveis;
• comprar produtos com menos embalagens;
• levar sacolas para as compras, evitando sacos plásticos;
• evitar embalagens desnecessárias;
• substituir produtos descartáveis por duráveis (ex.: aparelhos de barbear, guardanapos de papel, toalhas de papel, etc.);
• guardar objetos que possam ter outra utilidade (papel de presente, objetos usados, etc.);
• separar o lixo para a reciclagem;
• fazer compostagem;
• evitar papel desnecessário (jornais e revistas que não lê);
• utilizar papel reciclado (e reaproveitar papéis com um lado em branco para rascunho);
• reaproveitar roupas, materiais escolares, etc.
Dica – Leia a tabela com os alunos e esclareça dúvidas que surgirem. Sugira também para que os alunos reúnam as pessoas da casa onde moram para juntos analisarem as ações a serem desenvolvidas e aplicar todas as medidas possíveis de serem realizadas. É muito importante que registrem as ações que foram realizadas na tabela fornecidas pelo professor anotando também os valores de consumo e gastos nos respectivos meses. Anotar sempre as DIFICULDADES ENCONTRADAS e SUGESTÕES.
Peça que os alunos observem se a quantidade de lixo produzida em sua casa diminuiu e promova, após um mês de aplicação das medidas de redução, um debate com os alunos para avaliar o desenvolvimento das ações.
Dica – Para calcular a redução de lixo realizada os alunos podem pesar durante uma semana todo o lixo produzido em sua casa (antes de aplicar as medidas sugeridas). Para isso podem utilizar uma balança de cozinha ou de banheiro, pesando o lixo todo dia, somando os valores. O valor semanal multiplicado por 4 resultará em um valor aproximado de lixo produzido no mês. Repetindo o procedimento nas semanas seguintes será possível calcular a porcentagem da redução realizada.
RECURSOS COMPLEMENTARES
A Webquest no link abaixo apresenta informações e atividades sobre o lixo.
http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=2652&id_pagina=1
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que todas as pessoas produzem lixo, de acordo com os hábitos de vida que possuem.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que diferentes tipos de lixo podem causar danos ambientais.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo a redução na produção de lixo como meio de preservar o meio ambiente.
MESTRE - 10,0 pontos
Conheço diferentes ações para promover a redução da produção de lixo que podem ser desenvolvidas individualmente, mas que resultam em uma proteção global do ambiente.
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo e cidadania | Vídeo |
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/09/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante vou usar nas turmas de 6º anoque leciono. Valeu as dicas.
18/10/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula, interessante e aborda de maneira clara o que deve ser feito com o lixo, as dicas que vão levando ao educando um espírito de cooperação com o meio ambiente e despertando assim cidadania.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, trabalho! Com conteúdo muito bem explorado e elaborado. Utilizando recursos didáticos, a internet, audio/visual e a prática continuada dos saberes. O aluno tem a oportunidade através da prática, repassar seus conhecimentos, diariamente, a toda a familia, aos amigos e ao seu bairro. Possibilitando uma reeducação diária, continuada á uma avaliação de cidadania.
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS PELA METODOLOGIA UTILIZADA,PELOS CONCEITOS TRABALHADOS,PRINCIPALMENTE PELA SABEDORIA DE EXTRAIR PRIMEIRAMENTE O QUE JÁ ESTAVA INTERNALIZADO; QUE SÃO OS SABERES SÓCIO-CULTURAIS E ATRAVÉS DAÍ A MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO, OBSERVAÇÃO,REFLEXÕES, ANOTAÇÕES, PRODUÇÃO DE CARTAZES,ENFIM VOCÊ EDUCOU PARA A AÇÃO. FELICIDADES