Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e comparando imagens

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância da leitura de imagens como recurso significativo para o desenvolvimento da linguagem oral.

Analisar e comparar diferentes tipos de pinturas.

Reconhecer que através da pintura ou do desenho podemos nos comunicar.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 É importante que o aluno entenda que a comunicação através de imagens é a forma mais antiga de se registrar histórias. Nas paredes das cavernas nossos ancestrais deixaram gravados desenhos que contavam seus feitos e caçadas. É necessário que o aluno entenda que é uma linguagem rica e diferenciada e que faz com que os leitores não necessitem de palavras para compreendê-la.

Estratégias e recursos da aula

1. Pedir aos alunos que olhem à sua volta e observem quanta informação eles recebem por meio de imagens.

2. Explicar aos alunos que não são somente as palavras que são capazes de transmitir ideias e emoções e que as imagens também nos falam muitas coisas.

3. Entregar aos alunos uma folha contendo o quadro a seguir.

http://3.bp.blogspot.com/_ef2yeznPgWU/RxYKDXP9zWI/AAAAAAAAACQ/HJlEsoG9dH0/s400/van+gogh+quarto.gif

4. Comentar com os alunos:

a) Qual detalhe desse quarto lhe chamou mais a atenção?

b) Quais cores predominam nessa pintura?

c) Que sentimentos essas cores despertam em você?

d) Quem poderia ser o dono desse quarto?

e) Que características essa pessoa teria?

f) Se você tivesse a oportunidade de modificar esse quarto, o que você faria?

5. A seguir, pedir aos alunos que sentem-se em duplas e entregar outro quadro para que juntos observem.

http://1.bp.blogspot.com/_8yYvO4ngc0w/SgAb4QuVsjI/AAAAAAAABac/u7McMrNoRQ0/s320/Lichtenstein.bmp

6. Pedir que comparem as duas pinturas e façam duas listas indicando as semelhanças e as diferenças entre os dois.

A - SEMELHANÇAS                                                                       B - DIFERENÇAS

A - Os dois quartos mostram duas cadeiras, uma cama, cinco quadros, espelho, toalha, cabides, mesa com jarro e bacia, duas portas e uma janela.

B- O formato das cadeiras é bem diferente; a mesa é maior e mostra apenas o jarro na bacia; os quadros não mostram os fios que os pendura, o chão e as paredes são decorados; nos cabides há somente três ganchos e as roupas estão bem esticadas; o cabide da toalha é bem diferente. A segunda pintura mostra um desenho mais reto e definido.

7. Pedir que comparem sua lista com a dos colegas.

8. Escrever as listas corretas no quadro para que os alunos corrijam as suas.

9. Entregar uma folha em branco para os alunos e solicitar que desenhem o seu quarto.

10. A seguir, pedir que listem as diferenças e semelhanças de seu quarto com a segunda pintura.

Professor: Essa atividade poderá ser feita junto com a disciplina de Artes.

11. Posteriormente, pedir que leiam para os colegas as listas, elencando o que há de igual e de diferente em seu quarto.

- Essa atividade poderá ser exposta no mural da sala com o seguinte dizer: "O meu quarto: reprodução e comparações"

Avaliação

O professor irá recolher o desenho feito pelo aluno e avaliará se:

*  identificou a importância da linguagem por imagens na comunicação registrando elementos significativos;

* reconheceu que podemos nos comunicar através de imagens;
* analisou e comparou os diferentes tipos de pinturas e desenhos;

* conseguiu listar as diferenças e semelhanças entre as imagens apresentadas e o seu desenho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.