06/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar a importância da leitura de imagens como recurso significativo para o desenvolvimento da linguagem oral.
Analisar e comparar diferentes tipos de pinturas.
Reconhecer que através da pintura ou do desenho podemos nos comunicar.
É importante que o aluno entenda que a comunicação através de imagens é a forma mais antiga de se registrar histórias. Nas paredes das cavernas nossos ancestrais deixaram gravados desenhos que contavam seus feitos e caçadas. É necessário que o aluno entenda que é uma linguagem rica e diferenciada e que faz com que os leitores não necessitem de palavras para compreendê-la.
1. Pedir aos alunos que olhem à sua volta e observem quanta informação eles recebem por meio de imagens.
2. Explicar aos alunos que não são somente as palavras que são capazes de transmitir ideias e emoções e que as imagens também nos falam muitas coisas.
3. Entregar aos alunos uma folha contendo o quadro a seguir.
4. Comentar com os alunos:
a) Qual detalhe desse quarto lhe chamou mais a atenção?
b) Quais cores predominam nessa pintura?
c) Que sentimentos essas cores despertam em você?
d) Quem poderia ser o dono desse quarto?
e) Que características essa pessoa teria?
f) Se você tivesse a oportunidade de modificar esse quarto, o que você faria?
5. A seguir, pedir aos alunos que sentem-se em duplas e entregar outro quadro para que juntos observem.
6. Pedir que comparem as duas pinturas e façam duas listas indicando as semelhanças e as diferenças entre os dois.
A - SEMELHANÇAS B - DIFERENÇAS |
A - Os dois quartos mostram duas cadeiras, uma cama, cinco quadros, espelho, toalha, cabides, mesa com jarro e bacia, duas portas e uma janela.
B- O formato das cadeiras é bem diferente; a mesa é maior e mostra apenas o jarro na bacia; os quadros não mostram os fios que os pendura, o chão e as paredes são decorados; nos cabides há somente três ganchos e as roupas estão bem esticadas; o cabide da toalha é bem diferente. A segunda pintura mostra um desenho mais reto e definido.
7. Pedir que comparem sua lista com a dos colegas.
8. Escrever as listas corretas no quadro para que os alunos corrijam as suas.
9. Entregar uma folha em branco para os alunos e solicitar que desenhem o seu quarto.
10. A seguir, pedir que listem as diferenças e semelhanças de seu quarto com a segunda pintura.
Professor: Essa atividade poderá ser feita junto com a disciplina de Artes.
11. Posteriormente, pedir que leiam para os colegas as listas, elencando o que há de igual e de diferente em seu quarto.
- Essa atividade poderá ser exposta no mural da sala com o seguinte dizer: "O meu quarto: reprodução e comparações"
O professor irá recolher o desenho feito pelo aluno e avaliará se:
* identificou a importância da linguagem por imagens na comunicação registrando elementos significativos;
* reconheceu que podemos nos comunicar através de imagens;
* analisou e comparou os diferentes tipos de pinturas e desenhos;
* conseguiu listar as diferenças e semelhanças entre as imagens apresentadas e o seu desenho.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!