Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Morte Programada / APOPTOSE

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o processo de Apoptose.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre estrutura e reprodução celular.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Informe que a apoptose foi uma das descobertas mais importantes do século XX. Representa uma forma de morte celular programada, diferentemente da necrose.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1443/imagens/nolaboratorio.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1443/imagens/atividade.gif

 

No laboratório de informática forme três grandes grupos. Cada grupo irá explorar um dos três recursos propostos no portal do professor, relacionados ao tema Apoptose. Cada um dos grupos também deverá responder as questões propostas para o recurso que visualizaram.


Dica – Os grupos formados nesta primeira fase podem ser chamados de “GRUPOS DOS EXPERTS” e se dedicarão em explorar e estudar um determinado recurso. Numa segunda fase novos grupos serão formados, mas de tal forma, que em cada novo grupo estejam presentes representantes dos três grupos anteriores (dos “Experts” naquele assunto). O novo grupo “MISTO” dos Experts da primeira fase deverão apresentar o que foi debatido no seu grupo anterior.

Dica – É possível que o grupo formado resulte ser grande demais, então toda a atividade pode ser realizada duplamente, ou seja, dois grupos para cada recurso. Se a escola dispõe de laboratório de informática com muitos computadores é possível que cada aluno (ou duplas) explorem o recurso inicialmente no computador e depois discutam para resolver as questões.


1º RECURSO – Para GRUPO 1
Apoptose e Necrose

Apoptose e necrose

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1443/imagens/apoptose3.jpg

Após visualizar o recurso do portal, proponha que os alunos respondam (em duplas ou pequenos grupos) em seus cadernos para posterior apresentação no grupo "misto" as seguintes questões:

• Quais as principais diferenças entre os processos de Necrose e Apoptose?
• Como podem ser definidas as etapas do processo necrótico?
• Como podem ser definidas as etapas do processo apoptótico?
• Por que na apoptose não é ativada a resposta inflamatória?

 

2º RECURSO – Para GRUPO 2
Apoptose 1: papel no desenvolvimento embrionário

Apoptose 1: papel no desenvolvimento embrionário

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1443/imagens/apoptose.jpg
 Explique que a apoptose é um processo fisiológico severo através do qual determinadas células de um organismo são sistematicamente eliminadas. Trata-se de um “suicídio” que desempenha um papel importante para o desenvolvimento, manutenção e envelhecimento dos seres pluricelulares. O termo “Apoptose” é frequentemente substituído por “Morte programada”.

Após visualizar o recurso do portal, proponha que os alunos respondam (em duplas ou pequenos grupos) em seus cadernos para posterior apresentação no grupo "misto" as seguintes questões:

• Como pode ser descrito o desenvolvimento da mão do ser humano?
• Outro exemplo de apoptose apresentado na animação ocorre em células do olho na formação do cristalino. Qual a diferença em relação à apoptose ocorrida na formação da mão humana?
• Cite outros fenômenos no embrião humano ou no corpo adulto, ou ainda em outros organismos, que permitem relacioná-los com o processo da Apoptose. (Se houver dificuldade para responder esta última questão, oriente os alunos para que procurem, em livros de Biologia, no capítulo sobre desenvolvimento – Embriologia)


3º RECURSO – Para GRUPO 3

Apoptose 2: papel no controle populacional

Apoptose 2: papel no controle populacional

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1443/imagens/apoptose2.jpg

Após visualizar o recurso do portal, proponha que os alunos respondam (em duplas ou pequenos grupos) em seus cadernos para posterior apresentação no grupo "misto" as seguintes questões:

• De que forma a Apoptose pode atuar como mecanismo de controle populacional?
• Poderíamos transpor essa idéia de controle populacional para um controle na quantidade de células de um organismo pluricelular? Onde isso ocorreria?
• Que sinais ambientais poderiam induzir a Apoptose, segundo o que foi observado no recurso? Que outros sinais seriam possíveis?


Aula 2

Em sala de aula, os novos grupos serão formados (grupos mistos), de maneira a permitir que em cada grupo novo alguns alunos do grupo anterior possam expor o que foi observado no recurso e quais as respostas e conclusões para as questões propostas.

Depois que todos os grupos estiverem informados sobre os três recursos promova um debate analisando as questões finais:

• De maneira geral qual a importância da APOPTOSE?
• A Apoptose representa a morte celular programada. Que efeitos podem resultar de falhas no seu funcionamento, permitindo a sobrevida celular (tanto em organismo uni quanto pluricelulares)?


RECURSOS COMPLEMENTARES

Nos links abaixo o professor pode encontrar mais informações a respeito do processo de apoptose e morte celular.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apoptose
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/biologia/0022.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Apoptose e necrose Animação/simulação
Apoptose 2: papel no controle populacional Animação/simulação
Apoptose 1: papel no desenvolvimento embrionário Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos poderá ser solicitada uma dissertação sobre o tema (considerando os três recursos do portal que foram explorados), a ser produzida individualmente, e a produção de um painel, a ser produzido por cada um dos grupos, de acordo com o recurso explorado pelo grupo. Observar aspectos como apresentação gráfica, argumentação, correção ortográfica, coerência, coesão, organização das idéias, correção das informações, entre outros que julgar relevantes.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.