20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
Informe que a apoptose foi uma das descobertas mais importantes do século XX. Representa uma forma de morte celular programada, diferentemente da necrose.
No laboratório de informática forme três grandes grupos. Cada grupo irá explorar um dos três recursos propostos no portal do professor, relacionados ao tema Apoptose. Cada um dos grupos também deverá responder as questões propostas para o recurso que visualizaram.
Dica – Os grupos formados nesta primeira fase podem ser chamados de “GRUPOS DOS EXPERTS” e se dedicarão em explorar e estudar um determinado recurso. Numa segunda fase novos grupos serão formados, mas de tal forma, que em cada novo grupo estejam presentes representantes dos três grupos anteriores (dos “Experts” naquele assunto). O novo grupo “MISTO” dos Experts da primeira fase deverão apresentar o que foi debatido no seu grupo anterior.
Dica – É possível que o grupo formado resulte ser grande demais, então toda a atividade pode ser realizada duplamente, ou seja, dois grupos para cada recurso. Se a escola dispõe de laboratório de informática com muitos computadores é possível que cada aluno (ou duplas) explorem o recurso inicialmente no computador e depois discutam para resolver as questões.
1º RECURSO – Para GRUPO 1
Apoptose e Necrose
Após visualizar o recurso do portal, proponha que os alunos respondam (em duplas ou pequenos grupos) em seus cadernos para posterior apresentação no grupo "misto" as seguintes questões:
• Quais as principais diferenças entre os processos de Necrose e Apoptose?
• Como podem ser definidas as etapas do processo necrótico?
• Como podem ser definidas as etapas do processo apoptótico?
• Por que na apoptose não é ativada a resposta inflamatória?
2º RECURSO – Para GRUPO 2
Apoptose 1: papel no desenvolvimento embrionário
Apoptose 1: papel no desenvolvimento embrionário
Explique que a apoptose é um processo fisiológico severo através do qual determinadas células de um organismo são sistematicamente eliminadas. Trata-se de um “suicídio” que desempenha um papel importante para o desenvolvimento, manutenção e envelhecimento dos seres pluricelulares. O termo “Apoptose” é frequentemente substituído por “Morte programada”.
Após visualizar o recurso do portal, proponha que os alunos respondam (em duplas ou pequenos grupos) em seus cadernos para posterior apresentação no grupo "misto" as seguintes questões:
• Como pode ser descrito o desenvolvimento da mão do ser humano?
• Outro exemplo de apoptose apresentado na animação ocorre em células do olho na formação do cristalino. Qual a diferença em relação à apoptose ocorrida na formação da mão humana?
• Cite outros fenômenos no embrião humano ou no corpo adulto, ou ainda em outros organismos, que permitem relacioná-los com o processo da Apoptose. (Se houver dificuldade para responder esta última questão, oriente os alunos para que procurem, em livros de Biologia, no capítulo sobre desenvolvimento – Embriologia)
3º RECURSO – Para GRUPO 3
Apoptose 2: papel no controle populacional
Apoptose 2: papel no controle populacional
Após visualizar o recurso do portal, proponha que os alunos respondam (em duplas ou pequenos grupos) em seus cadernos para posterior apresentação no grupo "misto" as seguintes questões:
• De que forma a Apoptose pode atuar como mecanismo de controle populacional?
• Poderíamos transpor essa idéia de controle populacional para um controle na quantidade de células de um organismo pluricelular? Onde isso ocorreria?
• Que sinais ambientais poderiam induzir a Apoptose, segundo o que foi observado no recurso? Que outros sinais seriam possíveis?
Aula 2
Em sala de aula, os novos grupos serão formados (grupos mistos), de maneira a permitir que em cada grupo novo alguns alunos do grupo anterior possam expor o que foi observado no recurso e quais as respostas e conclusões para as questões propostas.
Depois que todos os grupos estiverem informados sobre os três recursos promova um debate analisando as questões finais:
• De maneira geral qual a importância da APOPTOSE?
• A Apoptose representa a morte celular programada. Que efeitos podem resultar de falhas no seu funcionamento, permitindo a sobrevida celular (tanto em organismo uni quanto pluricelulares)?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Nos links abaixo o professor pode encontrar mais informações a respeito do processo de apoptose e morte celular.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apoptose
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/biologia/0022.html
Nome | Tipo |
---|---|
Apoptose e necrose | Animação/simulação |
Apoptose 2: papel no controle populacional | Animação/simulação |
Apoptose 1: papel no desenvolvimento embrionário | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2013
Cinco estrelaspor favor mande as respostas das atividades pois não estou encontrando as respostas e para estudar para a prova.