18/12/2009
Ivaneide Ferreira Farias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Os alunos devem ter noções básicas de geometria plana para saber manipular os comandos do Geonext e ver significados em cada ação executada. Espera-se que eles já compreendam os conceitos de ponto, reta, semi-reta e plano, saibam identificar e construir figuras planas, e também tenham noção da representação dos números reais na reta real.
Sugere-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o software, entretanto, o professor deve ficar alerta para os casos em que apenas um aluno manipule o software, o ideal é que ambos manipulem o recurso e a partir de suas experiências façam suas análises e comparações.
Será utilizado nesta aula o software Geonext, o qual pode ser acessado no endereço ele trônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9675
Inicialmente, recomenda-se que o p rofessor oriente seus alunos a se dividirem em duplas por computador. Em seguida ele poderá citar exemplos ou situações que demonstrem a presença do sistema cartesiano, no dia-a-dia e em outras disciplinas, com o intuito de contextualizar o conhecimento. O professor pode ainda comentar fatos da história da matemática relacionados ao conteúdo.Uma sugestão é o site http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0,5912,POR-20-93-952-,00.html,nele há um material teórico que poderá auxiliar o docente nessa apresentação inicial.
Após essa explanação, sugere-se que o professor siga os seguintes passos para nortear o processo de ensino com o Geonext.
Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software Geonext (que estará instalado e salvo na área de trabalho do computador).
Segundo Passo: Os alunos, orientados pelo professor, deverão inserir na tela do Geonext o sistema cartesiano e a malha reticulada.
Terceiro Passo: O professor fará perguntas como: Por que esse sistema se chama sistema cartesiano ortogonal? O que é necessário para construir um sistema cartesiano? Qual a relação entre os eixos cartesianos e a reta numérica real? Como representar a localização de um ponto neste sistema? O ponto de coordenadas (1, 3) é igual ao ponto de coordenadas (3, 1)?
Quarto Passo: Após ouvir as possíveis respostas dos alunos, sugere-se que o professor proponha a seguinte situação problema:
Dados os pontos A(1,1), B(4,4), C(7,4), D(10,1), E(-2,4),F(-2,7)&nbs p; localize-os no sistema cartesiano.Ligue os pontos adjacentes. Qual figura geométrica foi construída? Se ligarmos os pontos de outra maneira, há alguma figura geométrica inscrita na figura inicialmente construída? Em caso afirmativo, qual o nome dessa (s) figura (s)? Quais as coordenadas dos vértices dessa (s) figura (s)?
Neste momento o professor deve acompanhar as alunos levantando as possibilidades de respostas, fazendo perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionando se não há outras soluções ou representações para o problema proposto.
O professor deverá incentivar os alunos a apresentar o raciocínio utilizado na execução da atividade e quais os maiores obstáculos enfrentados. É interessante que os alunos apontem as dúvidas e dificuldades que ocorreram durante a execução da situação problema, pois será a partir dessas exposições que o professor analisará as soluções de cada aluno e os entraves que ocorreram ao longo da aprendizagem.
O professor deverá apresentar a solução do problema, bem como as diferentes maneiras de solucioná-lo. Pode propor um problema similar com nível de dificuldade maior e desenvolver coletivamente com os alunos, de forma que a solução desse novo problema seja totalmente norteada pelos discentes.
Durante a abordagem dos problemas, recomenda-se que o professor sistematize e formalize os conhecimentos trabalhados, dando ênfase ao que cada conhecimento significa e à linguagem matemática.
Explosão de Minas
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10726 – Trata-se de um aplicativo que explora a determinação de coordenadas cartesianas de um ponto no plano.
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