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Ask the doctor

 

11/12/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Parts of the body

Health problems

Should, can, may

Duração das atividades
4 horas / aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Simple Present Tense

Imperatives

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:

 http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/ask-the-doctor (acesso 03/10/09)

Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.

1a aula:

Atividade 1: Distribua a primeira página do handout  e chame a atenção dos alunos para as ilustrações. Peça que nomeiem as partes do corpo. Mostre que a palavra em inglês para “cabeça”(head)  já foi dada como exemplo. Permita aos alunos algum tempo para que terminem a atividade e faça a correção, praticando a pronúncia do vocabulário com os alunos.

Respostas: Os alunos devem escrever a palavra em inglês, próxima à parte do corpo correspondente: hand = mão, shoulder = ombro, head = cabeça, neck = pescoço, elbow = cotovelo, knee = joelho, leg = perna, foot = pé, arm = braço, nose = nariz, eye = olho, mouth = boca, ear = orelha, hair = cabelo, forehead = nuca

Atividade 2: Distribua a segunda página do handout. Leia o enunciado com os alunos e discuta quais são os problemas das pessoas em cada uma das situações. Os alunos podem responder oralmente, em uma atividade com toda a turma. Em seguida, peça que associem o vocabulário dado às figuras. Lembre-os de usar a estratégia de reconhecimento dos cognatos antes de consultar as palavras no dicionário. Permita aos alunos algum tempo para que terminem a atividade e faça a correção, praticando a pronúncia do vocabulário com os alunos.

 Respostas:

a) fever

b) nausea / sick

c) runny nose

d) diarrhea

e) backache

f) sore throat

g) sneezing

h) a broken foot

i) headache

j) cough

k) muscle aches

l) a bruise

Caso haja tempo disponível, sugerimos a seguinte atividade:

Os alunos podem ser divididos em dois grupos para uma brincadeira com mímicas.

 - Escreva em pedacinhos de papel as palavras vistas nesta aula (sneezing, fever, head, etc) e coloque-as em um saquinho não-transparente.

 - Escolha um aluno de cada grupo por vez para sortear a palavra que deverá fazer em frente aos dois grupos.

 - O grupo que disser a palavra correta primeiro marca pontos. 

2a aula: 

Vá ao quadro e escreva as sentenças:

  • I can cook very well.
  • I can’t eat chocolate because I’m allergic to it.
  • Can I help you?
Explique aos alunos que can é um modal verb e que ele sempre “trabalha” relacionado a um outro verbo. Mostre, usando as frases do quadro, a posição em que ele fica nas frases afirmativa, interrogativa e negativa. Peça, então, que decidam o significado de can em cada uma das sentenças entre: possibility, offer ou ability. 

Respostas: Na ordem das sentenças: be able to /abilitypossibility, offer.

Diga, então, que eles conhecerão outros dois modal verbs: should e may. Escreva as frases abaixo no quadro:

·        May I ask you a question?

·        He’s very hot. He may have a fever.

·        He lived in Tokyo for 18 years. He should speak Japanese very well.

·        You shouldn’t drink and drive.

Peça aos alunos que tentem traduzi-las. Auxilie-os e certifique-se de que eles tenham percebido a  diferença de significado dos modal verbs nas frases. Apresente os possíveis significados de cada um .

Atividade 3: Leia o enunciado da questão e peça aos alunos que formem duplas para fazer a atividade. Monitore os alunos, auxiliando-os na tarefa depois faça a correção, pedindo a algumas duplas que digam suas respostas e tirando possíveis dúvidas.

      Respostas:

(  c  ) She can be very ill.

(  a  ) You shouldn’t take this medicine without your doctor’s approval.

(  b  ) Can the doctor come now?

(  c  ) He may have sinusitis.

(  d  ) Can I go home? I feel ill.

(  e  ) Can I take you to hospital?

(  d  ) You may come in – the doctor is available now.

(  b  ) I can’t drink this. It’s horrible!

(  b   ) I can’t help you. I’m not a doctor.

(  a  ) You should look for a doctor.

(  d  ) May I go now?

a.       Advice

b.       Be able to /Ability

c.       Possibility

d.       Permission

e.       Offer

3a aula:

Esta aula deverá ser realizada em um laboratório de informática ou você pode imprimir o texto e entregar uma cópia para cada dupla de alunos..

Atividade 4: Diga aos alunos que nesta aula eles consultarão um site que traz dicas sobre como relacionar alguns sintomas a alguns prováveis problemas de saúde que as pessoas podem ter. Mas deixe claro que só um médico pode diagnosticar e tratar as pessoas com segurança.

Peça aos alunos que formem duplas ou trios, conforme o número de computadores disponíveis para a turma que acessem:

http://familydoctor.org/online/famdocen/home/tools/symptom/517.html (acesso 03/12/09)

e que façam uma leitura rápida do texto para concluírem como poderiam chegar a um diagnóstico de um problema de saúde.

O texto é um quadro em que o leitor se guia através dos sintomas que a pessoa apresenta até chegar a um possível diagnóstico e a orientações e conselhos sobre providências a serem tomadas.

Recorte as fichas abaixo e distribua uma ficha para cada dupla ou trio. Cada ficha contém a descrição dos sintomas de duas pessoas. Os alunos deverão procurar no quadro do site o possível diagnóstico e a orientações e conselhos sobre providências a serem tomadas por estas duas pessoas.

Monitore os alunos durante a realização da tarefa e depois faça a correção, pedindo às duplas que receberam fichas iguais que leiam as fichas diante da classe e que apresentem suas respostas para o resto da classe.

I have pain around my eyes and in the forehead.

I’ve b een coughing a lot.

Laura

I had a terrible diarrhea, a fever and vomited all night long.

I also have muscle aches.

Becca

I started to cough yesterday and I had a fever this morning.

I feel very tired and can’t breathe properly.

Jimmy

I suddenly started to feel muscle aches and chills.

Then I started to cough and had a fever. I also have a runny nose.

Mike

I don’t have a fever or cough, but I have a runny nose and sneeze all day. My eyes are itching, too.

John

I have a fever and a sore throat but I don’t have nasal drainage.

Lisa

Respostas:

Lisa

Step throat

Mike

Flu

Jimmy

Acute bronchitis

Becca

Gastroenteritis

John

Allergies

Laura

Sinusitis

Atividade 5: Distribua o handout para todos os alunos e leia o enunciado da questão. Esta atividade pode ser feita ainda em classe ou, caso o tempo restante desta aula seja muito curto, a atividade pode ser dada como atividade para casa.  

Respostas: g, f, e, a, d.

4a aula:

Atividade de avaliação

Para esta atividade você deverá levar para a sala de aula um rolo de fita crepe e meia folha de papel ofício para cada aluno. Você pode (e deve) aproveitar folhas destinadas a rascunho, já que os alunos só utilizarão um lado da folha.

1. Distribua as folhas de papel para os alunos. E diga que não deixem que os colegas vejam o que escreverão no papel.

2. Peça aos alunos que imaginem que uma pessoa está passando por algum tipo de problema. Este problema pode ser relacionado à saúde da pessoa ou outro problema, como vizinhos barulhentos, dificuldades na escola, etc. Os alunos deverão, então, escrever este problema no papel, acrescentando detalhes ou, no caso de problema de saúde, os sintomas que a pessoa vem sentindo. Escreva os exemplos abaixo no quadro, para que os alunos se orientem melhor:


I have a terrible flu.

I have a fever and a runny nose.

I sneeze all day.

My neighbors are very noisy.

I can’t watch TV because they listen to music very loud.

I can’t sleep on Saturday nights because they have noisy parties.


3. Distribua, então, pedaços de fita crepe para cada aluno e peça que cada um cole sua folha nas costas de um colega, sem deixar que ele veja o que está escrito.

4. A seguir os alunos deverão circular pela sala, lendo “o problema” de cada colega e dando conselhos ou sugestões para solucioná-los. Lembre-os de que deverão tentar empregar os modal verbs can, may e should.

5. Cada um deverá anotar as sugestões que receber no caderno, para auxiliá-lo a descobrir o que está escrito no papel em suas costas.

6. Após algum tempo, reúna os alunos em círculo, chame-os um a um e pergunte o que está escrito no papel em suas costas. Após ele apresentar suas conclusões, deixe-o retirar o papel e lê-l o.

Avaliação

Atividade descrita na 4a aula, em Estratégias e Recursos da aula

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