Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre o uso de verbos no Modo Imperativo

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 FORMULAR HIPÓTESES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DO MODO IMPERATIVO.
• VALIDAR OU FORMULAR AS HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MODO IMPERATIVO.
• FAZER INFERÊNCIAS A PARTIR DO USO DOS VERBOS QUE INDICAM ORDEM, PEDIDOS.
• POSICIONAR-SE CRITICAMENTE.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter habilidades básicas de leitura;
  • Conhecer o Modo Indicativo;
  • Conhecer o Moddo Subjuntivo;
  • Reconhecer verbos no modo Imperativo.
Estratégias e recursos da aula

Xerox de textos;

Uso da sala de Informática.

Aula 1
Atividade

Fazer um círculo (rodinha) em sala de aula com os alunos e conversar com eles a respeito de verbos, principalmente os que indicam ordem, pedidos e seu uso em diferentes textos. Para tanto, o roteiro abaixo poderá auxiliar o professor nessa tarefa.


• O que são verbos?
• O que eles indicam?
• Deem exemplos de verbos de ação, de estado e que indicam fenômeno da natureza.
• Vocês já ouviram falar em modo imperativo?
• Onde encontramos verbos conjugados no imperativo?
• Em que tipos de textos? Em que lugares? Com que frequência?


Após essas indagações (e obtidas as respostas dos alunos) você, professor, deverá levar os alunos para a sala de informática e solicitar que acessem o link abaixo para pesquisarem sobre a construção do Modo Imperativo.

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u86.jhtm

Importante: Professor, o objetivo da pesquisa não é a de solicitar aos alunos que decorem as regras, mas que reflitam sobre os efeitos de sentido desses verbos nos textos.

Aula 2
Atividade

Colocar os alunos em grupos e entregar cópia de dois textos para que eles leiam e conversem sobre eles.

TEXTO 1 - TEXTO LITERÁRIO

Como vimos na aula do Portal intitulada os textos publicitários acabam inspirando a criação de outros textos.

Agora você vai ler um trecho da crônica “O que você deve fazer”, de Carlos Drummond de Andrade, e observar que, ao utilizar a fórmula dos
anúncios publicitários, principalmente empregando o imperativo para promover produtos que
não servem para nada, o autor critica o bombardeio da publicidade sobre o ser humano.

"O que você deve fazer"

Carlos Drummond de Andrade

(Se for leitor de jornais e revistas, fiel ouvinte de rádio,
obediente telespectador ou simples passageiro de bonde.)

Consuma aveia, como experiência, durante 30 anos.
Emagreça um quilo por semana sem regime e sem dieta.
Livre-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo.
Procure nosso revendedor autorizado.
Economize servindo a garrafa monstro de Lero-Lero.
Ganhe a miniatura da garrafa de Lisolete.
Tenha sempre a mão um comprimido de leite de magnólia.
Resolva de uma vez o problema de seu assoalho, aplicando-lhe Sintaxe.
Use somente peças originais, para o funcionamento ideal do seu W.Y.Z.
Tenha sempre à mão uma caixa de adesivos plásticos.
Faça o curso de madureza por correspondência.
Aprenda em casa, nas horas vagas, a fascinante profissão de relojoeiro. [...]

Fonte: “A bolsa & a vida”. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973. p. 1032.)


1. O professor deverá conversar sobre o texto com os alunos de forma a entender a força da publicidade no ser humano.

2. Solicitar aos alunos que grifem todos os verbos encontrados no texto.

2. O professor deverá chamar a atenção do aluno para os efeitos de sentido dos verbos no Modo Imperativo.

O que eles indicam?

  • ordem?
  • pedido?
  • conselho?

TEXTO 2 - RECEITA

Brigadeiro de microondas

Tipo de culinária: culinária popular
Categoria: doces
Rendimento: 30 porções

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colhe r (sobremesa) de margarina
  • quanto baste de chocolate granulado

Modo de preparo

Coloque todos os ingredi entes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência al ta. Retire, mexa bem e depois coloq ue mais 4 minutos no microondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.

1. O professor deverá conversar com os alunos sobre este gênero textual: a receita. Falar sobre suas características, o uso do verbo no modo imperativo, etc.

2. Solicitar aos alunos que grifem todos os verbos encontrados na parte do texto intitulada "Modo de preparo" com o objetivo de chamar a atenção dos estudantes para os efeitos de sentido deles nas frases.

Importante: Professor, você poderá entregar aos alunos xerox contendo como é construído o modo imperativo, (sugestão abaixo) com o objetivo de enriquecer a aula com mais informações, mas lembre-se de trabalhar sempre o Modo imperativo em textos e não cobrar em provas as regras. O importante é o aluno usá-lo corretamente em seus textos e refletir sobre o uso desse modo em outros textos.

  • Imperativo afirmativo

Tu e Vós: conjuga-se o verbo no presente do indicativo, retirando-se a letra s. Por exemplo:

Todos os dias tu estudas (retirando-se a letra s: Estuda tu).
Todos os dias vós estudais (retirando-se o s: Estudai vós).
A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.

Você, nós e vocês: conjuga-se o verbo no presente do subjuntivo. O imperativo afirmativo é idêntico a ele para essas três pessoas:

Espero que você estude: Estude você.
Espero que nós estudemos: Estudemos nós.
Espero que vocês estudem: Estudem vocês.

  • Imperativo negativo

Todas as pessoas (1ª, 2 e 3ª) coincidem com o presente do subjuntivo:

Não estudes tu,
não estude você,
não estudemos nós,
não estudeis vós,
não estudem vocês.

4. Vamos refletir?

O imperativo não expressa apenas ordem ou comando. Seu emprego tem por finalidade também
exortar (animar, encorajar) o nosso interlocutor a realizar a ação expressa pelo verbo. Os valores
expressos pelo imperativo dependem do significado do verbo, do sentido geral do contexto e, principalmente,
da entonação que damos à frase imperativa.

Nas frases abaixo, indique qual destes valores o imperativo destacado expressa: exortação, súplica,
conselho, convite, solicitação.


a) Valei-me, Nossa Senhora!
b) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está alto!
c) Não dê as costas para a sorte!
d) Venha escolher o livro que quiser.

Avaliação


A avaliação ocorrerá coletivamente em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas.

Ocorrerá individualmente por ocasião da produção das respostas na rodinha e por ocasião da pesquisa e respostas nos exercícios.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nina, Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda , Santa Catarina - disse:
    marinaa.mps@hotmail.com

    10/06/2013

    Cinco estrelas

    Legal! Sou aluna da 7ª série e minha professora pediu para que eu ajudasse meus colegas com aulas de recuperação na matéria realmente, gostei bastante da aulas descrita aqui! :)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))


  • DOUGLAS GERALDO DA COSTTA, E. E. PROFESSOR CLODOVEU BARBOSA , São Paulo - disse:
    douglascosta410@gmail.com

    19/09/2012

    Quatro estrelas

    excelente! adequada ao nível das escolas públicas do país.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.