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Quais são as Leis das Reações Químicas?

 

14/01/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Através de um experimento demonstrativo conceituar a Lei das Conservações das Massas e a Lei das Proporções de Massa;
• Diferenciar as Leis das Reações Químicas.
Duração das atividades
Duas aulas cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cálculos Estequiométricos.
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar aos alunos as Leis das Reações Químicas. Para isso, utilizaremos um experimento demonstrativo e um recurso educacional digital.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Laboratorio_de_Quimica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Professor inicie a aula com o experimento demonstrativo abaixo:

Materiais

  • Uma palha de aço;
  • Uma caixa de fósforo;
  • Um vidro de relógio;
  • Uma balança digital.

Procedimentos
Coloque a balança em um local de fácil visão para todos os alunos. Em seguida coloque sobre o prato da balança a palha de aço. Peça para um dos alunos falar a massa registrada na balança e anote-a no quadro, depois disso pegue a palha de aço e coloque sobre o vidro de relógio e coloque fogo com cuidado. Após o término da combustão, coloque a palha de aço novamente sobre o prato da balança. Por fim, peça para outro aluno falar a massa registrada na balança anotando-a no quadro.

Obs.: Medindo a massa da palha de aço antes e depois de sua queima, observa-se o aumento da massa do material sólido; mas, somando-se a massa do gás oxigênio que reage com o ferro, constata-se o previsto pela Lei de Lavoisier.
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Após o experimento, pergunte aos alunos o que aconteceu para a massa do material queimado aumentar em relação à massa da palha de aço. Escreva essa pergunta no quadro e peça para os alunos copiarem. Provavelmente, os alunos não encontrarão a resposta, por isso diga a eles que terão que pesquisar na internet para responder a essa pergunta. Conduza os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em função da quantidade de computadores no laboratório.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

Peça para os alunos pesquisarem sobre o experimento feito pelo professor e sobre a pergunta que eles copiaram. Diga aos alunos para que entreguem a pergunta respondida no final da pesquisa.
Recolha as respostas e explique aos alunos que esse fenômeno pode ser explicado a partir das Leis das Reações Químicas. Aproveitando os computadores, peça para que os alunos pesquisem este termo: Leis das Reações Químicas. Após a pesquisa, leia a respostas entregues pelos alunos e caso não tenha a resposta correta explique que esse fenômeno pode ser explicado pela Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier. Explique aos alunos que a massa da palha de aço aumentou, pois não levamos em consideração a massa do gás oxigênio que se encontra na atmosfera, de acordo com a reação abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Aula3_Jan09_fig01.jpg

Sendo assim a balança não registrou a massa do oxigênio antes da queima, mas depois da queima o oxigênio reagiu com o ferro formando óxido de ferro e essa massa foi registrada. A Lei de Lavoisier diz que existe uma quantidade igual de matéria antes e depois do experimento, a quantidades dos átomos permanecem precisamente as mesmas e nada acontece além de mudanças e modificações nas combinações desses átomos. Essa lei pode ser resumida pela frase:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Aula3_Jan09_fig02.jpg

Após essa explicação, diga aos alunos que essa é a primeira lei das reações químicas. Pergunte qual é a outra lei que eles pesquisaram na internet. Provavelmente responderão: Lei das Proporções de Massas ou Lei de Proust.
Peça para que os alunos abram simulação abaixo que fala sobre a Lei de Proust:
A Construção
A construção


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Durante a simulação circule pela sala e tire as dívidas dos alunos. Reproduza a tabela acima no quadro e após o término da simulação complete-a juntos com os alunos. A simulação explica o que vem a ser a Lei das Proporções definidas, mas mesmo assim diga aos alunos que:



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Aula3_Jan09_fig04.jpg

Para finalizar a aula, peça para os alunos pesquisarem mais sobre esse assunto na internet e fazer um resumo sobre o que foi encontrado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Para trabalhar a parte matemática do conteúdo, peça para que os alunos respondam as questões abaixo:

  1. Sabendo que na combustão completa de 50 g de magnésio metálico são consumidos 33 g de gás oxigênio, responda:

           a) Que massa de oxigênio é necessária para queimar 150 g de magnésio?
           b) Qual a massa de óxido de magnésio formada pela reação entre 600 g de magnésio com 396 g de oxigênio?

  1. Num experimento feito em laboratório, realizou-se a combustão da palha de aço em um recipiente aberto, inicialmente, a massa da palha de aço era de 3,0 g e, após a queima, a massa resultante obtida foi de 3,4 g. Explique por que esse valor obtido não invalida a Lei da Conservação das Massas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1446/imagens/Atividade_Complementar.jpg

Para prosseguir no conteúdo o professor poderá utilizar o recurso educacional digital abaixo para trabalhar o conteúdo Balanceamento Químico:
A Química dentro de um bolo
A química dentro de um bolo

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A química dentro de um bolo Animação/simulação
A construção Animação/simulação
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos através das respostas e dos resumos entregues.
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