06/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.
Conhecer a organização formal dos poemas: versos e estrofes.
Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral.
POEMA 1
1. Entregar aos alunos o seguinte poema:
UMA TURMA INESQUECIVEL
Conheci um gato
Chamado Lencin
Toda vez que miava
Espirrava atchim.
***************
Conheci uma vaca
Chamada Quilate,
Dava leite branquinho
Sabor chocolate.
***************
Conheci um jumento
Chamado Merlim
Comia poeira
Cuspia capim.
***************
Conheci uma girafa
Chamada Aída
Só olhava pra cima
De tão convencida.
***************
Conheci um elefante
Chamado Fofão
Pisava de leve
Com pena do chão.
***************
Conheci uma onça
Chamada Ron Ron,
Se pintava todinha
Usava batom.
***************
Conheci, conheci
Não sei mais, esqueci.
Ei, e você também
Não conhece ninguém?
MACHADO, Duda. Histórias com Poesia, Alguns Bichos & Cia. São Paulo, Ed. 34, 1997, p. 10.
2. Pedir aos alunos que leiam o poema silenciosamente.
3. Ler o poema em voz alta para que os alunos observem a sonoridade existente em cada estrofe.
4. Explicar aos alunos que a poesia (poema) possui estrofes e versos.
Estrofes: o conjunto de versos.
Versos: cada linha do poema.
5. Entregar o poema para ser colado no caderno e solicitar que pintem os versos do poema, para cada estrofe, uma cor diferente.
6. Em duplas, pedir aos alunos que releiam o poema para responder as questões a seguir, no caderno:
a) Quantos versos tem o poema?
b) Quantas são as estrofes?
c) Qual o número da estrofe na qual aparece essa rima: Aída/convencida?
d) Por que os nomes dos animais aparecem com letra maiúscula?
e) Releia a última estrofe:
Conheci, conheci,
Não sei mais, esqueci.
Ei, e você também
Não conhece ninguém?
- A partir desse convite, escolha outro animal e escreva uma quadrinha para ele, seguindo a ideia do poema.
7. Solicitar aos alunos que revisem a sua quadrinha.
a) Você fez uma quadrinha com quatro versos?
b) Você utilizou rimas?
c) Como no poema você deu um nome próprio para o seu animal?
Professor: Os alunos poderão trocar os seus textos com os colegas para favorecer um crescimento mútuo.
Poema 2
1. O professor deverá ler o seguinte poema.
Professor: Leia por duas vezes o poema em voz alta enfatizando a sonoridade.
A onda
a onda anda
aonde anda
a onda?
ainda onda
ainda anda
aonde? aonde?
a onda a onda
BANDEIRA, Manuel. A onda, em Estrela da Vida Inteira. São Paul o, José Olympio, 1966.
2. Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo leia o poema de diversas maneiras:
* um grupo lerá expressando muita alegria.
* um grupo lerá expressando muita tristeza.
* um grupo lerá bem depressa.
* um grupo lerá bem devagar.
* um grupo lerá com voz bem fina.
* um grupo lerá com voz bem grossa.
3. Antes de apresentar a leitura, pedir aos grupos que treinem um pouco.
4. A seguir, entregar uma folha contendo as seguintes frases para serem completadas, como no exemplo.
* Seus olhos são azuis como a cor do céu.
a) ________ é azedo como limão.
b) ________ parece o perfume de uma flor.
c) _________é doce como açúcar.
d) _________ é rápido como um foguete.
e) _________ brilha como um sol.
f) _________ é tão forte quanto um raio.
g) _________ é gostoso como um sorvete.
h) _________ canta feliz como uma criança.
5. Pedir aos alunos que escolham um tema para criar um poema.
Sugestões:
* um passeio
* homenagem à mamae/ao papai
* elogio a um amigo
* provocação a um irmão.
Professor: Explicar aos alunos que eles deverão usar algumas das comparações do exercício anterior para criar o poema.
6. Após criarem os poemas, os alunos deverão fazer a revisão de seu texto. O professor deverá orientá-los na revisão e fazer as intervenções necessárias.
7. Pedir aos alunos que treinam os seus poemas, tentando decorá-los para recitar na roda da poesia.
Professor: Durante o treino dos alunos, seria interessante o uso do gravador para que eles possam perceber e melhorar, por exemplo, sua dicção, o tom e a entonação de suas vozes.
8. Os alunos irão recitar os seus poemas para os colegas.
Sugestão: Esse momento poderá ser planejado para que aconteça num lugar diferenciado da sala de aula, como um palco, mesmo que improvisado. Se quiserem, poderão decorá-lo.
Durante a criação do poema e na apresentação dos mesmos, o professor avaliará se os alunos:
* reconheceram a linguagem poética como uma forma de comunicação;
* conheceram o organização formal de um poema em estrofes e versos;
* descobriram a sonoridadae existente na linguagem poética, por meio da leitura oral.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/03/2012
Cinco estrelasAula muito perfeita ! :D
12/08/2011
Cinco estrelaseu achei bem legal