Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Roda da poesia

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.

Conhecer a organização formal dos poemas: versos e estrofes.

Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser alfabetizado e estar inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula

POEMA 1

 1. Entregar aos alunos o seguinte poema: 

UMA TURMA INESQUECIVEL

Conheci um gato

Chamado Lencin

Toda vez que miava

 Espirrava atchim.

***************

Conheci uma vaca

Chamada Quilate,

Dava leite branquinho

Sabor chocolate.

***************

Conheci um jumento

Chamado Merlim

Comia poeira

Cuspia capim.

***************

Conheci uma girafa

Chamada Aída

Só olhava pra cima

De tão convencida.

***************

Conheci um elefante

Chamado Fofão

Pisava de leve

Com pena do chão.

***************

Conheci uma onça

Chamada Ron Ron,

Se pintava todinha

Usava batom.

***************

Conheci, conheci

Não sei mais, esqueci.

Ei, e você também

Não conhece ninguém?

                                    MACHADO, Duda. Histórias com Poesia, Alguns Bichos & Cia. São Paulo, Ed. 34, 1997, p. 10.

2. Pedir aos alunos que leiam o poema silenciosamente.

3. Ler o poema em voz alta para que os alunos observem a sonoridade existente em cada estrofe.

4. Explicar aos alunos que a poesia (poema) possui estrofes e versos.

Estrofes: o conjunto de versos.

Versos: cada linha do poema.

5. Entregar o poema para ser colado no caderno e solicitar que pintem os versos do poema, para cada estrofe, uma cor diferente.

6. Em duplas, pedir aos alunos que releiam o poema para responder as questões a seguir, no caderno:

a) Quantos versos tem o poema?

b) Quantas são as estrofes?

c) Qual o número da estrofe na qual aparece essa rima: Aída/convencida?

d) Por que os nomes dos animais aparecem com letra maiúscula?

e) Releia a última estrofe:

Conheci, conheci,

Não sei mais, esqueci.

Ei, e você também

Não conhece ninguém?

-  A partir desse convite, escolha outro animal e escreva uma quadrinha para ele, seguindo a ideia do poema.

7. Solicitar aos alunos que revisem a sua quadrinha.

a) Você fez uma quadrinha com quatro versos?

b) Você utilizou rimas?

c) Como no poema você deu um nome próprio para o seu animal?

Professor: Os alunos poderão trocar os seus textos com os colegas para favorecer um crescimento mútuo.

Poema 2

1. O professor deverá ler o seguinte poema.

Professor: Leia por duas vezes o poema em voz alta enfatizando a sonoridade.

A onda

a onda anda

aonde anda

a onda?

ainda onda

ainda anda

aonde? aonde?

a onda a onda

               BANDEIRA, Manuel. A onda, em Estrela da Vida Inteira. São Paul o, José Olympio, 1966.

2. Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo leia o poema de diversas maneiras:

* um grupo lerá expressando muita alegria.

* um grupo lerá expressando muita tristeza.

* um grupo lerá bem depressa.

* um grupo lerá bem devagar.

* um grupo lerá com voz bem fina.

* um grupo lerá com voz bem grossa.

3. Antes de apresentar a leitura, pedir aos grupos que treinem um pouco.

4. A seguir, entregar uma folha contendo as seguintes frases para serem completadas, como no exemplo.

* Seus olhos são azuis como a cor do céu.

a) ________ é azedo como limão.

b) ________ parece o perfume de uma flor.

c) _________é doce como açúcar.

d) _________ é rápido como um foguete.

e) _________  brilha como um sol.

f) _________ é tão forte quanto um raio.

g) _________ é gostoso como um sorvete.

h) _________ canta feliz como uma criança.

5. Pedir aos alunos que escolham um tema para criar um poema.

Sugestões:

* um passeio

* homenagem à mamae/ao papai

* elogio a um amigo

* provocação a um irmão.

Professor: Explicar aos alunos que eles deverão usar algumas das comparações do exercício anterior para criar o poema.

6. Após criarem os poemas, os alunos deverão fazer a revisão de seu texto. O professor deverá orientá-los na revisão e fazer as intervenções necessárias.

7. Pedir aos alunos que treinam os seus poemas, tentando decorá-los para recitar na roda da poesia.

Professor: Durante o treino dos alunos, seria interessante o uso do gravador para que eles possam perceber e melhorar, por exemplo, sua dicção, o tom e a entonação de suas vozes.

8. Os alunos  irão recitar os seus poemas para os colegas.

Sugestão: Esse momento poderá ser planejado para que aconteça num lugar diferenciado da sala de aula, como um palco, mesmo que improvisado. Se quiserem, poderão decorá-lo.

Avaliação

Durante a criação do poema e na apresentação dos mesmos, o professor avaliará se os alunos:

* reconheceram a linguagem poética como uma forma de comunicação;

* conheceram o organização formal de um poema em estrofes e versos;

* descobriram a sonoridadae existente na linguagem poética, por meio da leitura oral.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.