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Dengue – sintomas, tratamento e prevenção

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Alessandra Kemper
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença.
Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Primeira aula: Introdução e aprofundamento sobre o tema.

Atividade 1: Leve a turma para sala de informática e comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a dengue. Este é um tema bastante comentado na mídia, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença. Pergunte quem já teve dengue ou se conhece alguém que já teve a doença. Peça para que contem sobre os sintomas e a forma de tratamento que se lembram. Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e como preveni-la.

Após a discussão, divida a turma em grupos de 3 a 4 integrantes e execute com os alunos a atividade RIVED “Dengue”:

 

Essa atividade recapitula os principais aspectos da dengue, tais como: sintomas, tratamento, prevenção, origem, ciclo de vida do mosquito, etc. As dicas sobre os sintomas da doença podem ser acessadas ao clicar nos pequenos círculos vermelhos das imagens. Avise seus alunos que eles devem clicar nesses círculos, pois eles não estão muito aparentes na imagem. Ao término da atividade, os alunos terão uma visão global acerca da doença.

Atividade 2: Nesta atividade, peça aos alunos que pesquisem sobre a dengue na internet, observem e registrem os seguintes aspectos:

  • Qual é o significado do termo "dengue" e o histórico da doença no Brasil e no mundo?
  • Qual é a forma de transmissão e o inseto responsável pela transmissão?
  • Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com dengue?
  • Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?

Neste momento, os alunos podem consultar a atividade do RIVED, bem como os site s indic ados nos recursos de aprofundamento. O objetivo é juntar informações para a confecção do material de divulgação da doença.

No final da aula, peça que os grupos, em casa, produzam algum tipo de material sobre a dengue: cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, entre outros. Deixe que os grupos usem a criatividade. Se preferir, peça que cada grupo aborde um aspecto da doença pesquisado durante a aula, de forma que os cartazes não fiquem iguais uns aos outros.

Segunda aula: Apresentação dos trabalhos.

Esta aula se destina a apresentação do material preparado pelos alunos. A critério do professor ou da turma, os alunos podem apresentar os trabalhos dentro de sala de aula ou podem compartilhá-los com o resto da escola, deixando o material exposto (colado nas paredes, por exemplo) para visitação  ou organizando uma grande feira de exposição sobre a dengue.

Observação: Dependendo da forma de apresentação escolhida, essa atividade pode requerer mais de uma aula para ser completada.

Observação 2: Professor, você pode também sugerir a seus alunos que estendam a discussão para um blog ou fórum, recursos que permitem que a discussão seja prolongada e mais aprofundada.

Atividades complementares:

Os alunos podem fazer um levantamento, na escola ou na comunidade, sobre o que as pessoas fazem para evitar a dengue. Será que todos colaboram para evitar a proliferação do mosquito? Será que todos sabem como isso pode ser feito?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.ivdrj.ufrj.br/educacao.htm - Contém diversas informações sobre a dengue.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101 – Este site trata mais dos aspectos clínicos da doença, como sintomas e tratamento.
http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-726-,00.html – Outra fonte de informações diversas com linguagem bem acessível.
Avaliação
O material produzido deve ser o principal objeto de avaliação. Observe aspectos como correção gramatical, apresentação gráfica e apresentação dos conceitos. A apresentação oral também deve ser considerada para a avaliação, seja ela dentro da sala ou para toda a escola. É importante observar a capacidade de argumentação dos alunos, bem como a consistência das idéias apresentadas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

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Opiniões

  • Sueny Mendes Silva, EMEF AGROTECNICA JOSE AUGUSTO LIRA , Paraíba - disse:
    suenyboq@gmail.com

    12/12/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, pois é um tema bastante comentado ultimamente e a forma que foi passada para os alunos foi fantástica, bem criativa. E dessa maneira que penso, que as tecnologias devem ser utilizadas na sala de aula. Os alunos aprendem "brincando" sobre assuntos tão importantes como esse. Valeu pela aula!!!


  • Bibiana Fronza Schaffer, EEB PEDRO AMERICO , Santa Catarina - disse:
    bibianafronza@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS! Usei o seu projeto com a minha turma, eles gostaram muito. Os recursos propostos, tornou a aula mais atrativa e de fácil compreensão. Valeu! Bibiana


  • ELIS CLAUDIA DE OLIVEIRTA TAVARES, ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VERCOSA DE ALBUQUERQUE , Alagoas - disse:
    claudht@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    SUA PUBLICAÇÃO FOI MUITO IMPORTANTE E VALIOSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM MINHA ESCOLA.


  • Izanete Pereira Cassiano, Secretaria Municipal de Educação de CAMPO GRANDE , Mato Grosso do Sul - disse:
    izanetecassiano@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Alessandra, sua aula vai ser muito oportuna sempre, pois nos últimos anos enfrentamos essa epidemia de dengue assustadora, e até mudarmos certos conceitos de higiene em algumas regiões, vamos ter que investir muito em nossos alunos.


  • Francisca de Assis de Jesus Silva, ESC MUN PROFª EDNEIDE SALES CAMPELO , Roraima - disse:
    frann.oi.deassis@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE


  • Tully Vicentin da Silva, Secretaria Municipal de Educação de SOROCABA , São Paulo - disse:
    tullyvicentin@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante e atrativa para as crianças, uma vez que é um tema que exige bastante reflexão e ação.


  • Mariana Gomes, Escola Duarte Coelho , Pernambuco - disse:
    marinteci@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Gostei muito da elaboração, metodologia e avaliação!


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