16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Primeira aula: Introdução e aprofundamento sobre o tema.
Atividade 1: Leve a turma para sala de informática e comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a dengue. Este é um tema bastante comentado na mídia, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença. Pergunte quem já teve dengue ou se conhece alguém que já teve a doença. Peça para que contem sobre os sintomas e a forma de tratamento que se lembram. Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e como preveni-la.
Após a discussão, divida a turma em grupos de 3 a 4 integrantes e execute com os alunos a atividade RIVED “Dengue”:
Essa atividade recapitula os principais aspectos da dengue, tais como: sintomas, tratamento, prevenção, origem, ciclo de vida do mosquito, etc. As dicas sobre os sintomas da doença podem ser acessadas ao clicar nos pequenos círculos vermelhos das imagens. Avise seus alunos que eles devem clicar nesses círculos, pois eles não estão muito aparentes na imagem. Ao término da atividade, os alunos terão uma visão global acerca da doença.
Atividade 2: Nesta atividade, peça aos alunos que pesquisem sobre a dengue na internet, observem e registrem os seguintes aspectos:
Neste momento, os alunos podem consultar a atividade do RIVED, bem como os site s indic ados nos recursos de aprofundamento. O objetivo é juntar informações para a confecção do material de divulgação da doença.
No final da aula, peça que os grupos, em casa, produzam algum tipo de material sobre a dengue: cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, entre outros. Deixe que os grupos usem a criatividade. Se preferir, peça que cada grupo aborde um aspecto da doença pesquisado durante a aula, de forma que os cartazes não fiquem iguais uns aos outros.
Segunda aula: Apresentação dos trabalhos.
Esta aula se destina a apresentação do material preparado pelos alunos. A critério do professor ou da turma, os alunos podem apresentar os trabalhos dentro de sala de aula ou podem compartilhá-los com o resto da escola, deixando o material exposto (colado nas paredes, por exemplo) para visitação ou organizando uma grande feira de exposição sobre a dengue.
Observação: Dependendo da forma de apresentação escolhida, essa atividade pode requerer mais de uma aula para ser completada.
Observação 2: Professor, você pode também sugerir a seus alunos que estendam a discussão para um blog ou fórum, recursos que permitem que a discussão seja prolongada e mais aprofundada.
Atividades complementares:
Os alunos podem fazer um levantamento, na escola ou na comunidade, sobre o que as pessoas fazem para evitar a dengue. Será que todos colaboram para evitar a proliferação do mosquito? Será que todos sabem como isso pode ser feito?
Nome | Tipo |
---|---|
Dengue | Animação/simulação |
Cinco estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/12/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, pois é um tema bastante comentado ultimamente e a forma que foi passada para os alunos foi fantástica, bem criativa. E dessa maneira que penso, que as tecnologias devem ser utilizadas na sala de aula. Os alunos aprendem "brincando" sobre assuntos tão importantes como esse. Valeu pela aula!!!
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS! Usei o seu projeto com a minha turma, eles gostaram muito. Os recursos propostos, tornou a aula mais atrativa e de fácil compreensão. Valeu! Bibiana
24/03/2010
Cinco estrelasSUA PUBLICAÇÃO FOI MUITO IMPORTANTE E VALIOSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM MINHA ESCOLA.
24/03/2010
Cinco estrelasAlessandra, sua aula vai ser muito oportuna sempre, pois nos últimos anos enfrentamos essa epidemia de dengue assustadora, e até mudarmos certos conceitos de higiene em algumas regiões, vamos ter que investir muito em nossos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante e atrativa para as crianças, uma vez que é um tema que exige bastante reflexão e ação.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Gostei muito da elaboração, metodologia e avaliação!