20/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, nesta aula vamos mostrar uma característica muito importante dos elementos químicos: a cor. Para isso, utilizaremos recursos educacionais digitais e um experimento prático.
Professor providencie os materiais listados abaixo, o suficiente para que seja possível dividir a turma em grupos de dois ou quatro alunos.
Materiais:
• Bico de Bunsen ou lamparina.
Reagentes:
• Soluções de cloreto de sódio, potássio, magnésio e ferro.
Procedimentos:
Aquecer na chama de um bico de Bunsen uma resistência de chuveiro, até que este não altere mais a cor da chama. Molhar o arame frio com de solução concentrada de cloreto de sódio e introduzir na chama. Repita o procedimento com as demais soluções.
Inicie a aula perguntando aos alunos como são formadas as cores dos fogos de artifícios, caso os alunos não respondam, peça para que eles pesquisem na internet sobre o tema. Após a pesquisa diga para os alunos abrirem a simulação presente no site: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_fogos.htm.
Essa simulação explica como as cores dos fogos de artifícios são formadas. A explicação se baseia nas transições eletrônicas ocasionadas por variação de energia. Após a simulação, peça para que os alunos façam uma redação com o tema: Como são formadas as cores dos fogos de artifícios.
Após essa explicação, peça para que os alunos abram as simulações abaixo na ordem:
Fenômeno de fluorescência do potássio
Fenômeno de fluorescência do potássio
Fenômeno da fluorescência do sódio
Fenômeno da fluorescência do lítio
Em seguida, pergunte aos alunos qual é a diferença entre as simulações apresentadas. Os alunos responderão que a diferença está nas cores emitidas por cada elemento químico. Explique aos alunos que cada elemento químico, quando exposto a energia emite uma cor característica. Peça para que pesquisem quais são as cores dos outros elementos químicos.
Entregue aos alunos o roteiro experimental que se encontra na parte preparando a aula. Peça para que os alunos leiam. Leve-os para o laboratório de Química.
No laboratório, divida a turma em grupos de dois ou três alunos. Peça para que registrem o nome do elemento e a cor característica de cada elemento, para isso, poderão fazer uma tabela como a mostrada abaixo:
Elemento Químico | Cor Característica |
Os alunos deverão entregar um relatório sobre o experimento. O relatório deve conter os procedimentos utilizados, os dados obtidos, as observações, os resultados e a conclusão.
Nome | Tipo |
---|---|
Fenômeno da fluorescência do sódio | Animação/simulação |
Fenômeno da fluorescência do lítio | Animação/simulação |
Fenômeno de fluorescência do potássio | Animação/simulação |
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