Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO UMA CRÔNICA MINEIRA

 

02/02/2010

Autor e Coautor(es)
Lúcia Helena Furtado Moura
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprofundar no conhecimento do gênero discursivo crônica e conhecer alguns aspectos formais deste gênero;

- Conhecer Minas Gerais através de textos: crônica, poesia, vídeos, sites informativos;

- Conhecer cronista Roberto Drummond e o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade;

- Relacionar o conteúdo da crônica com fatos e cidades históricas e, personagens da história de Minas Gerais: Tiradentes, Santos Dumont, Aleijadinho;

- fazer uma análise comparativa entre a crônica e o poema, focalizando o conteúdo e a forma.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já possuam os conhecimentos básicos sobre o gênero discursivo crônica e conheçam um pouco sobre poesia: forma e conteúdo.
Estratégias e recursos da aula

- Conversa informal sobre o autor da crônica a ser estudada, Roberto Drummond;

- Conversa informal sobre o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade;

- Conhecimento de algumas fontes que apresentem dados sobre o poeta: links e sites;

- Leitura  da crônica: Por que sonhas, Minas?, de Roberto Drummond;

- Leitura  do poema: Sesta, de Carlos Drummond de Andrade. 

ATIVIDADE I: leitura silenciosa e individual da crônica: Por que sonhas, Minas? de Roberto Drummond, disponível em http://janainakarina.blogspot.com/2009/11/por-que-sonhas-minas-roberto-drummond.html

- Após a leitura da crônica, o professor promoverá uma discussão sobre o conteúdo da mesma, focalizando as cidades históricas, as personagens da história de Minas Gerais, como Santos Dumont, Aleijadinho e Tiradentes e ainda as características do povo mineiro;

- O professor deverá ainda explorar a estrutura formal apresentada na crônica: a personificação de Minas Gerais, a quem o autor se dirige como em uma conversa;

- O professor poderá também explorar a linguagem metafórica empregada em toda a crônica, para caracterizar Minas Gerais: subversiva inconfidência, um sino tocando nos corações, "aqui tu acendes o fogo, incendeias os corações: ali tu és, Minas Gerais, a água na fervura, a água apagando o fogo". (e outras encontradas no texto)

ATIVIDADE II: CONTATO COM VIDEOS E SITES QUE FALAM SOBRE MINAS GERAIS

- Para saber sobre o estado de Minas Gerais, sua história e alguns mitos, lendas e festas: http://www.rosanevolpato.trd.br/lendasminasgerais.htm;

- Vídeo sobre a gente mineira/Oh Minas Gerais!: http://www.youtube.com/watch?v=MTOeXCh5ep4 ;

- Para saber sobre turismo/viagens/arte/festas populares: http://www.visiteminasgerais.com.br/.../video-minas-gerais.asp

- Para conhecer Carlos DrAummond de Andrade: carlosdrummondandrade.com.br

Após o conhecimento das informações, o professor promoverá discussões com a turma sobre o conteúdo apresentado. Com base nas fontes citadas, poderão ser selecionados os pontos para os debates com a turma.

ATIVIDADE III: LEITURA E COMENTÁRIO DO POEMA SESTA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

(O professor poderá pedir que um aluno leia, em voz alta, para toda a turma)

A família mineira

está quentando sol

sentada no chão

calada e feliz.

O filho mais moço

olha para o céu,

para o sol não,

para o cacho de bananas.

Corta ele, pai.

O pai corta o cacho

e distribui pra todos.

A família mineira

está comendo banana.

A filha mais velha

coça uma pereba

bem acima do joelho.

A saia não esconde

a coxa morena

sólida construída,

mas ninguém repara.

Os olhos se perdem

na linha ondulada

do horizonte próximo

(a cercada horta).

A família mineira

ollha para dentro.

O filho mais velho

canta uma cantiga

nem triste nem alegre,

uma cantiga apenas

mole que adormece

Só um mosquito rápido

mostra inquietação

O filho mais moço

ergue o braço rude

enxota o importuno.

A família mineira

está dormindo ao sol. (DRUMMOND, Carlos, Reunião, Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978, p 25)

Nesta ativid ade, o professor discutirá com os alunos algumas características da família mineira: fechada, limitada, introspectiva e fará uma análise comparativa com o conteúdo da crônica de Roberto Drummond.

Promoverá uma discussão dos recursos formais empregados nos dois textos: poema e prosa.

Este poema poderá ainda ser comparado com o poema Cidadezinha Qualquer de Drummond, em que o autor ressalta o modo de vida tranquilo e pacato do povo mineiro:

Casas entre bananeiras

mulheres entre laranjeiras

pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

ATIVIDADE IV: PESQUISA DE TEXTOS DE AUTORES MINEIROS

Nesta atividade, os alunos deverão pesquisar textos (crônicas ou poemas) que sejam escritos por autores mineiros.

Em grupos, apresentarão para toda a turma o que foi pesquisado. Cada grupo escolherá a melhor forma de apresentação: dramatização, declamação de poemas, leitura em forma de reportagens e outras que preferirem. Cada grupo ainda deverá apresentar à turma o autor pesquisado. 

Recursos Complementares

Saiba mais sobre crônicas em http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/literatura1

http://sitedeliteratura.com/Teoria/cronicas.htm

Conheça o cronista mineiro Roberto Drummond em http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_299.html

Saiba mais sobre Minas Gerais em www.descubraminas.com.br

Avaliação
- No decorrer das atividades, o professor deverá verificar o envolvimento e o interesse dos grupos, observando os aspectos analisados.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.