02/02/2010
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
- Aprofundar no conhecimento do gênero discursivo crônica e conhecer alguns aspectos formais deste gênero;
- Conhecer Minas Gerais através de textos: crônica, poesia, vídeos, sites informativos;
- Conhecer cronista Roberto Drummond e o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade;
- Relacionar o conteúdo da crônica com fatos e cidades históricas e, personagens da história de Minas Gerais: Tiradentes, Santos Dumont, Aleijadinho;
- fazer uma análise comparativa entre a crônica e o poema, focalizando o conteúdo e a forma.
- Conversa informal sobre o autor da crônica a ser estudada, Roberto Drummond;
- Conversa informal sobre o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade;
- Conhecimento de algumas fontes que apresentem dados sobre o poeta: links e sites;
- Leitura da crônica: Por que sonhas, Minas?, de Roberto Drummond;
- Leitura do poema: Sesta, de Carlos Drummond de Andrade.
ATIVIDADE I: leitura silenciosa e individual da crônica: Por que sonhas, Minas? de Roberto Drummond, disponível em http://janainakarina.blogspot.com/2009/11/por-que-sonhas-minas-roberto-drummond.html
- Após a leitura da crônica, o professor promoverá uma discussão sobre o conteúdo da mesma, focalizando as cidades históricas, as personagens da história de Minas Gerais, como Santos Dumont, Aleijadinho e Tiradentes e ainda as características do povo mineiro;
- O professor deverá ainda explorar a estrutura formal apresentada na crônica: a personificação de Minas Gerais, a quem o autor se dirige como em uma conversa;
- O professor poderá também explorar a linguagem metafórica empregada em toda a crônica, para caracterizar Minas Gerais: subversiva inconfidência, um sino tocando nos corações, "aqui tu acendes o fogo, incendeias os corações: ali tu és, Minas Gerais, a água na fervura, a água apagando o fogo". (e outras encontradas no texto)
ATIVIDADE II: CONTATO COM VIDEOS E SITES QUE FALAM SOBRE MINAS GERAIS
- Para saber sobre o estado de Minas Gerais, sua história e alguns mitos, lendas e festas: http://www.rosanevolpato.trd.br/lendasminasgerais.htm;
- Vídeo sobre a gente mineira/Oh Minas Gerais!: http://www.youtube.com/watch?v=MTOeXCh5ep4 ;
- Para saber sobre turismo/viagens/arte/festas populares: http://www.visiteminasgerais.com.br/.../video-minas-gerais.asp
- Para conhecer Carlos DrAummond de Andrade: carlosdrummondandrade.com.br
Após o conhecimento das informações, o professor promoverá discussões com a turma sobre o conteúdo apresentado. Com base nas fontes citadas, poderão ser selecionados os pontos para os debates com a turma.
ATIVIDADE III: LEITURA E COMENTÁRIO DO POEMA SESTA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
(O professor poderá pedir que um aluno leia, em voz alta, para toda a turma)
A família mineira
está quentando sol
sentada no chão
calada e feliz.
O filho mais moço
olha para o céu,
para o sol não,
para o cacho de bananas.
Corta ele, pai.
O pai corta o cacho
e distribui pra todos.
A família mineira
está comendo banana.
A filha mais velha
coça uma pereba
bem acima do joelho.
A saia não esconde
a coxa morena
sólida construída,
mas ninguém repara.
Os olhos se perdem
na linha ondulada
do horizonte próximo
(a cercada horta).
A família mineira
ollha para dentro.
O filho mais velho
canta uma cantiga
nem triste nem alegre,
uma cantiga apenas
mole que adormece
Só um mosquito rápido
mostra inquietação
O filho mais moço
ergue o braço rude
enxota o importuno.
A família mineira
está dormindo ao sol. (DRUMMOND, Carlos, Reunião, Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978, p 25)
Nesta ativid ade, o professor discutirá com os alunos algumas características da família mineira: fechada, limitada, introspectiva e fará uma análise comparativa com o conteúdo da crônica de Roberto Drummond.
Promoverá uma discussão dos recursos formais empregados nos dois textos: poema e prosa.
Este poema poderá ainda ser comparado com o poema Cidadezinha Qualquer de Drummond, em que o autor ressalta o modo de vida tranquilo e pacato do povo mineiro:
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ATIVIDADE IV: PESQUISA DE TEXTOS DE AUTORES MINEIROS
Nesta atividade, os alunos deverão pesquisar textos (crônicas ou poemas) que sejam escritos por autores mineiros.
Em grupos, apresentarão para toda a turma o que foi pesquisado. Cada grupo escolherá a melhor forma de apresentação: dramatização, declamação de poemas, leitura em forma de reportagens e outras que preferirem. Cada grupo ainda deverá apresentar à turma o autor pesquisado.
Saiba mais sobre crônicas em http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/literatura1
http://sitedeliteratura.com/Teoria/cronicas.htm
Conheça o cronista mineiro Roberto Drummond em http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_299.html
Saiba mais sobre Minas Gerais em www.descubraminas.com.br
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