19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Pesca |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Professor inicie sua aula conversando com os alunos acerca da importância da pesca. Que setores/grupos de pessoas dependem desta atividade? Que fatores interferem na pesca? Que aspectos ecológicos estão envolvidos neste ofício?
Para ilustrar a pesca sugerimos o seguinte recurso de aprendizagem do Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/8354/1/peixe.jpg
Esta imagem refere-se à pesca artesanal ou à pesca industrial? Por quê? Quais aspectos da pesca artesanal são pontos ecológicos fortes e quais aspectos são ruins do ponto de vista ecológico e econômico?
Instrua os alunos a abrir o endereço a seguir. Ele traz um jogo interessante que mostra a dinâmica da pesca, o difícil equilíbrio entre os aspectos econômicos e ecológicos.
http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/climate_change/anim/toc/index.htm
Após o jogo, trabalhe com os alunos as dificuldades encontradas na atividade e quais os fatores que interferiram no sucesso de seu jogo.
Este vídeo trabalha questões relativas à pesca, ao consumo de pescados e a alternativa encontrada em alguns países europeus para minimizar os impactos da pesca na natureza: a aqüicultura.
O peixe do futuro
A Webquest sugerida é uma proposta de pesquisa direcionada, elaborada por professores de Portugal. É interessante, apenas necessita de pequenas adaptações para o trabalho focado nos rios e mares do Brasil. Peça aos alunos para pesquisarem na internet as questões propostas nesta webquest e entregarem um relatório impresso.
http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=456
Para alunos da educação profissional, um trabalho interessante é propor que eles montem uma propriedade modelo na produção de pescados. Peça que eles pesquisem os peixes da região mais indicados para a criação, e os fatores ambientais que podem afetar o empreendimento. Para embasar o trabalho deles, sugerimos a leitura do artigo disponível no endereço abaixo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100032
Outra sugestão para o trabalho com alunos do ensino profissionalizante é a distribuição de artigos para leitura e posterior apresentação estilo seminário. Abaixo uma seleção de artigos, todos da Biblioteca Scielo Brasil, referentes ao tema abordado nesta aula:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982007001000009&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982007001000004&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982008000200002&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000500026&lng=en&nrm=iso
Para o professor encontrar mais artigos do seu interesse, recomendamos clicar sobre o botão “subject” do grupo de botões “article”, conforme mostra a figura abaixo:
Após isto, escrever a palavra chave no campo e clicar sobre o botão “search”.
Como parte da avaliação, peça aos alunos para fazerem individualmente um mapa conceitual sobre a pesca, suas variantes e implicações econômicas e ecológicas. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer a uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula.
Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:
• Fazer anotações
• Resolver problemas
• Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
• Preparar-se para avaliações
• Identificar a integração dos tópicos
Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, disponível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf. Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/ ou http://cmap.ihmc.us/.
Nome | Tipo |
---|---|
O peixe do futuro | Vídeo |
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! sua aula é excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula sobre pesca artesanal é muito boa para diferenciarmos os tipos de pesca a artesanal, sem agredir a natureza e a pesca predatória ou seja a industrializa, pois este tipo de pesca causa bastante danos a biodiversidade marinha. Renato Siqueira