02/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O ALUNO CONHECERÁ COMO SE DÁ O FUNCIONAMENTO DO SISTEM RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO DOS ALIMENTOS E EXTRAÇÃO DE PROTEINAS, VITAMINAS E OUTROS BENEFICIOS PARA O CORPO HUMANO, ASSIM COMO O RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DO RESIDUOS QUE DEVEM SER ESPELIDOS DO NOSSO ORGANISMO.
TODO O SISTEM DIGESTÓRIO, A BOCA, SALIVA, DENTES, ESOFAGO, ESTOMAGO, FÍGADO, INTESTINO GROSSO, INTESTINO DELGADO E ANUS.
- Levar papel kraft para a sala de aula;
- Escolher um aluno para ser o manequim do corpo humano;
- Esticar o papel Kraft no chão, deitando o aluno em cima do papel e contornarmos o aluno colando o desenho no quadro para ser completado;
- Entregar um desenho de um boneco representando o corpo humano em folha sulfite,
- Solicitar aos alunos que pintem o boneco de acordo com sua visão pessoal,
- Colar o Sistema Digestório que desenhamos em casa dentro do desenho do aluno que se encontra no papel Kraft.
- Explicaremos sobre os sistemas do corpo humano que são: o Circulatório, Respiratório, Digestório, Excretor ou Urinário, Endócrino (Hormônios), Linfático, Muscular, Nervoso, Reprodutor, Sensorial (Sentidos).
- Estimulando a criatividade dos alunos, estaremos entregando um desenho contendo o sistema Digestório que será colado dentro do primeiro boneco entregue no início da aula.
- Solicitaremos aos alunos se algum deles reconhece os órgãos do sistema Digestório que estamos apresentando, durante a explanação estaremos completando o desenho com os nomes dos órgãos no quadro de giz. E simultaneamente os alunos completarão no seu caderno.
- Após toda a explanação do sistema Digestório, estaremos elaborando com os alunos um texto coletivo e direcionado, explicando a importância de cada órgão deste sistema.
- Será repassado um vídeo gravado do you tube (disponível em: www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU) que traz com maior clareza ao conteúdo do sistema Digestório. Tendo como tempo de duração 10 min.
- Escreveremos no quadro de giz o texto a ser utilizado no preenchimento da palavra cruzada.
- Posteriormente faremos a atividade de cruzadinhas retirado do site:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv5.htm,
- Os alunos tentarão fazer a cruzada individualmente, se não conseguirem será permitido fazerem em dupla e se não terminarem na sala deverão terminar em casa.
- Será feito a correção do texto e da palavra cruzada, durante a correção solicitaremos para que diversos alunos façam a leitura do texto e o mesmo será feito durante a correção.
- Levaremos os alunos para a sala de informática NTE, e solicitaremos que os alunos acessem a dois sítios que complementam a explanação do conteúdo de sistema digestório e sistema circulatório.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/ atividades/sist_dig/
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/05/2010
Cinco estrelasPedagogicamente estimulante e informativo