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A vida no mar

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Pesca
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Proporcionar conhecimento sobre as adaptações dos seres vivos no bioma marinho. Evidenciar a cadeia alimentar no bioma marinho. Conhecer sobre os termos benton, nécton e plâncton, e quais seres vivos os compõem.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de ecologia. Bioma, ecossistema, comunidade e população.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1456/imagens/labinformatica.png

Professor inicie sua aula, levando os alunos ao laboratório de informática. Ali, introduza o tema da aula, a vida marinha, questionando os educandos a respeito dos conhecimentos prévios que eles têm sobre a vida no mar. Que fatores interferem na vida marinha? Que formas de vida existem no bioma marinho? De que forma o homem atua e influencia na ecologia deste bioma?
Para enriquecer a aula, sugerimos alguns recursos de mídia.
Vídeo sobre a pesquisa na proteção dos corais. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16150/corais.flv
Discuta com os alunos qual a importância de proteger os corais para outras espécies e para as atividades econômicas humanas.
O áudio “Direto das praias” fala sobre a responsabilidade ambiental de cada um na manutenção deste bioma. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11555/direto_das_praias-programa_54.avi


Um vídeo muito bonito e vale a pena ser mostrado é o indicado abaixo.
http://www.metacafe.com/watch/2166196/dolphins_clip/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1456/imagens/golfinhos.jpg


O vídeo mostra um raro momento, um “estouro” de golfinhos, um grupo muito grande destes indivíduos nadando e saltando na região.
Caso o professor deseje trabalhar com Webquest, sugerimos “O mundo aquático marinho” que aborda questões relativas aos recifes de corais. http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-2/2-6/processo.htm e também outra com uma atividade simples e reflexiva, intitulado “Animais marinhos”, disponível em: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=6206&id_pagina=1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1456/imagens/atividade.gif

Agora é hora de fazer os alunos produzirem. Divida a turma em pequenos grupos. Distribua para cada grupo um tema a ser pesquisado (abaixo listamos uma série de exemplos). O resultado das pesquisas será registrado por meio de uma wiki. A ferramenta wiki pode abrir possibilidades interessantes de ensino e aprendizagem. A wiki nada mais é que um espaço público onde é possível editar, escrever e salvar. Na prática, as ferramentas online criam páginas, que funcionam como avançados editores de textos na web, onde as pessoas podem alterar ou adicionar mais informações sobre aquele tema. Elas podem ser acessadas de qualquer computador conectado á internet compartilhadas, editadas e salvas.
Veja aqui algumas dicas de ferramentas para criar sua wiki:
PBWiki

http://pbwiki.com/
Com interface simples e leve, o PBWiki é uma das melhores e mais populares opções para wikis pessoais pela facilidade em criar, editar e linkar novas páginas.
Na página inicial, clique no botão “Create a wiki”. Abrirá uma nova página, onde pedirá que você entre com seus dados se já for cadastrado, ou que faça seu cadastro, caso seja a primeira vez que entra na wiki. Também pede que nomeie a wiki a ser criada e escolha entre as opções individuais, educação e negócios.
Após a criação da wiki, abre-se uma nova página. Nela é possível configurar se a wiki será visualizada e editada por qualquer pessoa, ou apenas pelas pessoas convidadas por você.
Assim que você define estas possibilidades já é possível escrever em sua nova página wiki. A página que se abre possibilita escrever um comentário inicial, e no canto direito há botões que o remetem para o editor de texto da wiki. Escreva seu texto, salve e publique a wiki. Pronto! Agora é só convidar as pessoas que você deseja que compartilhe, adicione informações e alterações para sua wiki.

A pesquisa deverá conter imagens e informações relevantes e de interesse geral.
1) Fatores Abióticos que interferem na vida marinha.
2) Fundo do mar - sistema litorâneo (características, formas de vida encontradas)
3) Fundo do mar - sistema abissal (características, formas de vida encontradas)
4)Massa de água - zona nerítica (características, formas de vida encontradas)
5) Massa de água - zona pelágica (características, formas de vida encontradas)
6) Massa de água - zona batial (características, formas de vida encontradas)
7) Massa de água - zona abissal (características, formas de vida encontradas)
8) Adaptações dos seres vivos às zonas eufótica, disfótica e afótica.
9) Plânctons(característica gerais e exemplos)
10) Nécton (características gerais e exemplos)
11) Bentos (características gerais e exemplos)
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1456/imagens/marinelife.jpg

Imagem de Thinkpanamá do Site Flickr.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pesquisa para proteger corais Vídeo
Direto das praias Vídeo
Avaliação
A avaliação poderá ser feita sobre a produção dos alunos.
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