02/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
• Saber porque os vulcões existem;
• Conhecer como e porque ocorrem as erupções;
• Entender porque uns estão em atividade e outros não;
• Explicar que existem tipos diferentes de vulcões.
Estudo de formação de rochas e sobre o núcleo da terra.
Os alunos deverão conhecer o que ocorre com os vulcões, a metodologia utilizada deverá utilizar exemplos de fácil compreensão, procurando relacionar os novos assuntos com os que estes já conhecem. Os alunos deverão ter um espaço para falar o que sabem e o que aprenderam sobre o novo conteúdo, deve-se saber a concepção prévia destes para se iniciar as discussões sobre o conteúdo, assim estes poderão construir os novos conceitos e dessa forma assimilar de maneira clara o assunto das aulas.
Material necessário:
Folhas para as redações.
O professor deverá iniciar uma discussão com os alunos sobre o assunto, as perguntas geradoras devem ser:
1. Alguém já viu alguma vez um vulcão, ao vivo ou pela televisão?
2. O que um vulcão faz?
3. Pra que vocês acham que os vulcões existem?
Após essa breve discussão, os alunos deverão escrever uma pequena redação sobre o que eles já conhecem sobre os vulcões e depois discutir em grupos de 5 pessoas. Os grupos deverão ser formados por meio de sorteio.
Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.
Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.
Primeira atividade:
- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre
Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.
Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.
Primeira atividade:
- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre;
Segunda Atividade
A pergunta que e professor deve lançar nessa segunda atividade é: Como os vulcões funcionam? , após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos, lembrando que este sempre deve aproveitar esses para a explicação do conteúdo, o professor terá de explicar como os vulcões funcionam, para que estes existem, a importância dos vulcões para a formação da crosta terrestre.
Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.
Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.
Primeira atividade:
- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre
Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.
Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.
Primeira atividade:
- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre;
Segunda Atividade
A pergunta que e professor deve lançar nessa segunda atividade é: Como os vulcões funcionam? , após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos, lembrando que este sempre deve aproveitar esses para a explicação do conteúdo, o professor terá de explicar como os vulcões funcionam, para que estes existem, a importância dos vulcões para a formação da crosta terrestre.
Material necessário:
Computador
Data show ou TV
Primeira atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa primeira atividade é: Existem vulcões que não funcionam? ,após ouvir as respostas o professor deve explicar a diferença entre os três tópicos da aula, citando exemplos, com vídeos e fotos.
Segunda atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa segunda atividade é: Existem diferentes tipo de vulcõe? ,a partir das respostas o professor deverá explicar sobre os diferentes tipos de vulcões, mostrando com exemplos de vídeos, como cada um desses funciona.
Terceira atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa terceira atividade é: Onde existem vulcões? , após ouvir as respostas, o professor deve levar sites e expor para os alunos onde existem vulcões.
br/storage/discovirtual/aulas/14570/imagens/vulcao1.jpg" />Material necessário:
Computador
Data show ou TV
Primeira atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa primeira atividade é: Existem vulcões que não funcionam? ,após ouvir as respostas o professor deve explicar a diferença entre os três tópicos da aula, citando exemplos, com vídeos e fotos.
Segunda atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa segunda atividade é: Existem diferentes tipo de vulcõe? ,a partir das respostas o professor deverá explicar sobre os diferentes tipos de vulcões, mostrando com exemplos de vídeos, como cada um desses funciona.
Terceira atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa terceira atividade é: Onde existem vulcões? , após ouvir as respostas, o professor deve levar sites e expor para os alunos onde existem vulcões.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o – Enciclopédia livre, com várias informações bem interessantes.
http://www.cprm.gov.br/Aparados/index.htm - Explicação sobre os vulcões em território brasileiro.
http://www.brasilescola.com/geografia/vulcoes.htm - Com dados interessantes sobre os vulcões.
http://www.terra.com.br/criancas/ciencias/o_vulcao.htm - Interessante para se propor uma atividade para os alunos.
http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Vulc%C3%A3o - Uma conceituação sobre vulcões.
1. Incentivar um trabalho em dupla (que deve ser determinada por meio de sorteio), este será uma pesquisa, onde na próxima aula as duplas deverão apresentar sobre um vulcão que eles pesquisaram.
2. Propor uma pesquisa sobre reportagens falando sobre recentes erupções vulcânicas e escrever um texto explicando a matéria selecionada.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/11/2010
Cinco estrelasBela sequencia didática!!! Sou professora de língua inglesa e portuguesa, mas estou tocando um projeto científico e pude complementar o trabalho do prof. de geografia com as informações que você disponibilizou tão bem!! Congrats!!!