Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vulcões

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Vianna de Souza
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Saber porque os vulcões existem;
• Conhecer como e porque ocorrem as erupções;
• Entender porque uns estão em atividade e outros não;
• Explicar que existem tipos diferentes de vulcões.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo de formação de rochas e sobre o núcleo da terra.

Estratégias e recursos da aula
                   

Os alunos deverão conhecer o que ocorre com os vulcões, a metodologia utilizada deverá utilizar exemplos de fácil compreensão, procurando relacionar os novos assuntos com os que estes já conhecem. Os alunos deverão ter um espaço para falar o que sabem e o que aprenderam sobre o novo conteúdo, deve-se saber a concepção prévia destes para se iniciar as discussões sobre o conteúdo, assim estes poderão construir os novos conceitos e dessa forma assimilar de maneira clara o assunto das aulas.

Aula 1- O que os alunos conhecem sobre o assunto?

Material necessário:

Folhas para as redações.

O professor deverá iniciar uma discussão com os alunos sobre o assunto, as perguntas geradoras devem ser:

1. Alguém já viu alguma vez um vulcão, ao vivo ou pela televisão?
2. O que um vulcão faz?
3. Pra que vocês acham que os vulcões existem?

Após essa breve discussão, os alunos deverão escrever uma pequena redação sobre o que eles já conhecem sobre os vulcões e depois discutir em grupos de 5 pessoas. Os grupos deverão ser formados por meio de sorteio.

Aula 2: Para que existem os vulcões, como e por que eles entram em erupção?

Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.

Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.

 Primeira atividade:

- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre

Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.

Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.

 Primeira atividade:

- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre;

Secção transversal através de um Estratovulcão (escala vertical é exagerada):
1. Câmara magmática
2. Rocha
3. Chaminé
4. Base
5. Depósito de lava
6. Fissura
7. Camadas de cinzas emitidas pelo vulcão
8. Cone 9. Camadas de lava emitidas pelo vulcão
10. Garganta
11. Cone parasita
12. Fluxo de lava
13. Ventilação
14. Cratera
15. Nuvem de cinza
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o

 Segunda Atividade

A pergunta que e professor deve lançar nessa segunda atividade é: Como os vulcões funcionam? , após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos, lembrando que este sempre deve aproveitar esses para a explicação do conteúdo, o professor terá de explicar como os vulcões funcionam, para que estes existem, a importância dos vulcões para a formação da crosta terrestre.

Aula 3 – O que são vulcões ativos, inativos e extintos? Onde tem vulcões?

Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.

Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.

 Primeira atividade:

- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre

Material necessário:
Computador;
Data show ou televisão conectada ao computador.

Essa aula será a mais expositiva das 3, pois é quando o professor irá apresentar os novos conceitos para os alunos.

 Primeira atividade:

- O professor deve iniciar a aula com a pergunta inicial da atividade: Como é um vulcão? , após ouvir um pouco das ideias prévias do aluno ele deverá colocar a figura abaixo em uma televisão ou data show, depois explicar cada item para que o aluno entenda qual a função de cada um desses componentes e porque cada um desses ocorre;

Secção transversal através de um Estratovulcão (escala vertical é exagerada):
1. Câmara magmática
2. Rocha
3. Chaminé
4. Base
5. Depósito de lava
6. Fissura
7. Camadas de cinzas emitidas pelo vulcão
8. Cone 9. Camadas de lava emitidas pelo vulcão
10. Garganta
11. Cone parasita
12. Fluxo de lava
13. Ventilação
14. Cratera
15. Nuvem de cinza
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o

 Segunda Atividade

A pergunta que e professor deve lançar nessa segunda atividade é: Como os vulcões funcionam? , após ouvir os conhecimentos prévios dos alunos, lembrando que este sempre deve aproveitar esses para a explicação do conteúdo, o professor terá de explicar como os vulcões funcionam, para que estes existem, a importância dos vulcões para a formação da crosta terrestre.

Aula 3 – O que são vulcões ativos, inativos e extintos? Onde tem vulcões?

Material necessário:
Computador
Data show ou TV

 Primeira atividade

A pergunta que o professor deve lançar nessa primeira atividade é: Existem vulcões que não funcionam? ,após ouvir as respostas o professor deve explicar a diferença entre os três tópicos da aula, citando exemplos, com vídeos e fotos.

 Segunda atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa segunda atividade é: Existem diferentes tipo de vulcõe? ,a partir das respostas o professor deverá explicar sobre os diferentes tipos de vulcões, mostrando com exemplos de vídeos, como cada um desses funciona.

 Terceira atividade

A pergunta que o professor deve lançar nessa terceira atividade é: Onde existem vulcões? , após ouvir as respostas, o professor deve levar sites e expor para os alunos onde existem vulcões.

br/storage/discovirtual/aulas/14570/imagens/vulcao1.jpg" />

Material necessário:
Computador
Data show ou TV

 Primeira atividade

A pergunta que o professor deve lançar nessa primeira atividade é: Existem vulcões que não funcionam? ,após ouvir as respostas o professor deve explicar a diferença entre os três tópicos da aula, citando exemplos, com vídeos e fotos.

 Segunda atividade
A pergunta que o professor deve lançar nessa segunda atividade é: Existem diferentes tipo de vulcõe? ,a partir das respostas o professor deverá explicar sobre os diferentes tipos de vulcões, mostrando com exemplos de vídeos, como cada um desses funciona.

 Terceira atividade

A pergunta que o professor deve lançar nessa terceira atividade é: Onde existem vulcões? , após ouvir as respostas, o professor deve levar sites e expor para os alunos onde existem vulcões.

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o – Enciclopédia livre, com várias informações bem interessantes.
http://www.cprm.gov.br/Aparados/index.htm - Explicação sobre os vulcões em território brasileiro.
http://www.brasilescola.com/geografia/vulcoes.htm - Com dados interessantes sobre os vulcões.
http://www.terra.com.br/criancas/ciencias/o_vulcao.htm - Interessante para se propor uma atividade para os alunos.
http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Vulc%C3%A3o - Uma conceituação sobre vulcões.

Avaliação

1. Incentivar um trabalho em dupla (que deve ser determinada por meio de sorteio), este será uma pesquisa, onde na próxima aula as duplas deverão apresentar sobre um vulcão que eles pesquisaram.
2. Propor uma pesquisa sobre reportagens falando sobre recentes erupções vulcânicas e escrever um texto explicando a matéria selecionada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Priscila, Escola particular , São Paulo - disse:
    pnunes_silva@pop.com.br

    06/11/2010

    Cinco estrelas

    Bela sequencia didática!!! Sou professora de língua inglesa e portuguesa, mas estou tocando um projeto científico e pude complementar o trabalho do prof. de geografia com as informações que você disponibilizou tão bem!! Congrats!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.