Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HOJE TEM BRINCADEIRA?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o uso da criatividade individual e em grupo através da  prática de brincadeiras infantis.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário trabalhar conteúdos previamente.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

  • Todos gostamos de brincar, mais a brincadeira se torna mais interessante quando não necessitamos de muitos instrumentos para realizar certas atividades. Vamos lembrar das brincadeiras que fazemos com nossos colegas de rua, nas férias, no recreio? Quantas atividades podemos fazer usando a criatividade?

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

FELDMAN.COM.BR Disponível em: http://pat.feldman.com.br/wp-content/uploads/2007/07/Picture-2.png acesso: 02/12/2009.

  • De que podemos brincar, utilizando poucos ou nenhum instrumento? Apenas nosso corpo e muita imaginação?

SUGESTÃO

INSTRUMENTALIZAÇÃO

  • O direito à brincadeira é reconhecido como essencial ao desenvolvimento infantil.
  • Brincar é criar, tomar iniciativas. É aprender as regras e limites para que o jogo funcione.
  • Neste momento apresente aos alunos a imagem a seguir:

undefined

BLOGSPOT.COM Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_A22AWrUfXH8/R1SGO44IenI/AAAAAAAAAD0/ELl6gXBbIzg/s1600-R/Digitalizar0001.jpg acesso em: 02/12/2009.

ATIVIDADE 1

  1. Questione sobre o que cada um pensa ao observar a imagem.
  2. Converse com seus alunos sobre qual tipo de brincadeira cada um gosta?
  3. Após conversa combine uma troca de experiências, o professor irá propor algumas atividades para que num segundo momento possa conversar sobre cada uma com os alunos.

Apresente aos alunos algumas brincadeiras que resistiram ao tempo.

AMARELINHA

undefined

ZIP.NET Disponível em:  http://enarducci.zip.net/images/Amarelinha.jpg acesso em: 02/12/2009.

  • Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra.
  • Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar)  Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. 
  • Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.
REGRAS:
  1. Joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
  2. Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
  3. Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
  4. Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.
BARRA MANTEIGA

undefined

TVCULTURA.COM.BR  Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras/manteiga.gif acesso em: 02/12/2009.

  • As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima.
  • As equipes ficam posicionadas nos campos 1 e 3 e o campo 2 é o espaço para correr.
  • A brincadeira começa quando um participante vai até a equipe adversária e bate com uma mão na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para a sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. Caso o que bateu seja pego passa a jogar na outra equipe.
  • Vence o time que pegar todos os adversários.
  • Após a realização das atividades sente com os alunos e converse sobre cada uma:
  1. O que cada um achou das atividades?
  2. Já conheciam estas brincadeiras, neste mesmo formato?

Brincar é coisa séria

  • Antes de finalizar a conversa, divida à turma em quatro equipes, cada equipe deverá escolher uma brincade ira para apresentar à  turma, os alunos deverão passar a todos as regras para que cada brincadeira possa ser real izada.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

  1. Por quê brincar faz bem?
  2. Qual será a melhor brincadeira para o desenvolvimento infantil?
  3. O que po de-se aprender através do brincar?
  4. Quem não gosta de brincar?
  5. Você brinca todo dia?
  • Através das brincadeiras infantis, as crianças conseguem desenvolver noções de espaço, lateralidade, coordenação motora, além estimular a interação com o grupo e tantas outras habilidades. Essa brincadeiras não devem estar presente apenas na Educação Infantil, devendo também fazer parte do Ensino Fundamental Inicial.

CATARSE

  • Na verdade, as brincadeiras devem ser vistas como as principais atividades na vida das crianças, pois ao observarmos crianças brincando, podemos compreender como cada uma vê e constrói seu mundo, como elas gostariam que ele fosse, o que as preocupam e os problemas que as cercam.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

  • Escolher duas crianças uma para ser o Anjo do Bem e a outra o Anjo Mal. Uma outra criança dá a cada uma das outras restantes um nome de fruta, ou uma cor, cochichando-lhe no ouvido.
  • Inicia-se o jogo com o diálogo: Toc, Toc
  • A mesma criança que escolheu o nome das frutas e que designou a cada é o porteiro e diz:
  1. Quem bate?
  2. Dependendo da vez, a criança que bate responde: Anjo do Bem ou Anjo do Mal
  3. A criança ( porteiro) diz: O que você quer?
  4. Anjo do Bem ou Anjo do Mal responde: Uma fruta (ou cor )
  5. A criança ( porteiro) pergunta: Que fruta? (ou cor)

  • A partir daí, o Anjo do Bem ou o Anjo do Mal tem três opções.
  • Se entre as três opções não tiver nenhuma criança que tenha o nome da fruta( ou cor), será então a vez do outro anjo. Se acertar, a criança (fruta ou cor) pertencerá ao Anjo que acertou.
  • Ganha quem possuir mais crianças.
  • Exige noção de ordem e alteração por parte dos anjos do Bem e Mal.
  • Também é necessário que as crianças memorizem as frutas ou cores que as representam.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brincar é coisa séria Áudio
Recursos Complementares

PSICOPEDAGOGIABRASIL.COM.BR Disponível em: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm acesso em: 03/12/2009.

Avaliação

Através da participação nos momentos de prática, conversa, através da observação da criatividade no momento da apresentação da brincadeira à turma, com os seguintes critérios:

  • Participou ativamente das atividades propostas
  • Realizou as pesquisas
  • Compreender a importância da brincadeira e do respeito as regras
  • Sugeriu brincadeiras para a turma e colaborou para confeccionar um caderno de brincadeiras
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.