19/01/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas nestas aulas são:
Atividade 1
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles acham que há algum horário do dia que seja melhor para abastecer um carro ou uma moto. Após as discussões, estando os alunos organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas, o professor deverá apresentar o recurso abaixo postado:
Este recurso apresenta um guia esquemático de um experimento que permite ao aluno verificar a variação do volume do ar contido dentro de uma lata através do deslocamento de água em uma mangueira ligada à lata, quando esta é aquecida ou resfriada.
A idéia do experimento é verificar a variação do volume do ar contido dentro de uma lata através do deslocamento de água numa mangueira ligada à lata. Quando a lata é aquecida, o ar de dentro dela também o é. O ar ao ser aquecido dilata (aumenta seu volume) precisando ocupar um espaço maior. Existe uma proporção entre o deslocamento da água na mangueira e a variação do volume do ar. O inverso pode ser feito esfriando a lata (colocando gelo em volta, por exemplo) e observando a água na mangueira (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem do experimento
Observamos que a lista dos materiais necessários para a realização deste experimento encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de materiais necessários para a realização do experimento
Item | Observações |
Uma lata de leite em pó vazia | |
Uma mangueira de equiposoro | O equiposoro serve para controlar o fluxo de soro e é encontrado em farmácias. |
Durepox | |
Fita crepe | Ou qualquer outra fita adesiva que não descole ao ser molhada. |
Uma régua de 50 centímetros |
No processo de montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções para os alunos:
Figura 2 – Equiposoro desmontado.
Ressaltamos que é importante que o professor acompanhe atentamente o desenvolvimento do experimento por cada grupo, auxiliando-os sempre que necessário.
Neste experimento os alunos iram visualizar que quando o ar é aquecido ele irá ocupar mais espaço ou em outras palavras irá se dilatar e deslocar a água contida no equisoro.
Atividade 2
Ao término da experiência, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles aprenderam com o experimento realizado: Dilatação dos materiais. É importante que o professor tente aliar a prática (experimento) com os conceitos teóricos abordados nesta experiência, de forma a propiciar a construção do conhecimento pelos alunos.
Visando favorecer a construção do conhecimento dos conceitos abordados nestas aulas, sugerimos que o professor peça para os alunos assistirem o vídeo encontrado no seguinte site:
http://br.youtube.com/watch?v=6K_rrBFhSs0
Figura 3 – Imagem do vídeo: dilatação de sólidos, líquidos e gasosos.
Este vídeo explica de uma forma divertida a dilatação dos materiais, trazendo uma experiência para a dilatação dos sólidos, um exemplo da dilatação dos gases e uma curiosidade sobre a dilatação dos líquidos.
Feito isto, sugerimos que o professor retome a pergunta formulada aos alunos no início destas aulas e favoreçar que eles cheguem a conclusão de que o melhor horário do dia para se abastecer o carro é, em geral, no período matutino, quando a temperatura é mais baixa. Assim, os motoristas ganharão um pouco mais de combustível quando a temperatura esquentar, por causa da dilatação volumétrica do combustível.
SUGESTÃO: Peça para os alunos (os grupos já formados) pesquisarem um fenômeno muito curioso sobre a dilatação da água, que é a Anomalia da dilatação entre as temperaturas 4ºC e 0 ºC. Além disso, os alunos deverão pesquisar qual a importância da citada anomalia para a vida terrestre. É recomendável que eles apresentem o resultado desta pesquisa em formato de uma “palestra”, utilizando recursos áudio-visuais, de forma a desenvolverem a criatividade, eloquência etc..
Observamos que abaixo encontram-se sugestões de sites que versam sobre o fenômeno a ser pesquisado e sobre como fazer uma transparência.
Sugestões de links sobre a anomalia da água:
http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u66.jhtm
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_34.asp
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/38073307.html
http://www.infoescola.com/termodinamica/dilatacao-anomala-da-agua/
Site sobre como montar uma transparência:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060721181425AAhxTiH
Recursos Complementares
Teoria e experimentos:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_17.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_18.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_19.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_36.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_37.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_38.asp
Nome | Tipo |
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Dilatação e contração - 1 | Experimento prático |
Duas estrelas 1 classificações
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19/05/2011
Duas estrelaseu acho que essa dilataçoa está um pouco sem explicaçao deve conter varias explicaçao alem de essas