Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A poesia na música

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar elementos da linguagem poética na música
2. Estabelecer relações entre música e poesia.
3. Etender que a música e poesia apresentama semelhanças.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa
1. Conversar com os alunos sobre o interesse que eles têm por música. Ver quais são os tipos de música que preferem e a razão desta preferência.
2. Após esta conversa  iniciar um diálogo sobre a leitura de poesias, verificando  se os alunos gostam ou não deste gênero,que tipo de poesias gostam de ler, quando lêem poesias.Pedir que os alunos sempre justifiquem todas as respostas. Atentar para o que eles dizem a respeito do fato de gostarem ou não de poesias.Anotar os pontos principais das respostas dadas, os motivos apresentados pelos alunos.
3. Promover uma discussão sobre  diferenças e semelhanças entre poesias e músicas. Levantar o seguinte problema para a discussão: Por que todas as pessoas gostam de música e muitas pessoas não gostam de ler poesias?

2ª Etapa
1. Após as discussões feitas na 1ª etapa propor o seguinte trabalho em grupo.
2. Trabalho em grupo. Organizar a turma em grupos de 4 alunos para fazerem a seguinte tarefa:
2.1. Escolher um cantor, um autor ou uma banda de música de acordo com a preferência do grupo. Links para pesquisa

http://www.musicasparabaixar.org/

http://www.musicas.ws/


2.2. Pesquisar na internet ou em revistas ou em outros meios disponíveis para o grupo as músicas do cantor, autor ou banda de música escolhido.
2.3. Pesquisar na internet, revistas ou em outros meios disponíveis informações sobre a vida, obra e o contexto histórico social em que se insere o músico.
2.3. Dentre as músicas escolhidas, selecionar três (03) que sejam mais interessantes ou significativas para o grupo.
2.4. Pedir ao grupo para fazerem uma análise das músicas, observando os seguintes elementos: Conteúdo,tema,objetivo comunicativo principal do autor, mensagem pretendida, a linguagem poética, isto é, número de versos,número de estrofes, rima,métrica, figuras de linguagem.
2.5. Comparar as letras de músicas e identificar diferenças e semelhanças, quanto á forma, conteúdo e linguagem poética.
2.6. Fazer anotações das informações e da análise feita.
2.7. Escrever um texto, pode ser uma resenha crítica sobre o autor, a banda ou o cantor escolhido.

Links para pesquisa

http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/


3ª Etapa
Apresentação dos trabalhos para a turma.O trabalho deve ser apresentado oralmente para a turma e também  por escrito, uma resenha crítica, para o professor. A apresentação pode ser feita em forma de mural, cartazes, através de transparências ou em powerpoint, conforme a escolha do grupo.

4ª Etapa
1.Organizar a turma em grupos de 04 alunos e pedir que cada grupo  pesquise, na internet ou em livros:
1.1. Vida e obra do poeta Luís de Camões

Links para pesquisa

http://vestiweb.blogspot.com/2008/05/lus-vaz-de-cames-sonetos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Vaz_de_Cam%C3%B5es

http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura/classicismo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Classicismo

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura006.asp

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdf

http://fredb.sites.uol.com.br/lusdecam.htm

1.2. Contexto de época e Escola Literária a que pertence. Destacar os fatos históricos e a proposta da Escola literária  a que pertence Camões.
1.3. Escolher   04  poemas de Luís Vaz de Camões para leitura e análise. De preferência pedir aos alunos para encontrarem sonetos, o que vai facilitar as reflexões sobre a forma e conteúdo.Cada aluno do grupo pode ficar responsável pela escolha e análise de um dos poemas.
2. Após a escolha dos sonetos, cada grupo deve fazer uma análise do poema,  considerando tanto o conteúdo ( tema, o objetivo comunicativo,a mensagem pretendida e os elementos do poema),a forma (métrica,rima,estrofes,versos) quanto a linguagem poética( figuras de linguagem,imagens).
3.Comparar os poemas, buscando diferenças e semelhanças entre eles, quanto à forma e quanto ao conteúdo.
4. Produzir uma resenha crítica sobre o poeta Camões.
5ª Etapa
1. Apresentação oral e escrita dos trabalhos dos grupos.Entrega ao professor da resenha crítica. Os trabalhos podem ser apresentados com o apoio de cartazes, powerpoint, transparências, cartazes...

Recursos Complementares
Avaliação
Identificar semelhanças e diferenças entre música e poesia, com base na pesquisa, nas discussoes sobre o tema  e nos trabalhos realizados em grupo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.