27/01/2010
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Habilidades básicas de leitura e escrita
1ª Etapa
1. Conversar com os alunos sobre o interesse que eles têm por música. Ver quais são os tipos de música que preferem e a razão desta preferência.
2. Após esta conversa iniciar um diálogo sobre a leitura de poesias, verificando se os alunos gostam ou não deste gênero,que tipo de poesias gostam de ler, quando lêem poesias.Pedir que os alunos sempre justifiquem todas as respostas. Atentar para o que eles dizem a respeito do fato de gostarem ou não de poesias.Anotar os pontos principais das respostas dadas, os motivos apresentados pelos alunos.
3. Promover uma discussão sobre diferenças e semelhanças entre poesias e músicas. Levantar o seguinte problema para a discussão: Por que todas as pessoas gostam de música e muitas pessoas não gostam de ler poesias?
2ª Etapa
1. Após as discussões feitas na 1ª etapa propor o seguinte trabalho em grupo.
2. Trabalho em grupo. Organizar a turma em grupos de 4 alunos para fazerem a seguinte tarefa:
2.1. Escolher um cantor, um autor ou uma banda de música de acordo com a preferência do grupo. Links para pesquisa
http://www.musicasparabaixar.org/
2.2. Pesquisar na internet ou em revistas ou em outros meios disponíveis para o grupo as músicas do cantor, autor ou banda de música escolhido.
2.3. Pesquisar na internet, revistas ou em outros meios disponíveis informações sobre a vida, obra e o contexto histórico social em que se insere o músico.
2.3. Dentre as músicas escolhidas, selecionar três (03) que sejam mais interessantes ou significativas para o grupo.
2.4. Pedir ao grupo para fazerem uma análise das músicas, observando os seguintes elementos: Conteúdo,tema,objetivo comunicativo principal do autor, mensagem pretendida, a linguagem poética, isto é, número de versos,número de estrofes, rima,métrica, figuras de linguagem.
2.5. Comparar as letras de músicas e identificar diferenças e semelhanças, quanto á forma, conteúdo e linguagem poética.
2.6. Fazer anotações das informações e da análise feita.
2.7. Escrever um texto, pode ser uma resenha crítica sobre o autor, a banda ou o cantor escolhido.
Links para pesquisa
http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/
http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/
Links para pesquisa
http://vestiweb.blogspot.com/2008/05/lus-vaz-de-cames-sonetos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Vaz_de_Cam%C3%B5es
http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura/classicismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classicismo
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura006.asp
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdfhttp://fredb.sites.uol.com.br/lusdecam.htm
1.2. Contexto de época e Escola Literária a que pertence. Destacar os fatos históricos e a proposta da Escola literária a que pertence Camões.
1.3. Escolher 04 poemas de Luís Vaz de Camões para leitura e análise. De preferência pedir aos alunos para encontrarem sonetos, o que vai facilitar as reflexões sobre a forma e conteúdo.Cada aluno do grupo pode ficar responsável pela escolha e análise de um dos poemas.
2. Após a escolha dos sonetos, cada grupo deve fazer uma análise do poema, considerando tanto o conteúdo ( tema, o objetivo comunicativo,a mensagem pretendida e os elementos do poema),a forma (métrica,rima,estrofes,versos) quanto a linguagem poética( figuras de linguagem,imagens).
3.Comparar os poemas, buscando diferenças e semelhanças entre eles, quanto à forma e quanto ao conteúdo.
4. Produzir uma resenha crítica sobre o poeta Camões.
5ª Etapa
1. Apresentação oral e escrita dos trabalhos dos grupos.Entrega ao professor da resenha crítica. Os trabalhos podem ser apresentados com o apoio de cartazes, powerpoint, transparências, cartazes...
Para o professor pesquisar, links que apresentam poemas de Camões e informações sobre resenha crítica
http://www.scribd.com/doc/2410087/camoes-sonetos
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdf
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!