17/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
1ª ETAPA:
Leve aparelho de som e coloque para o alunos a música abaixo, existem diversas interpretações mais recentes, o professor pode escolher a que desejar.
Reproduza a letra e distribua para eles.
- Primeiro samba gravado, em 1917.
PELO TELEFONE
(Ernesto dos Santos e
Mauro de Almeida)
O chefe da folia
Pelo telefone
Manda me avisar
Que com alegria
Não se questione
Para se brincar
Ai, ai, ai
É deixa mágoas para trás,
oh rapaz
Ai. ai. ai
Fica triste se é capaz e verás
Tomara que tu apanhes
Pra não tornar a fazer isso
Tirar amores dos outros
Depois fazer teu feitiço
Ah, se a rolinha
Sinhô, sinhô
Se embaraçou
Sinhô, sinhô
É que a vizinha
Sinhô, sinhô
Nunca sambou
Sinhô, sinhô
Porque este samba
Sinhô, sinhô
De arrepiar
Sinhô, sinhô
Põe perna bamba..
Sinhô, sinhô
Mas faz rodar
Sinhô, sinhô
O peru me disse
Se morcego visse
Não fazer tolice
Ou então saísse
Dessa esquisitice
De disse, não disse
Ai, ai, ai
A estátua do ideal triunfal
Ai, ai, ai
Viva o nosso carnaval sem rival
Ninguém tira amor do poço
Por Deus foste castigado
O mundo estava vazio
E o inferno habitado
Queres ou não
Sinhô, sinhô
Ir pro cordão
Sinhô, sinhô
É ser folião
Sinhô, sinhô
De coração
Sinhô, sinhô
- Após ouvirem a música, pergunte o que eles acharam, se for preciso coloque de novo.
- Peça para que eles marquem na letra as palavras que acharam estranhas, ou que não conhecem, pergunte se entenderam do que trata a música.
2ª ETAPA:
Coloque a música a seguir, do grupo de pagode 'Sorriso Maroto'. Repita o procedimento anterior, distribuir as letras, etc.
A Primeira Namorada
(2007, Valtinho Jota)
Eu não sei se vale a pena,
Aceitar esse teu jeito,
Todo mundo tem defeitos,
Por favor não to querendo te julgar.
Somos muito diferentes,
E por mais que a gente tente,
A cabeça dá um nó e vai ficar pior se a gente não parar...
Vai doer,
Mas não tem jeito fácil de terminar...
Vou sofrer,
Mas te amo e não quero te machucar...
Não fique assim,
Eu também to tentando ser forte e não chorar.
Olha pra mim
Vai ficar tudo bem quando a dor passar!!!
Vai ser sempre a primeira namorada,
Esse amor não vai sair de mim por nada,
E nem pense em se afastar de mim
Vai ser muito ruim se eu não puder te ver...
É normal que a gente tenha se enganado
Nossa história aconteceu no tempo errado...
Eu não sou bom em me despedir,
Mas é melhor eu ir pra não me arrepender
Tente entender..
- Depois de ouvirem a música, pergunte quais diferenças eles conseguem apontar entre as duas músicas que escutaram. Deixe que eles opinem, sobre o tema, os arranjos, a letra, quando foram compostas, etc.
3ª ETAPA:
Divida-os em grupos e distribua cópias do texto encontrado no link a seguir:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865240-1655-1,00.html
Os alunos irão trabalhar o texto da seguinte forma:
1 - Buscar as origens étnicas e culturais do samba.
2 - Contextualizar, historicamente, os motivos do samba ter nascido no Rio de Janeiro.
3 - Caracterizar como o samba se desenvolveu na capital do Império.
4 - Buscar informações sobre o samba "Pelo Telefone".
5 - Apontar em que meio de comunicação as canções eram divulgadas e quais as consequências desta divulgação.
6 - Listar as variações do samba, a partir das décadas de 20 e 30.
7 - Buscar informações sobre o surgimento das escolas de samba cariocas.
PIXINGUINHA (23/04/1897 a 17/02/1973)
Com os dados coletados, os grupos irão se reunir e montar um texto, de 20 linhas, sobre a História do Samba, acrescentando, ao final, a opinião de cada grupo sobre a trajetória do samba.
Se possível exiba o vídeo abaixo:
A Cor da Cultura - Projeto Cantando a História do Samba:http://www.youtube.com/watch?v=5wA6pn5z4nI&feature=player_embedded
Os alunos irão montar uma apresentação de slides acompanhada de alguns sambas e suas variações, surgidas desde a década de 20 até o pagode atual.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2010
Cinco estrelasMuito boa aula gostei da escolha das músicas e da maneira como foi tratada.Parabéns.