Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a preservar as águas: atividades de leitura e escrita.

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

André Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno se conscientizará sobre a importância de não poluir as águas de rios e mares, através da leitura de um livro e de atividades relacionadas ao tema.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno necessitará estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor deverá organizar uma roda com os alunos para a Leitura do livro de Literatura: Chico Bento e a pescaria. Autor: Maurício de Souza. Editora: Melhoramentos.1992.

undefined

Chico Bento e a Pescaria

Amaneceu na roça.

Chico Bento pulou da cama logo cedo.

E foi pegar minhoca.

Acho que ele vai pescar!

-Cuidado, Chico! Olha o Zé Lelé atrás de você!

O chico chamou o Zé Lelé para pescar! E vão conversando. Zé Lelé diz que é melhor pescador que Chico. Será?

O Chico pescou um baita pneu!

Zé Lelé pescou uma bota.

O Rio parece que está muito sujo.

Também pudera, o pessoal da vila tá jogando lixo no rio.

Que coisa feia!

Chico Bento fica muito triste e vai contar pro seu pai.

Nhô Bento ficou louco da vida!

- Ninguém pode acabar com o rio que nos dá água e comida, de graça!

Todos são convocados para a operação limpeza.

Nhô Bento é aplaudido de pé.

O trabalho não é fácil, mas vale a pena.

Depois de alguns dias já está quase tudo acabado.

As águas do rio começam a ficar transparentes.

E a turma vai olhar.

Os peixinhos começaram a aparecer.

Não são muitos, mas com o tempo serão milhares.

 - Olha a onça!!!

Ela veio beber a água limpinha do rio.

É! O rio está vivo outra vez.

Ué?! Cadê a vara para pescar Chico? Sumiu?

Hum.. hoje eles só querem curtir a água limpa junto com os peixinhos.

Momento 2

Em seguida, o professor fará a brincadeira da pescaria com os alunos.

Assim, deverá recortar folhas em formato de peixinho, como mostra o exemplo abaixo (a quantidade deverá ser adequada ao número de alunos, sendo pelo menos o dobro dessa quantidade) e escrever em alguns peixes, apenas de um lado, palavras como latas, garrafas, pneus, etc, ou seja, exemplos de lixo. Nos outros peixes, os quais devem estar em menos quantidade, deve conter a palavra "peixe".

undefinedundefined

A brincadera, então, será assim: cada aluno, um de cada vez, pega um peixe no chão e lê a palavra escrita. Se pescar a palavra "peixe" permanece no jogo, se pescar um peixe com uma palavra referente a lixo, estará eliminado.

Com essa brincadeira e após a leitura do livro, o professor deverá chegar à conclusão, junto com os alunos, de que lixos não devem estar nos rios e mares, pois poluem as águas e, dessa forma, os próprios homens e os animais ficam prejudicados.

Para chegar a essa conclusão, o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos. Podem ser realizadas as seguintes perguntas para relembrar a história e orientar essa conversa:

- O que Chico e Zé Lelé pescaram no rio? (Eles pescaram lixos como pneu e bota)

- Por que será que tinha tanto lixo no rio? (Porque as pessoas da vila estavam jogando lixo nos rios)

- Vocês conhecem rios que também estão sujos e poluidos? (Resposta pessoal)

-O que o pessoal da vila fez para resolver o problema do lixo? (Eles fizeram uma Operação limpeza)

- As pessoas conseguiram sa lvar o rio? (Sim. Depois de uns dias as águas estavam transparentes)

- Podemos fazer alguma coisa para não poluirmos as águas? (Sim. Podemos não jogar lixos nos rios e mares e também dizer para algumas pessoas que não se deve fazer isso.)

- Qual a importância dos rios para a nossa vida? (Os rios nos fornecem água e comida)

Momento 3

Nesse terceiro momento, o professor pedirá para os alunos anotarem o nome da história lida no caderno, realizando, em seguida, a seguinte a atividade:

- Escreva dentro dos peixinhos, o que não pode ser jogado nos rios.

Para essa atividade, o professor recortará folhas em formato de pequenos peixes (como o exemplo abaixo) para os alunos colarem no caderno e escreverem o que não pode ser jogado no lixo.

undefined

Momento 4

Para auxiliar na conscientização dos alunos  sobre a preservação das águas e, visando desenvolver a escrita e a criatividade, o professor proporá aos alunos a realização de uma produção de texto, a partir da figura abaixo. Pedir então, que eles iniciem a história contando o que estão vendo nas figuras e que inventem um final.

undefined

Dessa forma, os alunos escreverão, em uma papel rascunho, a história de acordo com a figura e inventando um final, o professor corrigirá e, em um outro momento, os alunos realizarão a reescrita dessa produção no caderno, alterando os pontos corrigidos pelo professor.

Avaliação

O professor deverá avaliar ao longo da aula se o aluno compreendeu a necessidade de preservar as águas, já que elas são importantes para a nossa vida. Essa avaliação será feita a partir das respostas que eles darão no momento das conversas dirigidas.

Além disso, o professor avaliará a escrita dos alunos ao corrigir a produção de texto sugerida no momento 4, verificando a organização do texto, no que diz respeito ao uso de pontuação, parágrafo, travessão, etc, e ainda observará a coerência do texto e também a ortografia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.