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O desmatamento como tema para produção de texto

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá a escrita despertando, ao mesmo tempo, para o problema do desmatamento.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e já tenha algum tipo de conhecimento a respeito de ecologia.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O Professor iniciará a aula perguntando se os alunos sabem o que é desmatamento.

Deixar que eles exponham seus conceitos, concluindo que desmatamento é a prática de cortes de árvores, retirando a mata da natureza.

Continuar a conversa enfatizando o problema do desmatamento: com os cortes de árvores o ar fica mais pesado, falta oxigênio e há um desequilíbrio da natureza.

Deixar que as crianças comentem a respeito do tema, relatando experiências.

Momento 2

Para complementar o assunto e ressaltar a importância de preservação das árvores e o problema do desmatamento, apresentar o texto informativo abaixo, para os alunos lerem e colarem no caderno:

Crianças da América Latina compartilham suas visões por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5 de junho. Em entrevista exclusiva para o Terramérica, responderam à pergunta: Qual é o problema ambiental que mais preocupa você e como poderia ser resolvido?

Sem árvores, a terra não aguenta

“O principal problema é o desmatamento. No Brasil se desmata muito e a terra sem árvore não agüenta quando a chuva é muito forte. Precisamos de florestas para ter oxigênio e respirar”, diz Priscila Gomes de Souza, de 12 anos, que estuda na sexta série do ensino fundamental em uma escola p ública do Rio de Janeiro.
O desmatamento provoca “a poluição do ar, a morte dos animais, o deslizamento de encostas e as inundações que matam muita gente”, explica Priscila, amante das a ulas de ciências. “As p essoas desmatam para construir suas casas, indústrias. Onde vou sempre, em Campos (a 180 quilômetros do Rio) já não existem florestas, porque tem muita cana-de-açúcar. Mas não é preciso desmatar tudo para fazer estas coisas”.

Priscila sugere diminuir o desmatamento da Amazônia, através de campanhas na televisão, outdoors e ensinamento nas escolas.

Também sugere plantar árvores, e adverte que “tem que ser com muitas plantas de tipos diferentes”. Priscila acredita que a maioria de seus companheiros respeita a natureza e que “a juventude é mais consciente do que seus pais”.

Retirado do site: www.tierramerica.net

Após a leitura, conversar sobre o texto relembrando que eles leram a opinião de uma aluna e o que ela dizia sobre o desmatamento: quais eram as consequências e o que poderia ser feito para solucionar o problema.

Momento 3

O professor apresentará a figura abaixo para que os alunos escrevam uma história relacionada, na qual será importante destacar o problema do desmatamento.

Maurício de Sousa.1999.

Deixar que os alunos escrevam, individualmente, a história em uma folha ou no caderno, como o professor preferir.

Momento 4

O professor corrigirá as produções e elegerá uma delas, a qual contenha problemas estruturais ou de coerência textual, para realizar uma reescrita coletiva, sem citar o nome do autor.

O professor poderá xerocar a história que será reescrita ou escrevê-la no quadro negro ou em um cartaz.

Nesse momento, é importante reler com as crianças a história e discutir o que será preciso para torná-la mais clara e mais coerente.

Os alunos darão as opiniões e anotarão a nova versão no caderno.

Momento 5

Realizar a mesma atividade, oralmente, com os alunos que desejarem ler suas histórias à frente, fazendo os comentários para enriquecer as idéias e/ou coerência do texto. 

 

Recursos Complementares

Avaliação

Será necessário avaliar se os alunos compreenderam o problema do desmatamento, através da observação da conversa realizada em sala de aula e do conteúdo da história proguzida por eles.

O professor avaliará também se os alunos produziram textos coesos e coerentes, observando quais foram as maiores dificuldades que eles apresentaram na escrita: questões ortográficas, pontuação, etc...

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Alinny, Universidade estadual Vale do Acaraú , Pernambuco - disse:
    alinnyfashion@hotmail.com.br

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    achei muito interessante, vou com certeza usar essas dicas.


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