17/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno terá o oportunidade de desenvolver a escrita durante a produção de contos.
O aluno deve ter sido apresentado ao Gênero Conto.
Momento 1
O professor contará a história abaixo para os alunos, mostrando as figuras a medida que for contando: (História ilustrada disponível no site: http://sitededicas.uol.com.br/hi8_p12.htm)
Todo dia era a mesma coisa. A mãe do menino entrava no quarto e dizia:
- Dormindo desse jeito você vai acabar chegando atrasado!
E ele dizia:
- Peraí que vou dormir mais uma pouquinho...
Apesar de muito preguiçoso, ele sempre ia a escola. Pelo menos era o que ele dizia.
Mas muitas vezes ficava brincando pela rua e não pisava nem lá.
- Nasci para explorar o mundo e não para estudar - vivia dizendo.
Um dia a caminho da escola, uma amiga da sua turma lhe disse:
- Dizem que naquele casarão tem um tesouro escondido.
- Dizem também que lá tem um mistério, e aquele que resolver ganha o tesouro.
Pronto, era tudo que ele queria ouvir. Era seu sonho ficar rco sem fazer força. Então planejou:
- Amanhã, ao invés de ir à escola, vou exp lorar esse casarão, pegar o tesuro e fic ar rico!
No dia seguinte, sua mãe até estranhou ele ter se levantado tão cedo para ir à Aula.
Só que ele não foi. Foi sim, direto para o Casarão. Escondeu sua mochila numa moita ali perto, e devagarinho subiu os degraus até a porta.
Pelo que diziam ninguém morava ali há mais de 150 anos.
Antes de empurrar a porta, ele colocou o ouvido nela para ver se ouvia algum ruído vindo de dentro.
Como nada ouviu resolveu entrar. Ao empurrar a pesada porta, ela fez um barulho que o deixou arrepiado da cabeça aos pés...
Quando ela abriu, uma estranha Luz saiu lá de dentro...
Então ele viu uma COISA que n ão gostaria nunca de ter visto!
Era Uma Criatura M onstruosa, qu e deu uma gargalhada tão terrivel, que o deixou parali sado.
E aí a Criatura falou:
- Então você gosta de Gazear aulas... Você agora vai morar aqui comigo para sempre...
E a estranha Criatura disse ainda:
- Muitos iguais a você já entraram aqui, e nunca mais sairam. Venha não seja tão acanhado entre...
Ele não sabe como conseguiu se mexer, mas conseguiu...
Então ele deu o maior carreirão da sua vida, e viu que a Criatura correu atrás para pegá-lo...
Ele corria e só ouvia o ruído do Bicho logo atrás dele.
Correu o mais que pode, e entrou numa floresta muito fechada e escura.
- É minha única chance de escapar dele - Pensava aterrorizado.
Então descobriu que estava perdido e já havia anoitecido...
Nesse momento, Ele sentiu que estava sendo observado!
Então viu à sua volta, Olhos ameaçadores olhando para ele de dentro da mata.
Cheio de pavor, pensou na sua Mãe, e muito arrependido disse:
- Nunca mais deixo de ir à Escola! - E deu o maior grito da sua vida.
Foi nesse momento que aconteceu um verdadeiro milagre.
Ele descobriu que estava sonhando e q ue acabara de acordar...
Pulando de alegria ele disse:
- Então foi tudo um sonho... Foi um sonho para me mo strar que e u estava no caminho errado...
A partir daquele dia, ele nunca mais acordou tarde e nem deixou mais de ir para a Escola.
E todo dia, antes de sair, dava um beijo na sua Mãe e dizia:
- Você é a melhor Mãe do mundo.
Momento 2
Em seguida, conversará com os alunos a respeito da história, relembrando o início (o menino não gostava de ir a aula), o meio (o menino foi visitar uma casa abandonada e viu um mostro) e o fim (O menino saiu correndo, acordou e passou a ir a escola).
Enfatizará que aquela história é CONTO por ser uma história inventada por alguém e por trazer um ensinamento (neste caso a necessidade de obdecer a mãe, indo para a escola)
Momento 3
O professor apresentará as gravuras abaixo (disponiveis no site: http://sitededicas.uol.com.br/conto_sem_texto7_pg1.htm.) e pedirá que os alunos contem oralmente o que estão vendo, a fim de produzirem um conto escrito coletivo.
À medida que os alunos forem contando o que estão vendo nas figuras, o professor registrará no quadro a história com as ideias deles. Após o conto produzido, os alunos copiarão no caderno.
Exemplo da produçào coletiva:
O brulho estranho
Em uma noite de lua cheia, Zezinho estava dormindo tranquilamente em sua cama, quando ouviu alguns barulhos.
Então, o Menino acordou assustado e levantou sem saber o que era aqueles estranhos barulhos. Ele pensou que poderia ser um mostro.
Mas, ele olhou pela janela e percebeu que atrás da lata de lixo na rua havia um gatinho.
Assim, aliviado, ele suspirou ao perceber que os barulhos eram apenas os miados do gato!
Momento 3
Em seguida, o professor apresentará uma outra sequencia de gravuras a sua escolha ou apenas uma como a sugerida abaixo, para os alunos desenvolverem uma história. (outas opcões de gravuras estão disponíveis no site http://sitede dicas.uol.c om.br)
Após a apresentação da (s) gravura(s), o professor irá explorar oralmente o conteúdo de cada figura, para que em seguida, os alunos escrevam o conto, em duplas, a partir da(s) figura(s), em uma folha ofício.
O professor deverá orientar os alunos para, no caso dessa figura, continuar a história, Assim eles poderão desenvolver o conto, contando através da imaginação o que o menino fez após achar a caixa no chão.
O professor avaliará a escrita dos alunos ao produzirem o conto verificando se eles compreenderam a necessidade de escrever uma história com início, meio e fim e se apresentaram problemas estruturais, tais como: seguência de ideias, coesão, dificuldades ortográficas, pontuação, etc...
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2014
Cinco estrelasGratíssima por compartilhar um material maravilhoso como este!!!