Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo um presente de natal especial

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com o tema natal a fim de desenvolver a leitura e a escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha trabalhado a leitura de poemas e bilhetes e que já conheça as especificidades desses dois gêneros.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Em uma roda, o professor conversará com os alunos a respeito do natal. Perguntando o que eles sabem sobre essa festa, o que é comemorado, quais são os símbolos, etc.

Deixar que os alunos exponham suas ideias, concluindo que o natal é uma festa que acontece no dia 25 de dezembro, dia no qual as pessoas religiosas acreditam ser o nascimento de Jesus. Os símbolos do natal são a árvore de natal, o sino, a vela, o papai Noel, os presentes e etc.

Momento 2

O professor, após a conversa, apresentará o texto para os alunos: "O que é o Natal".

undefined

Os alunos farão uma leitura silenciosa, colarão o xerox do texto no caderno e, posteriormente, comentarão o conteúdo do texto juntamente com o professor.

Para tanto, o professor poderá fazer algumas perguntas orais ou escritas para dirigir a discussão, como as seguintes:

- Quais informações o texto nos traz? (Deixar que os alunos elenquem as informações que lembrarem)

- Onde Jesus nasceu? (Em uma gruta em Belém)

- Quem foi visitar Jesus? (Alguns pastores e os três reis magos)

- Por que no Natal, de acordo com o texto, as pessoas costumam dar presentes? (Porque quando Jesus nasceu alguns pastores foram visitá-lo e levaram presentes)

- Vocês gostam de dar e receber presentes? (Resposta pessoal)

- O mais importante no natal é a troca de presentes? (Instigar, nesse momento, os alunos a refletirem sobre a importância do afeto entre as pessoas ao invés do natal ser apenas uma mera festa comercial)

Momento 3

O professor proporá aos alunos que deem, para uma pessoa especial, um presente diferente e afetuoso.

Perguntar a eles que presente afetuoso poderia ser dado, sendo que dentre as opções poderá surgir: abraço, beijo, carinho, um cartão etc.

Sugerir, então, a confecção de um livrinho de natal.

Momento 4

Para confeccionar o livro de natal o professor fará junto com os alunos página por página.

A primeira página conterá a mensagem de natal abaixo, a qual os alunos podem copiar em metade de uma folha ofício (correspondente a uma folha do livro) e ilustrar.

undefined

A segunda página será composta do poema abaixo, o qual também poderá ser copiado e ilustrado pelos alunos.

undefined

Ao final da cópia do poema, o professor deverá relembrar com os alunos que cada parte do poema chama-se estrofe, que cada frase da estrofe chama-se verso e que é essa diferente disposição do texto, acrescentada ao tema e ao rítimo através das rimas (palavras que terminam com o mesmo som) que se chama poema.

A terceira página será a letra da música sinos de Belém. O professor poderá cantar a música com os alunos (disponível no site) e entregar o xerox da letra para compor essa terceira página.

http://letras.terra.com.br/natal/509396/ 

Para fazer a quarta página, o professor orientará os alunos a escrever um bilhete para a pessoa a qual entregarão o livrinho. Nesse bilhete será necessário o nome do destinatário, o conteúdo que deve conter os votos de feliz natal, a despedida e a assinatura do remetente.

Um exemplo de bilhete seria:

Querida mamãe,

Feliz natal! Te desejo muita paz e alegria sempre! Te amo!

Beijos,

seu filho

A quinta página será um acróstico com a palavra NATAL.

O professor deverá explicar aos alunos que para fazer um acróstico, a palavra deve ser escrita na  vertical em destaque e, a pa rtir de cada letra dessa palavr a, deve ser formada uma nova palvra ou uma frase, como no exemplo:

N ascimento de jesus

A mor

T empo de felicidade

A legria

L ouvor

Finalmente, a capa do livro será o desenho do Papai Noel, como no exemplo abaixo, xerocado para os alunos colorirem e colarem algodão na barba.

Avaliação

Ao final da aula, o professor terá que avaliar se o aluno confeccionou o livro com empenho, compreendendo a importância do afeto no natal e se ele foi capaz de escrever o bilhete e o acróstico.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.