10/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno entrará em contato com o tema natal a fim de desenvolver a leitura e a escrita.
Será necessário que o aluno já tenha trabalhado a leitura de poemas e bilhetes e que já conheça as especificidades desses dois gêneros.
Momento 1
Em uma roda, o professor conversará com os alunos a respeito do natal. Perguntando o que eles sabem sobre essa festa, o que é comemorado, quais são os símbolos, etc.
Deixar que os alunos exponham suas ideias, concluindo que o natal é uma festa que acontece no dia 25 de dezembro, dia no qual as pessoas religiosas acreditam ser o nascimento de Jesus. Os símbolos do natal são a árvore de natal, o sino, a vela, o papai Noel, os presentes e etc.
Momento 2
O professor, após a conversa, apresentará o texto para os alunos: "O que é o Natal".
Os alunos farão uma leitura silenciosa, colarão o xerox do texto no caderno e, posteriormente, comentarão o conteúdo do texto juntamente com o professor.
Para tanto, o professor poderá fazer algumas perguntas orais ou escritas para dirigir a discussão, como as seguintes:
- Quais informações o texto nos traz? (Deixar que os alunos elenquem as informações que lembrarem)
- Onde Jesus nasceu? (Em uma gruta em Belém)
- Quem foi visitar Jesus? (Alguns pastores e os três reis magos)
- Por que no Natal, de acordo com o texto, as pessoas costumam dar presentes? (Porque quando Jesus nasceu alguns pastores foram visitá-lo e levaram presentes)
- Vocês gostam de dar e receber presentes? (Resposta pessoal)
- O mais importante no natal é a troca de presentes? (Instigar, nesse momento, os alunos a refletirem sobre a importância do afeto entre as pessoas ao invés do natal ser apenas uma mera festa comercial)
Momento 3
O professor proporá aos alunos que deem, para uma pessoa especial, um presente diferente e afetuoso.
Perguntar a eles que presente afetuoso poderia ser dado, sendo que dentre as opções poderá surgir: abraço, beijo, carinho, um cartão etc.
Sugerir, então, a confecção de um livrinho de natal.
Momento 4
Para confeccionar o livro de natal o professor fará junto com os alunos página por página.
A primeira página conterá a mensagem de natal abaixo, a qual os alunos podem copiar em metade de uma folha ofício (correspondente a uma folha do livro) e ilustrar.
A segunda página será composta do poema abaixo, o qual também poderá ser copiado e ilustrado pelos alunos.
Ao final da cópia do poema, o professor deverá relembrar com os alunos que cada parte do poema chama-se estrofe, que cada frase da estrofe chama-se verso e que é essa diferente disposição do texto, acrescentada ao tema e ao rítimo através das rimas (palavras que terminam com o mesmo som) que se chama poema.
A terceira página será a letra da música sinos de Belém. O professor poderá cantar a música com os alunos (disponível no site) e entregar o xerox da letra para compor essa terceira página.
http://letras.terra.com.br/natal/509396/
Para fazer a quarta página, o professor orientará os alunos a escrever um bilhete para a pessoa a qual entregarão o livrinho. Nesse bilhete será necessário o nome do destinatário, o conteúdo que deve conter os votos de feliz natal, a despedida e a assinatura do remetente.
Um exemplo de bilhete seria:
Querida mamãe,
Feliz natal! Te desejo muita paz e alegria sempre! Te amo!
Beijos,
seu filho
A quinta página será um acróstico com a palavra NATAL.
O professor deverá explicar aos alunos que para fazer um acróstico, a palavra deve ser escrita na vertical em destaque e, a pa rtir de cada letra dessa palavr a, deve ser formada uma nova palvra ou uma frase, como no exemplo:
N ascimento de jesus
A mor
T empo de felicidade
A legria
L ouvor
Finalmente, a capa do livro será o desenho do Papai Noel, como no exemplo abaixo, xerocado para os alunos colorirem e colarem algodão na barba.
Ao final da aula, o professor terá que avaliar se o aluno confeccionou o livro com empenho, compreendendo a importância do afeto no natal e se ele foi capaz de escrever o bilhete e o acróstico.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/11/2013
Cinco estrelasNossa, que plano lindo ! Quanta criatividade !
24/11/2013
Cinco estrelasótimo
10/11/2013
Cinco estrelasmuito criativo ! amei o trabalho!
20/12/2012
Cinco estrelasAdorei, as explicacao estao muito bem claras para ser compreendido inclusive trabalhei um tema em exemplo deste, obrigada.