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Polias

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Mostrar de que modo as polias podem ser usadas para economizar esforço.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1a. Lei de Newton; 2a. Lei de Newton; 3a. Lei de Newton.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.

Motivação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1462/imagens/aparelho.jpg

Figura 1 - Aparelho de musculação: polias fixas


As polias, quanto ao modo de operação, classificam-se em fixas e móveis. As polias fixas são muito usadas em aparelhos de musculação encontrados em academias (Fig. 1). Nesses aparelhos as polias têm como  principal função inverter o sentido da força. Por exemplo, num aparelho em que os pesos são encontrados embaixo e temos que fazer uma força na vertical, de cima para baixo a polia tem que estar posicionado encima do aparelho. Já as polias móveis (Fig. 2) são utilizadas, sobretudo, para facilitar a elevação de algum objeto pesado, tornar mais fácil o esforço de tração ou assegurar uma transmissão de movimento. Este tipo de sistema de polias é capaz de levantar grandes cargas e é, normalmente, utilizado na ponta de um guindaste para aumentar a força do motor ao levantar uma carga.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1462/imagens/polias.jpg

Figura 2 - Polia Móvel presa ao objeto.

Imagem disponível em:
3.bp.blogspot.com/_z0Xoq1xIKiY/SLgw_DIAW6I/AAAAAAAAAEE/r2BzCoV7pxc/s1600-h/2+polias.gif. Acesso em: 14 jan. 2009.

Atividade 1

Após as discussões, estando os alunos organizados nos computadores em duplas ou trios, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo:
 

Essa experiência consiste em uma demonstração de que é possível fazer com que um determinado objeto levante um segundo objeto com um peso maior do que o seu (o do primeiro), o que representa um ganho de força. Assim,  se uma pessoa for capaz de levantar, por exemplo, 20 kg, usando uma máquina parecida com a deste experimento, ela conseguiria levantar mais que 20 kg. Isto é feito utilizando-se duas "polias" de diâmetros diferentes: um carretel e um lápis.

Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.

Tabela 1 – Lista de Materiais

Item Observações
Dois lápis Caso a espessura do lápis for menor do que o orifício do carretel, pode-se usar o tubo de caneta FaberFix (por ser cilíndrica e leve).
Carretel Carretel do tipo linha 10 usada para empinar pipa.
Linha Linha do tipo 10.
Vinte moedas de mesma massa Ou vinte peças pequenas de mesma massa.
Dois copinhos descartáveis pequenos  
Fita adesiva  


É importante destacar que essa experiência é de grande valia, pois mostra que com uma polia podemos levantar grandes pesos com pouco esforço, como por exemplo, içar um piano para o segundo andar ou algum outro acima de um prédio.
Para a montagem do experimento o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Encaixem os dois lápis no carretel, de forma a se encontrarem no centro.
  • Cortem dois pedaços de linha com aproximadamente 60 cm cada e amarre a ponta de uma linha no carretel;
  • Nas extremidades livres de cada linha suspendam um copinho de plástico descartável. Faça dois laços de mesmo tamanho com os dois outros pedaços da linha e prenda-os na borda de uma mesa com fita adesiva, para servirem de sustentação para a "máquina".
  • Enrolem a linha do carretel, deixando a do lápis sem enrolar.
  • No copinho da linha do lápis, coloquem dez moedas e no copinho da linha do carretel  coloquem moedas de mesma massa a do copinho uma a uma, até que comece o movimento (Fig. 3).
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1462/imagens/polia.JPG
    Figura 3 – Representação do experimento: um objeto em A de peso menor levanta um objeto em B de peso maior.



Atividade 2

Após a realização da experiência por cada dupla ou trio, sugerimos que o professor  questione os alunos sobre o que eles entenderam, sua dúvidas etc. Ressaltamos que, neste momento, é importante que o professor alie a prática com a teoria dos conceitos abordados na experiência realizada, de forma a propiciar a construção do conhecimento dos alunos sobre os referidos conceitos.

Feito isto, sugerimos que o professor peça para os alunos acessarem o site abaixo postado:

  http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/polias/polias.htm

Destacamos que neste site será encontrado uma pequena representação de um sistema de polia, sendo possível verificar três (3) tipos de sistemas: com duas (2) polias, com quatro (4) polias e depois com seis (6) polias. Peça para os alunos explorarem o referido link e descobriam uma vantagem e uma desvantagem de um sistema com mais e menos polias.
Os alunos deverão visualizar que quanto mais polias há num sistema, mais leve fica para uma pessoa levantar os pesos. Por outro lado, a desvantagem é que quanto mais polias menor é a altura alcançada pelo objeto e mais corda terá que ser puxada. Se por acaso os alunos não chegarem a tais conclusões (vantagem e desvantagem), o professor deverá pedir para que os alunos verifiquem as alturas em cada sistema de polia (Fig. 4), verificar a força aplicada em cada sistema e observar se teve diferença para cada sistema.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1462/imagens/sist.polia.jpg

 Figura 4 - Imagem da atividade proposta na atividade 2

SUGESTÕES:
Considerando que, a história da Física é muito importante, pois nos mostra como grandes pensadores descobriram suas fórmulas, princípios e leis, e que ela (a história da Física) ainda é pouco conhecida por alunos,  sugerimos  alguns sites que versam sobre Arquimedes e a História de Física. Após a pesquisa dos alunos, sugerimos que eles apresentem o que aprenderam sobre Arquimedes e a História da Física através da confecção de murais e que expliquem o conteúdo destes para os demais colegas de classe.

http://www.ludoteca.if.usp.br/tudo/pmd.php?cod=_pmd2005_i2102
http://www.ime.unicamp.br/~calculo/modulos/history/arquimedes/arquimedes.html
http://www.colegioweb.com.br/fisica/arquimedes1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes

É importante observarmos que Arquimedes foi um grande pesquisador, muitos o relaciona somente com a descoberta do “Principio de Arquimedes”, que foi o fato na história que ele estava na banheira e descobriu que a quantidade de água deslocada num líquido é igual o volume do corpo imerso nele. Mas, Arquimedes não descobriu somente esse princípio. A história dele é muito mais rica e um exemplo de uma grande descoberta é dele foi a polia, por isso sugerimos os sites acima.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1462/imagens/_pmd2005_i21022.jpg

Figura 5 – Representação de um navio sendo puxado por polias.
Imagem disponível em:
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/pmd/_pmd2005_i21022.jpg. Acesso em: 14 jan. 2009.


Sugerimos ainda, que o professor estimule os alunos a pesquisarem outros grandes cientistas, principalmente aqueles emprestaram seus nomes  para algum princípio, lei etc.

 

 Recursos complementares
Teoria e experimentos:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/06_RE03.asp
http://efisica.if.usp.br/mecanica/basico/maquinas/polia/
http://sosfisica.blogspot.com/2008/06/arquimedes-matemtico-grego.html

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Polias Experimento prático
Avaliação
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento do experimento.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • kaique , Sao Francisco-usp , São Paulo - disse:
    ka-belo-13@hotmail.com

    05/04/2013

    Quatro estrelas

    MUito interessante.Principalmente quando aplicada na musculação


Sem classificação.
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