19/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Imagem: Andrea Castagini
Inicie sua aula questionando seus alunos sobre os animais e plantas que vivem em sua cidade. Eles são animais domesticados ou selvagens? São animais nativos do Brasil, e da sua região? As plantas foram plantadas segundo um projeto de paisagismo ou ocorreram naturalmente? São nativas do Brasil?
No Portal do Professor, temos o recurso de vídeo Cães, que mostra adestramento desses animais em diversas situações. O vídeo é em inglês, mas dentro do Portal do Professor há material de apoio traduzido em português.
Cães de trabalho: no rastro da natureza
Os cães são possivelmente os mais antigos animais domesticados pelo homem. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos.
Instrua os alunos a fazer uma pesquisa e um levantamento das espécies de animais e plantas que ocorrem na cidade.
No laboratório de informática peça para que eles pesquisem maiores informações sobre as espécies levantadas. Os dados a serem pesquisados podem ser: nome científico, espécie nativa de qual parte do mundo, condições de vida e curiosidades.
O resultado da pesquisa deverá ser formatado em slides para a apresentação em projetor ou televisão multimídia.
Plantas e animais são seres vivos que necessitam de cuidados. E é responsabilidade da espécie humana dar condições mínimas de vida à estes seres.
Isto porque a maioria das plantas que encontramos nas ruas e no comércio foram desenvolvidas pelos homens para serem mais bonitas e atraentes. Com os animais, talvez a situação seja ainda mais grave. Os cães e gatos, animais de estimação, perderam há muito tempo o vínculo de sobrevivência que seus antepassados tinham. Não sabem mais caçar e dependem da humanidade para conseguir comida.E muitas vezes são vítimas de maus tratos nas ruas. Discuta com os alunos a respeito da situação dos animais abandonados nas cidades e da responsabilidade social de cada um. Por que esta situação é injusta? O que poderia ser feito para mudar? Se puder, peça para um representante de ONG de proteção aos animais para vir à escola dar uma palestra.
Uma produção interessante sobre este tema é a confecção de uma campanha de defesa aos animais. Os alunos poderiam fazer cartazes, folders e blogs que divulguem à comunidade sugestões e apelos de cuidados com os seus animais domésticos. Também apelo contra os maus tratos feitos aos animais.
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=22748&iCanal=29&iSubCanal=41&iLingua=1
Nome | Tipo |
---|---|
Cães de trabalho: no rastro da natureza | Vídeo |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasO tema proposto é muito bom. É preciso que crianças e adolescentes desde cedo compreendam que como seres humanos temos a responsabilidade de cuidar da nossa fauna e flora, e respeitar aquilo que não temos condições de criar. Assim, teremos cidadão mais conscientes de seu papel para o bem estar do planeta de um modo geral.