Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos criar uma história?!

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno terá a oportunidade de exercer sua capacidade criativa e imaginativa por meio da criação de histórias. Esta aula pode ser profícua ainda para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Que os alunos sejam alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Vídeo.

Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se gostam de criar histórias, dando espaço para eles se manifestarem acerca disto. Após, ele deverá dizer que inventar histórias é importante, pois além de trabalhar a escrita, desenvolve a nossa criatividade e imaginação. Ele poderá perguntar também se eles conhecem algumas histórias, e quais mais gostam.
Em seguida, o professor poderá perguntar a eles se conhecem a história dos três porquinhos. O educador poderá pensar em outra história, contudo sugere-se esta por conter uma moral significativa: a importância de respeitar e acolher o outro, e da necessidade das pessoas se precaverem, pensando em infortúnios que podem acontecer eventualmente na vida.
Sendo assim, os alunos serão convidados a contar, em suas palavras, esta história. A fim de que todos possam manifestar, o professor combinará com eles que cada um falará uma parte, assim todos, sem distinção, poderão dar sua contribuição.

Ao término da história o professor deverá frisar que todos têm a capacidade de criar histórias, basta para isso tentar.

ATIVIDADE 1
Dando continuidade às atividades, o professor solicitará que os alunos, em duplas, escrevam a história dos três porquinhos com suas palavras (Fig. 1). Ele deverá explicar que eles precisam dar outro final à história, ou seja, modificá-la. Para tanto eles poderão inserir novos elementos nesta, tais como personagens, paisagens, juízo de valor, entre outros.
Cabe ao professor auxiliar os alunos no processo de criação deste novo desfecho, sendo que assim que as duplas finalizarem, eles serão convidados a recontar esta história para a sala.
Ao final, o professor deverá destacar os diferentes finais apresentados pelos alunos, enfatizando que as histórias podem ter diferentes desfechos, sendo que isso que torna o processo de criação das mesmas algo rico e envolvente.

Figura 1- Escrevendo uma história
http://24hdecultura.files.wordpress.com/2008/10/oficina-historias-foto.jpgAcesso em 3 Dez. 2009.

ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor entregará aos grupos folhas de papel sulfite e explicará que a nova atividade, que na realidade é um aprofundamento do tema abordado na aula, consiste deles criarem uma história a qual pode abranger um assunto do interesse deles.
Após os grupos iniciarem suas histórias o professor deverá dizer que eles precisam acrescentar na mesma um dos objetos que ele retirará de dentro de uma caixa fechada, a qual estará posicionada sob sua mesa, e conterá distintos objetos presentes no cotidiano da criança. Exemplo de objetos: colher, celular, bola, copo, estojo, entre outros.
Assim que o professor perceber que os alunos estão debruçados nesta atividade, ele deverá apresentar outro objeto, o qual deverá encaixar-se na história. Ele poderá incluir nesta história mais elementos, quantos forem pertinentes, de forma a enriquecer a produção escrita, imaginativa e criativa dos alunos.
Ao término da história os grupos deverão apresentar oralmente suas histórias (Fig. 2), sendo que novamente eles serão solicitados a relatar as facilidades e as dificuldades na realização da atividade.
O professor deverá finalizar a aula frisando com os alunos a importância de inventar histórias, de explorarem a capacidade criativa e imaginativa.

Figura 2- Apresentação oral de histórias
http://canto-do-conto.blogspot.com/2007_09_01_archive.html .Acesso em 27 Nov. 2009.

ATIVIDADE 3
Buscando o envolvimento dos alunos, eles terão, ainda em duplas, como uma nova atividade inventar uma história. Para isso, eles receberão pedaços de fios de lã de cores diferentes (Fig. 3). Com estas lãs eles deverão desenhar no chão da sala de aula a história. Esta história deverá ter um início, um meio e um fim, sendo que eles terão somente 5 minutos para criá-la. Assim que todos os grupos terminarem eles deverão expô-la.

Figura 3- Lãs de cores diversas
http://www.emeponto.com.br/lidimesconta/las.jpg .Acesso em 27 Nov. 2009.

Após todos os alunos apresentarem suas histórias, o professor solicitará que os grupos se unam de forma que a cada três duplas haver um só grupo. Este novo grupo terá como tarefa fazer uma nova história com suas lãs. Feito isso deverão apresentá-la aos demais grupos.
Finalizada estas apresentações o professor perguntará aos alunos as facilidades e as dificuldades sentidas para criar as histórias.

ATIVIDADE 4
Como atividade para realizarem em casa, os alunos terão de trazer para a próxima aula uma história (Fig. 4), a qual poderá abranger diferentes assuntos, sendo que a escolha fica por conta dos alunos. O professor deverá explicar que eles podem pedir o auxílio de um familiar para esta elaboração, sendo que no início da próxima aula eles serão solicitados a lerem as histórias que eles criaram.
O professor poderá promover um concurso, de forma que os alunos possam escolher as histórias que mais gostaram. As ‘vencedoras’ ganharão como prêmio ser afixadas no quadro de maior circulação de pessoas da escola.

Figura 4- Criando história
http://www.francinecanto.com/fotos_grafias/feiradolivrodeportoalegre/images/26_05_crianca_autografando.jpg .Acesso em 3 Dez. 2009.

Recursos Complementares

O professor se preferir no início da aula poderá apresentar o recurso que segue, o qual consiste de um vídeo, de 8 minutos e 19 segundos, que trata de um conto da literatura infantil muito conhecido das crianças, intitulado “Os três porquinhos” , disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k&feature=related .Acesso em 27 Nov. 2009.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula. O professor deverá avaliar não só a apropriação do conteúdo referente à importância da criação, de inventar histórias, mas, sobretudo, a escrita, a oralidade e a participação deles nas atividades que serão propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.