Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ler para aprender!

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula visa conscientizar os alunos acerca da importância dos livros, e dentro disso, da relevância do hábito de leitura à vida, pois por meio dela aprimoramos a nossa imaginação e criatividade. Sendo assim, esta aula pode ser profícua para se trabalhar, além da leitura, a compreensão, a oralidade e a criatividade dos alunos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Que os alunos estejam alfabetizados.
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão:
O professor poderá solicitar um dia antes desta aula que os alunos tragam de casa um livro para a efetivação da  aula. Além disso, o educador poderá solicitar a direção da escola um horário específico em que seus alunos poderão ficar na biblioteca, sendo que seria mais viável que neste horário não houvesse outras pessoas na biblioteca fora estes alunos, a fim de garantir que os alunos não se dispersem durante as atividades que serão propostas.

Motivação:
Como início da aula sugerimos que o professor indague os alunos se eles gostam de ler, que tipos de livros gostam de ler, e com que freqüência lêem. O intuito destas indagações é promover o debate e a participação dos alunos.
Após, o professor poderá dizer que o objetivo da presente aula é tratar a questão da leitura, mostrando para eles a importância deste hábito para nossa formação enquanto pessoas.
Em seguida, sugerimos que o professor apresente o recurso, o qual consiste de um vídeo de 1 minuto e 30 segundos, intitulado “Sesinho- É tempo de aprender. Episódio: leitura” (Fig. 1), disponível em: http://http://www.youtube.com/watch?v=knmeXttNZzo .Acesso em 26 Nov. 2009.

Figura 1- Imagem do vídeo “Sesinho- É tempo de aprender. Espisódio: leitura”

ATIVIDADE 1
O professor levará os alunos na biblioteca da escola (Fig. 2). Estando os alunos sentados em círculos, o professor iniciará a atividade mostrando a eles um livro (este livro pode ser escolhido à vontade pelo educador, no entanto, sugere-se que tenha bastante figuras e ilustrações na capa, e que sua leitura não seja extensa). Esta primeira atividade consiste na exploração do aspecto visual do livro, tomando como referência sua capa, de forma que os alunos possam expressar suas opiniões sobre que assuntos acham que o livro trata. Em linhas gerais, esta atividade é uma forma de instigar a curiosidade dos alunos sobre o livro.
Depois que os alunos manifestarem suas suposições sobre o conteúdo do livro, o professor se sentará com eles no círculo e realizará a leitura deste.
Ao final da leitura o professor poderá conversar com eles sobre o que acharam do livro e o que entenderam da história, verificando também se as impressões iniciais acerca deste foram concretizadas.

Figura 2- Biblioteca
http://www.paranoias.org/wp-content/uploads/2009/04/biblioteca.jpg .Acesso em 26 Nov. 2009.

ATIVIDADE 2
Em seguida os alunos serão convidados a andar na biblioteca e a escolherem um livro que mais lhes agrada para lerem (Fig. 3). Após a leitura dos livros escolhidos, o professor solicitará que eles se sentem novamente em círculos, a fim de iniciar uma roda de discussões a respeito da leitura feita por eles.
Os alunos que escolherem o mesmo livro poderão se articular para discutir em grupo sobre o livro, o porquê de terem escolhido tal leitura, do que trata o texto, o que acharam da linguagem, o que entenderam do tema, entre outros. Em seguida compartilharão suas opiniões sobre a leitura feita com todos da sala. Esta atividade visa estimular a reflexão, bem como a análise crítica dos alunos.

Figura 3 - Leitura de livros
http://portal.mec.gov.br/images/stories/fnde_biblioteca.jpg .Acesso em 26 Nov. 2009.

ATIVIDADE 3
O professor poderá propor uma atividade em que os alunos, em grupos de três componentes, confeccionarão um livro. Para a realização desta atividade, ele deverá oferecer aos grupos os materiais necessários para esta confecção, tais como: sulfite, cartolinas, lápis de cor, canetas esferográficas, cola, massinha, papel crepom picado, tesoura, revistas, jornais, cola, entre outros. Este livro pode abordar diferentes assuntos relacionados à cidadania, tais como: respeito, ética, educação, responsabilidade, entre outros.

É importante que o professor acompanhe e supervise a produção dos alunos. Ao término desta atividade os alunos deverão

apresentar oralmente a história de seus livros para a sala (Fig. 4).

Figura 4- Aluno lendo sua história
http://4.bp.blogspot.com/_JMMByCMH7WE/Sp7Cf690XnI/AAAAAAAABMY/muwaG5bwzBc/s320/MENINO+LENDO+A+B%C3%8DBLIA_PARA+COLORIR5.JPG.
Acesso em 26 Nov. 2009.

ATIVIDADE 4
Com o objetivo de verificar se os conteúdos trabalhados foram assimilados pelos alunos, o professor poderá propor que eles organizem uma peça teatral com a história criada no livro, ou a partir de uma história pré-estabelecida, transpondo-a para um roteiro elaborado por eles. A peça poderá se efetuar por meio da interpretação dos próprios alunos ou estratégias criativas tais como a animação de fantoches, personagens feitos com massinha, entre outros, também, elaborados por eles.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação à importância da leitura. O professor poderá também avaliar a escrita, a oralidade e a participação dos alunos nas atividades solicitadas. Ele pode ainda analisar o envolvimento destes na leitura dos livros e na realização da confecção do livro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.