Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Água: conscientizar para economizar.

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sensibilizar os alunos quanto a importância da água, contribuindo na conscientização da necessidade da preservação desse recurso, e dentro disso, na mudança dos hábitos do seu consumo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Que os alunos estejam alfabetizados.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.

Sugestão:

Um dia antes desta aula o professor deverá pedir para os alunos trazerem de casa jornais e revistas velhas a fim de serem empregados em uma atividade proposta nestas aulas.

Motivação:
Para iniciar a aula o professor poderá iniciar perguntando aos alunos se no dia da aula fizeram uso da água- se escovaram os dentes, beberam água, etc. Após isso, pergunte para os alunos o que é fazer uso consciente da água e se eles tiveram a preocupação em utilizá-la desta forma. O objetivo destas perguntas iniciais é trazer a pauta o tema que será tratado na aula.
Em seguida, sugerimos que o professor entregue aos alunos a letra da música “Planeta água” (Fig. 1), disponível em:

http://www.planetamusicas.com/letras-musicas/mais-visitadas/planeta-agua.html .Acesso em 3 dez. 2009.

Figura 1- Planeta Água

http://3.bp.blogspot.com/_WNaG7BdeRQA/ShQ03MOEMKI/AAAAAAAAABM/b_8OH9mEgPc/s320/sem+t%C3%ADtulo.bmp .Acesso em 3 dez. 2009.

 

Planeta Água

Composição: Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Sugerimos que os alunos leiam a letra da música juntamente com o professor em voz alta. Após esta leitura, o professor poderá perguntar aos alunos o que acharam desta letra, e qual a importância da água na vida deles. O intuito desta indagação é incitar a participação deles.
Em seguida, o professor poderá mencionar que em diferentes tarefas do cotidiano, como na higiene pessoal, na culinária, na irrigação dos jardins e hortas, para lavar o quintal, lavar o carro, entre outras, fazemos uso da água.
É importante, neste momento, o professor enfatizar a importância da água para a vida humana, sendo que precisamos bebê-la para sobreviver. Além di sso, ela é imprescindí vel para a agricultura etc. Ele poderá ainda dizer que o intuito da presente aula é abordar a importância da água e da preservação de suas nascentes.

ATIVIDADE 1
Os alunos serão divididos em grupo de três alunos. O professor deverá entregar a cada grupo um jogo, também denominado “jogo da água” (Fig. 2) disponível em:
http://alice-sustentabilidade.blogspot.com/2009/03/jogo-da-agua.html .Acesso em 3 dez. 2009.

Figura 2- Jogo da água

Para jogarem, o professor entregará aos alunos tampas de garrafa pet, para servirem como peças para a atividade. Além disso, explicará que o sinal da 'torneira' significa torneira pingando, porquanto quem cair nesta casa está desperdiçando água e terá de voltar ao início do jogo.  Quem cair na casa do 'chuveiro' avança duas casas no tabuleiro. Do mesmo modo, quem cair na casa da 'chuva' pode jogar duas vezes. Contudo, quem cair em 'fábrica poluída' fica duas rodadas sem jogar. Do mesmo modo, quem cair na 'banheira' permanece nesta casa até que outro jogador ocupe seu lugar.

Observamos que este jogo tem por intuito, através  da atividade lúdica, a conscientização quanto a importância da economia da água, ou seja, o uso consciente da mesma.
Ao final, os alunos terão como atividade criar outras regras para o jogo, pensando na questão da economia da água. Sendo assim, poderão aprimorar estas regras por escrito e apresentá-las para os demais grupos.

ATIVIDADE 2
Tendo em vista enriquecer a problematização deste assunto, e visando trabalhar de forma mais descontraída, e, buscando, sobretudo instigar o senso crítico e a reflexão dos alunos, o professor poderá passar um vídeo (Fig. 4), de 2 minutos e 16 segundos intitulado “Turma da Mônica- Economizar Água”, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related . Acesso em 25 Nov. 2009.

Figura 4- Imagem do vídeo- Turma da Mônica- Economizar Água

Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:
• Para que devemos economizar água?
• O que podemos fazer para economizar?

ATIVIDADE 3
Dentro do contexto de descontração para problematizar este tema, os alunos deverão confeccionar uma listagem de dicas de preservação da água  (Fig. 5) para levarem para compartilhar com a família. Para isso, eles receberão jornais, revistas, cola, tesoura e folhas de papel pardo.
Nesta listagem, haverá espaços abertos para que os familiares complementem dando outros exemplos de economia que praticam em suas casa, ou que podem adotar pensando na preservação da água.

Figura 5- Dicas de preservação da água

http://www.votorantim.sp.gov.br/pmv/img/j550p37.jpg. Acesso em 3 Dez. 2009.

Recursos Complementares

Como texto complementar o professor pode ler o texto Amigo da Água, disponível em:
http://www.amigodaagua.com.br/interna.aspx?path=amigodaagua/PROJETO/DEFAULT.aspx. Acesso em: 30 Nov. 2009.

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GECIRLÂNDIA LIMA PIMENTEL, FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO UNIRON , Rondônia - disse:
    gecirlandia_lima@hotmail.com

    15/05/2015

    Cinco estrelas

    Gostaria que publicasse mais materias como estas. Obrigada


  • Edilene tavares, Alfredo Ramos , Bahia - disse:
    dila_dejesus@hotmail.com

    19/03/2015

    Cinco estrelas

    muito bom , irei adaptar para a minha turma do 3º ano fundamental. Parabéns pela competência.


  • maria de lourdes de moraes pezzuol, Secretaria Estadual de Educação , São Paulo - disse:
    maria.pezzuol@gmail.com

    15/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa, abordagem riquíssima. Parabéns a todos os professores envolvidos.


  • maiana, escola antonio mateus dos santos , Bahia - disse:
    may-saj@hotmail.com

    14/05/2014

    Cinco estrelas

    otimaaaaaaaaaaaaaaaaa


  • jivanete amancio, EscolaMmunicipal josé vieira Barreto , Sergipe - disse:
    tatyjil@gmail.com

    18/03/2013

    Quatro estrelas

    Essa aula é ótima.


  • Regina Helena da Silveira, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ , Ceará - disse:
    regina.silveira100@gmail.com

    21/06/2011

    Cinco estrelas

    A aula criada pelo professor Paulo Rennes Marçal Ribeiro, é excelente, porque ele está trabalhando um assunto atual e que todo mundo está preocupado para encontrar uma solução e uma conscientização. Achei criativa pois tem exercícios bem lúdicos, a aula não causa enfado no aluno, já que está retrtatado personagens do seu dia a dia. Irei usar a sugestão com as minhas turmas de 6º e 7º anos.


  • gilvanda malaquias de melo, Escola municipal professora Elizabete guedes Dona ines , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmail.com

    09/04/2010

    Quatro estrelas

    e uma aula muito interessante onde o aluno reflete sobre a importancia da agua.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.