Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desafios das operações matemáticas. Conseguirá uma medalha?

 

03/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Faculdade Sete de Setembro

Alyne Costa de Castro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos exercitarão cálculos com as seguintes operações: adição, subtração e multiplicação por meio de estratégias pessoais.

Para melhor fixar a aprendizagem a respeito das operações matemáticas é necessário que o aluno exercite os conceitos apresentados em sala de aula pelo professor em um momento anterior ao Laboratório de Informática Educativa – (LIE).

A utilização de jogos educacionais em sala de aula pode fazer com que esses exercícios se tornem mais prazerosos para o aluno. Com esta perspectiva, o software Escondite matemático foi escolhido como esse suporte ao conteúdo dado na aula.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Espera-se que os alunos já possuam conhecimento a respeito das operações matemáticas de: adição, subtração e multiplicação a partir de diferentes estratégias, como a utilização de objetos concretos.
Estratégias e recursos da aula

O professor poderá estabelecer acordos com a turma, para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa. Ele deve explicar que os alunos trabalharão em dupla nos computadores e que cada um terá que expor as suas possíveis soluções. Sugere-se que o professor coloque as duplas com diferentes níveis cognitivos, para que haja trocas de conhecimentos.

O objeto educacional aqui proposto consiste uma série de exercícios, semelhante à Tabuada, contendo as operações matemáticas, como: soma, subtração e multiplicação. O objetivo do jogo é encontrar o personagem escondido, para isso o aluno deverá clicar na resposta correta da operação apresentada. Para dar um pouco mais de interesse às crianças, se elas completarem 20 questões corretamente, ganham uma medalha de ouro das Olimpíadas Vedoque, até três erros conseguem uma medalha de prata e com menos de 5 acertos uma de bronze.

                                                             undefined

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1- Tomada de posição:

Depois de firmados os acordos o professor poderá iniciar a aula apresentando aos alunos diferentes operações matemáticas (presentes no jogo que os alunos irão explorar a seguir). A partir daí pedirá que os alunos observem as operações no quadro e levantará algumas questões: Que diferenças perceberam nas operações? O que seria a soma, a subtração e a multiplicação?

(8+9; 6+8; 6+9; 4x7; 2x3; 1x4; 7x3; 14-6; 8-5; 4-2; 7-3)

Dependendo do nível cognitivo dos alunos o professor poderá utilizar também objetos concretos para a representação dos números como: lápis, canetinhas, dentre outros.

Após esse momento poderá apresentar o jogo educacional aos alunos e pedir que os alunos escolham a sessão (adição, subtração e multiplicação) que cada um gostaria de jogar, ou direcionar os níveis de dificuldades de acordo com o nível cognitivo da criança.

2- Maturação:

Ao lançar a atividade semelhante à tabuada, o professor acompanhará o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos ao incentivá-los a escolherem a sessão da operação que corresponde as suas dificuldades, para que possam exercitar todas as operações. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.

3 - Solução:

Ao perceber o encerramento dos desafios das atividades pelos alunos, o professor organizará uma roda de conversa para que eles socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções que encontraram, e exponham as maiores dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.

4 - Prova:
 Após a apresentação dos resultados e dificuldades encontradas, com auxílio da turma, o professor deverá retomar o conteúdo, através das resoluções dos problemas matemáticos expostos no quadro no início da aula, mostrando aos alunos que cada estratégia de resolução da questão é válida se chegar ao objetivo principal, ou seja, o resultado. Deve-se ressaltar que o erro não é visto como algo ruim, mas a partir do erro o aluno percebe um novo caminho para o acerto.
Recursos Complementares

Dica de Leitura :

- NA VIDA DEZ, NA ESCOLA ZERO

Autores: CARRAHER, T., Carraher, D. E. Schliemann, A. – Na vida dez, na escola zero. São Paulo, Cortez Editora, 1989.

Sinopse

O contraste entre a matemática da rua e a da escola descrito nos estudos deste livro interessa aos educadores, psicólogos, sociólogos, antropólogos e professores de matemática, e a todos que quiserem descobrir por que algumas pessoas são capazes de resolver tão rapidamente contas de cabeça, enquanto outras tentam fazer a mesma coisa no lápis e papel.

Disponível gratuitamente no links: http://www.pdf-search-engine.com/baixar-livro-na-vida-dez-na-escola-zero-terezinha-carraher-pdf.html
Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.