03/12/2009
Alyne Costa de Castro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos exercitarão cálculos com as seguintes operações: adição, subtração e multiplicação por meio de estratégias pessoais.
Para melhor fixar a aprendizagem a respeito das operações matemáticas é necessário que o aluno exercite os conceitos apresentados em sala de aula pelo professor em um momento anterior ao Laboratório de Informática Educativa – (LIE).
A utilização de jogos educacionais em sala de aula pode fazer com que esses exercícios se tornem mais prazerosos para o aluno. Com esta perspectiva, o software Escondite matemático foi escolhido como esse suporte ao conteúdo dado na aula.
O professor poderá estabelecer acordos com a turma, para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa. Ele deve explicar que os alunos trabalharão em dupla nos computadores e que cada um terá que expor as suas possíveis soluções. Sugere-se que o professor coloque as duplas com diferentes níveis cognitivos, para que haja trocas de conhecimentos.
O objeto educacional aqui proposto consiste uma série de exercícios, semelhante à Tabuada, contendo as operações matemáticas, como: soma, subtração e multiplicação. O objetivo do jogo é encontrar o personagem escondido, para isso o aluno deverá clicar na resposta correta da operação apresentada. Para dar um pouco mais de interesse às crianças, se elas completarem 20 questões corretamente, ganham uma medalha de ouro das Olimpíadas Vedoque, até três erros conseguem uma medalha de prata e com menos de 5 acertos uma de bronze.
Depois de firmados os acordos o professor poderá iniciar a aula apresentando aos alunos diferentes operações matemáticas (presentes no jogo que os alunos irão explorar a seguir). A partir daí pedirá que os alunos observem as operações no quadro e levantará algumas questões: Que diferenças perceberam nas operações? O que seria a soma, a subtração e a multiplicação?
(8+9; 6+8; 6+9; 4x7; 2x3; 1x4; 7x3; 14-6; 8-5; 4-2; 7-3)
Dependendo do nível cognitivo dos alunos o professor poderá utilizar também objetos concretos para a representação dos números como: lápis, canetinhas, dentre outros.
Após esse momento poderá apresentar o jogo educacional aos alunos e pedir que os alunos escolham a sessão (adição, subtração e multiplicação) que cada um gostaria de jogar, ou direcionar os níveis de dificuldades de acordo com o nível cognitivo da criança.
Ao lançar a atividade semelhante à tabuada, o professor acompanhará o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos ao incentivá-los a escolherem a sessão da operação que corresponde as suas dificuldades, para que possam exercitar todas as operações. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.
Ao perceber o encerramento dos desafios das atividades pelos alunos, o professor organizará uma roda de conversa para que eles socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções que encontraram, e exponham as maiores dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.
Dica de Leitura :
- NA VIDA DEZ, NA ESCOLA ZERO
Autores: CARRAHER, T., Carraher, D. E. Schliemann, A. – Na vida dez, na escola zero. São Paulo, Cortez Editora, 1989.
Sinopse
O contraste entre a matemática da rua e a da escola descrito nos estudos deste livro interessa aos educadores, psicólogos, sociólogos, antropólogos e professores de matemática, e a todos que quiserem descobrir por que algumas pessoas são capazes de resolver tão rapidamente contas de cabeça, enquanto outras tentam fazer a mesma coisa no lápis e papel.
Disponível gratuitamente no links: http://www.pdf-search-engine.com/baixar-livro-na-vida-dez-na-escola-zero-terezinha-carraher-pdf.htmlA avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.
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