03/12/2009
Ellis Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Inicialmente recomenda-se que o professor exponha para os alunos algumas operações matemáticas da multiplicação e divisão no quadro, como se fosse um joguinho. O docente pode pedir para que alguns alunos se encaminhem ao quadro para escrever os números indicados por ele, dentro de quadrados desenhados em posições de operações matemáticas. Sendo assim iniciada a construção do conhecimento junto com a turma, para que consigam visualizar a conexão existente entre o conteúdo que estão aprendendo com o desafio do software Valgetal que quebra a convenção dos cálculos.
Posteriormente o professor deve orientar seus alunos a se dividirem em duplas por computador.Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software Valgetal.
O software é usado para realizar cálculos rápidos a partir do posicionamento das peças numéricas. O desafio consiste em conseguir realizar as operações matemáticas corretamente para impedir que os blocos cheguem ao topo da tela. O professor poderá indicar em qual nível e operação matemática os alunos devem jogar. Também pode ser estipulado o tempo em que eles irão realizar cada operação matemática.
Segundo Passo: O professor fará perguntas tais como: Vocês notaram que as operações da adição e subtração que foram criadas no quadro são iguais ao desafio proposto no software?
Terceiro Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.
Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as estratégias usadas pelos alunos e as dificuldades apresentadas por eles. Deverá também mediar a atividade estimulando a interação entre eles para a resolução dos problemas.
Após observar que toda a turma já está conseguindo resolver as operações, o professor poderia resolver na lousa juntamente com os alunos, a partir das estratégias usadas por eles, e discutir essas estratégias para descobrirem juntos qual a melhor para resolver a atividade.
A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta e posteriormente com os exercícios que o professor irá propor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!