20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Professor, para poder argumentar e implementar esta aula, você poderá buscar informações sobre a forma como os torcedores comemoram os resultados das partidas de futebol. Normalmente o fazem utilizando explosivos.
Inicie esta aula perguntando aos estudantes, que componentes químicos provocam a explosão? Depois de ouvi-los pergunte se sabem quais os componentes químicos necessários para sua produção. Explique a eles que:
Peça que pesquisem as informações a seguir criem um blog denominado “Explosivos” Para criar o blog indique o endereço: <https://www.blogger.com>
Mas, como eu faço para criar um Blog?
O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:
O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site. Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os link de todos os blog´s em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc. O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de l para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis. Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade. (Rosangela Menta, 2008).
Informações para serem inseridas no Blog. “Explosivos”
Os explosivos são definidos como....................................................................................................
Tem como característica principal a liberação de .........................................................................
Podem ser classificados de duas formas diferentes....................................................................
A pólvora foi descoberta no século........, pelos........................ É constituída pela mistura de ..................................................................................................................................................................
Os explosivos podem ter as seguintes características: Balanço, Sensibilidade, Estabilidade, Calor de Explosão/Temperatura da explosão, Volume de gases/pressão da explosão, Densidade, Velocidade da explosão, Potência específica/Poder de fragmentação (brisance) as quais assim as definimos:...............................................................................................................................................
Defina os termos: ácido nítrico, dinamite gelatinosa, dinamite, gelatina explosiva, nitrocelulose, nitroglicerina, pólvora sem fumaça, pólvora, RDX, TNT, e Tretil.
2ª Aula
O professor pode solicitar aos estudantes que pesquisem os seguintes ácidos: Ácido Acetil Salicílico, Ácido Alfa-Lipóico, Ácido Ascórbico, Ácido Aspártico, Ácido Benzóico, Ácido Bórico, Ácido Cítrico Anidro, Ácido Esteárico, Ácido Fólico, Ácido Glicólico, Ácido Glutâmico, Ácido Hialurônico, Ácido Kójico, Ácido Lático, Ácido Mefenâmico, Ácido Nicotínico, Ácido Retinóico, Ácido Salicílico, Ácido Sórbico, Ácido Tânico, Ácido Tartárico, Ácido Tioglicólico, Ácido Tricloroacético, Ácido Ursólico, dentre outros para que observem quais características os definem como tal e insiram em uma planilha. O professor pode indicar para os estudantes este endereço: <http://www.gerbras.com.br/produtos/prod_a.asp>
No estudo da química é sempre importante trabalhar com a simbologia química. Desta maneira, solicite que os estudantes façam uma pesquisa e descreva que elementos químicos estão presentes nas fórmulas abaixo:
Nome do Ácido | Fórmula | Descrição de suas propriedades |
Trinitrolueno – (TNT) | Trinitrotolueno (TNT) | |
RDX | ||
Ácido Pícrico |
|
|
Nitrocelulose |
|
|
Nitroglicerina |
Sugerimos ao professor que apresente o vídeo “Teste com Explosivos Primários” e ou busque que a escola faça a locação de um vídeo/DVD que trate do tema. Você pode ainda baixar vídeos do Youtube, gravar em CD/DVD, para que possa ser assistido na TV ou em um computador. Ainda há a opção de gravar vídeos em um pen-drive para ser utilizá-lo com o uso de uma TV desde que esta possua entrada USB.
3ª aula
No laboratório de química os estudantes deverão manusear diferentes tipos de substâncias para que, a partir dos reagentes verifiquem quais podem ser classificados como ácidos.
Nome | Tipo |
---|---|
Trinitrotolueno (TNT) | Imagem |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!