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Meu time é campeão

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a aplicação do ácido na fabricação de explosivos.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate; 1 aula de 50 minutos no laboratório de informática; 1 aula de 50 minutos para apresentação das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber identificar ácidos.
Estratégias e recursos da aula

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Professor, para poder argumentar e implementar esta aula, você poderá buscar informações sobre a forma como os torcedores comemoram os resultados das partidas de futebol. Normalmente o fazem utilizando explosivos.
Inicie esta aula perguntando aos estudantes, que componentes químicos provocam a explosão? Depois de ouvi-los pergunte se sabem quais os componentes químicos necessários para sua produção. Explique a eles que:

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  • Explosivos: são todas as substâncias capazes de se decompor rapidamente, em que ocorre a expansão súbita de gases, conseqüentemente a liberação de muita energia. Há diferentes tipos de explosivos; podem ser fabricados com produtos químicos que vão deste a pólvora até o TNT. Depende sempre para qual finalidade servirão. Atualmente os explosivos modernos são compostos de substâncias orgânicas que tem em sua estrutura o elemento nitrogênio.
  • Pólvora: mistura que reúne cerca de 65% de salitre (NaNO3), 20% de carvão e 15% de enxofre, em massa.
  • Ácido nítrico: apresenta elevado grau de ionização, volátil na temperatura ambiente. Além do ácido pícrico também é utilizado para a fabricação de explosivos especialmente na nitroglicerina e a nitrocelulose.

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Peça que pesquisem as informações a seguir criem um blog denominado “Explosivos” Para criar o blog indique o endereço: <https://www.blogger.com>

Mas, como eu faço para criar um Blog?

O blog não é recente, mas rapidamente proliferou na internet, pela sua facilidade de uso, de acesso e postagem. Veja como é fácil acessar este recurso:

  • No sistema de busca, por exemplo, Yahoo, UOL, Google..., procure por Blogger:


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O servidor oferece um passo a passo para criação da página e orienta sobre as suas possibilidades de uso e inserção de imagens, sons, vídeos, apresentações, etc. O usuário poderá ainda fazer um tour pelo site. Professor, você pode criar uma conta para sua escola e fazer várias páginas com este login e senha, de tal forma que poderá acompanhar as postagens dos grupos de pesquisa, assim como colocar os link de todos os blog´s em todas as páginas, desta forma, os alunos da sua escola estarão interligados em suas páginas, acompanhando os trabalhos dos demais grupos e interagindo, sugerindo recursos adicionais, complementando as pesquisas dos colegas, discutindo conceitos, etc. O vídeo está disponível para download, apresenta opções de acesso ao áudio com imagens, o texto completo, um glossário de termos específicos, sugestões de l para pesquisa que podem ser explorados pelo professor no laboratório de informática com os estudantes, ajuda explicando todos os recursos disponíveis. Professor! É imprescindível que acompanhe seus alunos na montagem do blog, oriente sobre as questões de direitos autorais, incentivando-os a ler a lei; conscientize que tudo que for postado será lido por muitas pessoas na rede de tal forma, sejam analisadas bem as palavras e conceitos utilizados. A construção de um blog é um exercício de cidadania, na medida em que o estudante se expressa suas opiniões com ética, liberdade e responsabilidade. (Rosangela Menta, 2008). 

Informações para serem inseridas no Blog. “Explosivos”

Os explosivos são definidos como....................................................................................................
Tem como característica principal a liberação de .........................................................................
Podem ser classificados de duas formas diferentes....................................................................

A pólvora foi descoberta no século........, pelos........................ É constituída pela mistura de ..................................................................................................................................................................
Os explosivos podem ter as seguintes características: Balanço, Sensibilidade, Estabilidade, Calor de Explosão/Temperatura da explosão, Volume de gases/pressão da explosão, Densidade, Velocidade da explosão, Potência específica/Poder de fragmentação (brisance) as quais assim as definimos:...............................................................................................................................................
Defina os termos: ácido nítrico, dinamite gelatinosa, dinamite, gelatina explosiva, nitrocelulose, nitroglicerina, pólvora sem fumaça, pólvora, RDX, TNT, e Tretil.

2ª Aula

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O professor pode solicitar aos estudantes que pesquisem os seguintes ácidos: Ácido Acetil Salicílico, Ácido Alfa-Lipóico, Ácido Ascórbico, Ácido Aspártico, Ácido Benzóico, Ácido Bórico, Ácido Cítrico Anidro, Ácido Esteárico, Ácido Fólico, Ácido Glicólico, Ácido Glutâmico, Ácido Hialurônico, Ácido Kójico, Ácido Lático, Ácido Mefenâmico, Ácido Nicotínico, Ácido Retinóico, Ácido Salicílico, Ácido Sórbico, Ácido Tânico, Ácido Tartárico, Ácido Tioglicólico, Ácido Tricloroacético, Ácido Ursólico, dentre outros para que observem quais características os definem como tal e insiram em uma planilha. O professor pode indicar para os estudantes este endereço: <http://www.gerbras.com.br/produtos/prod_a.asp>

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  • Na disciplina de Língua Portuguesa os estudantes podem produzir um texto relativo as frutas e verduras ingeridas no dia a dia e que contenham ácidos;
  • Na disciplina de Ciências os estudantes podem fazer o experimento do coeficiente de pH em diferentes substâncias.

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No estudo da química é sempre importante trabalhar com a simbologia química. Desta maneira, solicite que os estudantes façam uma pesquisa e descreva que elementos químicos estão presentes nas fórmulas abaixo:

Nome do Ácido        Fórmula    Descrição de suas propriedades
Trinitrolueno – (TNT)    Trinitrotolueno (TNT)    
RDX    

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 http://pt.wikipedia.org/wiki/RDX 

 
Ácido Pícrico    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1467/imagens/acido_picrico.png 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ácido_pícrico 

 
 Nitrocelulose   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1467/imagens/Nitrocellulose.png 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrocelulose

 
 Nitroglicerina   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1467/imagens/Nitroglycerin.png

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitroglicerina

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1467/imagens/sugestoes.gif

Sugerimos ao professor que apresente o vídeo “Teste com Explosivos Primários” e ou busque que a escola faça a locação de um vídeo/DVD que trate do tema. Você pode ainda baixar vídeos do Youtube, gravar em CD/DVD, para que possa ser assistido na TV ou em um computador. Ainda há a opção de gravar vídeos em um pen-drive para ser utilizá-lo com o uso de uma TV desde que esta possua entrada USB.


 

3ª aula

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No laboratório de química os estudantes deverão manusear diferentes tipos de substâncias para que, a partir dos reagentes verifiquem quais podem ser classificados como ácidos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trinitrotolueno (TNT) Imagem
Recursos Complementares
Nestes endereços o estudante vai encontrar informações sobre o ácido nítrico. http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/acido_nitrico.html; http://www.faenquil.br/gsmt-cipa/3normalizacao/mini_fis/mini_pdf/acido_nitrico022.pdf; Apresenta alguns exercícios sobre ácidos e bases. http://educar.sc.usp.br/quimapoio/acido.html Livro: Fundamentos da Química, volume único; Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
Avaliação
Esta ação será implementada no decorrer do desenvolvimento de todas as atividades. Deverá ser observado se os estudantes compreenderam os conceitos, os questionamentos, as interações, se oportunizaram que os parceiros desenvolvessem o diálogo com vistas à apropriação e ampliação de conhecimentos sobre o conteúdo tratado. Todo este processo deverá ser acompanhado pelo professor de forma a fazer a leitura das produções com maior acuidade, sobretudo para que possa incentivar com que busquem maiores informações no sentido de fazer a relação entre a teoria e a prática. Sugerimos que o professor faça a leitura do texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP acessando o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272
Opinião de quem acessou

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