07/12/2009
Simone Alencastre e Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Desenvolver a oralidade, tornando o aluno capaz de usar a língua falada em diferentes situações sociais.
Instrumentalizar o aluno para que o mesmo seja capaz de reconhecer e empregar a variedade lingüística adequando às diversas situações sociais.
Ampliar as habilidades para o trabalho em grupo.
Não é necessário conhecimento prévio.
Problematizar com os alunos se todos falam da mesma forma e se, em todas as ocasiões, podemos falar do mesmo jeito.Solicitar que listem locais que as pessoas utilizam uma oralidade mais formal e onde a linguagem pode ser mais descontraída. Também se pode pedir que eles exemplifiquem as falas que eles consideram formal e o que a torna como, para eles, uma linguagem mais elaborada.
Em seguida apresente três vídeos onde esteja explicita a linguagem formal. Uma sugestão seria, por exemplo: Um apresentador de telejornal, um juiz em audiência, um discurso no senado. As imagens podem ser obtidas nos canais abertos da TV, tais como Globo, Record, TV Justiça, TV Senado, ou ainda através do You Tube. Abaixo, três endereços eletrônicos de vídeos que se adaptam à proposta da aula.
http://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8
http://www.youtube.com/watch?v=qBw4MH4GCgg
http://www.youtube.com/watch?v=AL3sWCkDsPo
Após passar as imagens deve-se provocá-los a pensar e comparar aquelas situações de oralidade que assistiram com fala cotidiana sobre aspectos, tais como: os objetivos, os termos utilizados em cada uma delas, a postura empregada, a postura dos ouvintes diante do falante.
Outra atividade muito interessante é a pesquisa em dicionários do significado de vocábulos falados nos vídeos que os alunos desconhecem. Poderá ser anotado na forma de um “glossário da turma", que poderá ser consultado durante todo ano.
A aula ganha uma maior completude se possibilitar o registro das conclusões do grupo no quadro ou em bloco, como forma de texto coletivo e deixar exposto em sala.
Acessos aos sites :
http://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8
http://www.youtube.com/watch?v=qBw4MH4GCgg
http://www.youtube.com/watch?v=AL3sWCkDsPo
Equipamentos de tv e vídeo
A avaliação poderá ocorrrer durante a atividade, observando reflexão que os alunos farão a partir das interlocuções apresentadas, assim como da apropriação de um vocabulário mais ampliado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!