Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Oralidade como caminho alfabetizador

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre e Gloria Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a oralidade, tornando o aluno capaz de usar a língua falada em diferentes situações sociais.
Instrumentalizar o aluno para que o mesmo seja capaz de reconhecer e empregar a variedade lingüística adequando às diversas situações sociais.
Ampliar as habilidades para o trabalho em grupo.

Duração das atividades
1 aula = 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula


Problematizar com os alunos se todos falam da mesma forma e se, em todas as ocasiões, podemos falar do mesmo jeito.Solicitar que listem locais que as pessoas utilizam uma oralidade mais formal e onde a linguagem pode ser mais descontraída. Também se pode pedir que eles exemplifiquem as falas que eles consideram formal e o que a torna como, para eles, uma linguagem mais elaborada.


Em seguida apresente três vídeos onde esteja explicita a linguagem formal. Uma sugestão seria, por exemplo: Um apresentador de telejornal, um juiz em audiência, um discurso no senado. As imagens podem ser obtidas nos canais abertos da TV, tais como Globo, Record, TV Justiça, TV Senado, ou ainda através do You Tube. Abaixo, três endereços eletrônicos de vídeos que se adaptam à proposta da aula.


http://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8

http://www.youtube.com/watch?v=qBw4MH4GCgg

http://www.youtube.com/watch?v=AL3sWCkDsPo


Após passar as imagens deve-se provocá-los a pensar e comparar aquelas situações de oralidade que assistiram com fala cotidiana sobre aspectos, tais como: os objetivos, os termos utilizados em cada uma delas, a postura empregada, a postura dos ouvintes diante do falante.


Outra atividade muito interessante é a pesquisa em dicionários do significado de vocábulos falados nos vídeos que  os alunos desconhecem. Poderá ser anotado na forma de um “glossário da turma", que poderá ser consultado durante todo ano.


A aula ganha uma maior completude se possibilitar o registro das conclusões do grupo no quadro ou em bloco, como forma de texto coletivo e deixar exposto em sala.

Recursos Complementares
Avaliação

A  avaliação poderá ocorrrer  durante a  atividade, observando reflexão que os alunos farão a partir das interlocuções  apresentadas, assim como  da apropriação de um vocabulário mais ampliado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.