Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre o brincar.

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar as diferenças existentes entre os jogos/brincadeiras e as demais práticas corporais, bem como criar um conceito coletivo de jogo/brincadeira.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Reunir os alunos, dividir em grupos e pedir que listem, em uma folha de papel, os jogos e brincadeiras que eles conhecem.

Pedir que leiam, em voz alta, os jogos e brincadeiras escritos. Algumas questões podem ser levantadas com os resultados, tais como:

Caso apareçam nomes como futebol, voleibol, basquetebol, etc. questionar aos alunos se estas práticas podem ser consideradas jogos, e quais os motivos que o levam a ser. (O professor deverá direcionar a discussão no sentido de que estas práticas são culturalmente denominadas esportes, por terem um conjunto de regras estabelecidas internacionalmente, federações, os praticantes destas receberem salários, têm um regime de treinamento sistematizado, e a competição e seleção dos melhores como princípios fundamentais, enquanto outras práticas corporais, apesar de apresentar similaridades nos gestos corporais, apresentam objetivos completamente diferentes, como o prazer, a diversão, a interação com os companheiros, etc., sendo chamados, assim de jogos/brincadeiras).

No caso de aparecer algum nome de jogo eletrônico (seja de vídeo game ou de computador) questionar aos alunos se podemos considerá-lo como um jogo/brincadeira. Encaminhar a discussão no sentido de que, por apresentarem os mesmos aspectos de diversão, prazer, onde o jogador pode realizar ações que em sua vida possivelmente não poderia fazê-lo , como ser um cavaleiro medieval, ou um skatista que realize manobras inimagináveis, faz com que também seja considerado jogo. Além disto, o professor pode fazer a relação com os jogos adaptados de esportes, quando, ao jogar, nos imaginamos ser o craque do futebol ou do voleibol.

undefined

http:/ /m.mygames.pt/g4/image s/reviews/shot_8_490.jpg

http://www.fileshack.com/images/finclude/images/_60_thps4_04_screenlg.jpg

No caso de aparecer jogos de tabuleiro, o professor pode esquadrinhar com os discentes que estes, assim como os jogos eletrônicos e aqueles derivados de esportes, apresentam a diversão e o lazer, bem como a representação de uma situação da realidade social, como no jogo de xadrez, onde representa a sociedade medieval, o jogo de damas, os jogos de baralho e os mais diversos jogos de tabuleiro, como o “banco imobiliário”, “war” , os mais diversos jogos de RPG, etc.

undefined

 http://oberro.files.wordpress.com/2009/02/jogos.jpg

undefined

http://2.bp.blogspot.com/_to8FmQ9D4cI/SVtfg9CpcjI/AAAAAAAAA3k/5TBrCNXvDx4/s320/101153_jogos_tabuleiros.jpg

No que tange as brincadeiras de roda, os piques, destacar os mesmos aspectos ressaltados nos outros pontos acima (estas brincadeiras retratam um determinado momento histórico, remetem a vivência de determinados personagens, visam o prazer e a diversão).

undef
        
        
        
                ined

http://papeldeseda.zip.net/images/circulares.jpg

http://www.uniblog.com.br/img /posts/imagem24/240094.jpg

Após estes debates, perguntar aos alunos: o que vocês entendem por jogos e brincadeiras? A seguir, construir coletivamente um conceito de jogos/brincadeiras, partindo do princípio que: são praticas sociais, que visam o prazer e a diversão, com as regras podendo ser definidas no momento de sua prática, que retratam um momento determinado da sociedade.

Avaliação

Propor que os alunos construam um painel com a definição de jogo/brincadeira, bem como ilustrações que retratam o mesmo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ESTER, Escola Estadual Getúlio Vargas , Amazonas - disse:
    esterlimadeoliveira@hotmail.com

    19/07/2011

    Cinco estrelas

    A sugestão da aula "Refletindo sobre o brincar" é bem interessante. Parabéns pelo trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.