18/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar as diferenças existentes entre os jogos/brincadeiras e as demais práticas corporais, bem como criar um conceito coletivo de jogo/brincadeira.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Reunir os alunos, dividir em grupos e pedir que listem, em uma folha de papel, os jogos e brincadeiras que eles conhecem.
Pedir que leiam, em voz alta, os jogos e brincadeiras escritos. Algumas questões podem ser levantadas com os resultados, tais como:
Caso apareçam nomes como futebol, voleibol, basquetebol, etc. questionar aos alunos se estas práticas podem ser consideradas jogos, e quais os motivos que o levam a ser. (O professor deverá direcionar a discussão no sentido de que estas práticas são culturalmente denominadas esportes, por terem um conjunto de regras estabelecidas internacionalmente, federações, os praticantes destas receberem salários, têm um regime de treinamento sistematizado, e a competição e seleção dos melhores como princípios fundamentais, enquanto outras práticas corporais, apesar de apresentar similaridades nos gestos corporais, apresentam objetivos completamente diferentes, como o prazer, a diversão, a interação com os companheiros, etc., sendo chamados, assim de jogos/brincadeiras).
No caso de aparecer algum nome de jogo eletrônico (seja de vídeo game ou de computador) questionar aos alunos se podemos considerá-lo como um jogo/brincadeira. Encaminhar a discussão no sentido de que, por apresentarem os mesmos aspectos de diversão, prazer, onde o jogador pode realizar ações que em sua vida possivelmente não poderia fazê-lo , como ser um cavaleiro medieval, ou um skatista que realize manobras inimagináveis, faz com que também seja considerado jogo. Além disto, o professor pode fazer a relação com os jogos adaptados de esportes, quando, ao jogar, nos imaginamos ser o craque do futebol ou do voleibol.
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No caso de aparecer jogos de tabuleiro, o professor pode esquadrinhar com os discentes que estes, assim como os jogos eletrônicos e aqueles derivados de esportes, apresentam a diversão e o lazer, bem como a representação de uma situação da realidade social, como no jogo de xadrez, onde representa a sociedade medieval, o jogo de damas, os jogos de baralho e os mais diversos jogos de tabuleiro, como o “banco imobiliário”, “war” , os mais diversos jogos de RPG, etc.
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No que tange as brincadeiras de roda, os piques, destacar os mesmos aspectos ressaltados nos outros pontos acima (estas brincadeiras retratam um determinado momento histórico, remetem a vivência de determinados personagens, visam o prazer e a diversão).
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Após estes debates, perguntar aos alunos: o que vocês entendem por jogos e brincadeiras? A seguir, construir coletivamente um conceito de jogos/brincadeiras, partindo do princípio que: são praticas sociais, que visam o prazer e a diversão, com as regras podendo ser definidas no momento de sua prática, que retratam um momento determinado da sociedade.
Propor que os alunos construam um painel com a definição de jogo/brincadeira, bem como ilustrações que retratam o mesmo.
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19/07/2011
Cinco estrelasA sugestão da aula "Refletindo sobre o brincar" é bem interessante. Parabéns pelo trabalho.