Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vá plantar morangos!

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar o PH e os conceitos químicos a partir de situações rotineiras.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate 1 aula de 50 minutos no laboratório de informática 1 aula de 50 minutos para apresentação das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reações químicas
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/contextualizando.gif

Inicie esta aula informando aos estudantes que devido a natureza do solo nem sempre podemos desenvolver a plantação e colheita de determinada fruta e ou qualquer outro produto. É o caso do morango. Mas, que tipo de solo é próprio ao plantio desta fruta? Como corrigir um solo impróprio à determinada plantação? O que é pH? No referimos ao Potencial Hidrogeniônico – (pH) para explicitar que é uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7), ou básica/alcalina (pH > 7).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/atividade.gif

Solicite aos estudantes que acessem a animação “A plantação de morangos” para que vejam que um pequeno agricultor após comprar um pedaço de terra, planta morangos e descobre que o pH do solo é impróprio para este tipo de plantação.

A plantação de morangos

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/plantacao.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/ativinterdisciplianar.jpg

Os professores das disciplinas de geografia, meio ambiente e ciências naturais também poderão utilizar esta aula discorrendo sobre os tipos de solos, conversação do solo bem como das vitaminas relativas ao morango. Poderão ainda utilizar a animação "Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas".

Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/labquimi.png

No laboratório de química os estudantes deverão desenvolver o experimento, determinem o pH do solo em diferentes amostras bem como discutir a importância do conhecimento do pH do solo para as práticas agrosilvipastoris. Neste experimento, por meio do repolho roxo poderão determinar o pH do solo em diferentes amostras e observar o pH ácido, básico e neutro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/praticalabinfo.jpg

No laboratório de informática, após observarem o experimento “pH do solo” deverão transcrever para um Blog no endereço <   http://www.blogguer.com > o relatório que produziram e desta forma postar os resultados.

pH do solo

Como fazer um relatório de experimento?

Caso seja necessário acesse os endereços < http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html> e < http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm >e consulte as sugestões de como escrever um relatório de experimentos. Esta atividade poder ser utilizada como recurso de avaliação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1469/imagens/referencias.jpg

Bioquímica; a Bioquímica como Ciência da Vida, a água como solvente e a importância do pH/pH, pKa e soluções tampão < http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/A_Bioqu%C3%ADmica_como_Ci%C3%AAncia_da_Vida/A_%C3%A1gua_como_solvente_e_a_import%C3%A2ncia_do_pH/pH,_pKa_e_solu%C3%A7%C3%B5es_tamp%C3%A3o#O_conceito_de_pH> < http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/A_Bioqu%C3%ADmica_como_Ci%C3%AAncia_da_Vida/A_%C3%A1gua_como_solvente_e_a_import%C3%A2ncia_do_pH/pH,_pKa_e_solu%C3%A7%C3%B5es_tamp%C3%A3o#O_conceito_de_pH >

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas Experimento prático
A plantação de morangos Animação/simulação
pH do solo Experimento prático
Recursos Complementares
http://www.ufpe.br/projeto_biologico/biochemistry/problem_sets/ph/ph.html Apresenta exercícios e informações sobre o pH; http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-que-e-o-ph/; http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/camaleao.html;http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/indicador.html;Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996; Artigo sobre a utilização de indicadores naturais para determinação de ph de substâncias. Contém tabela com escalas de “pH” obtidas de cada substância. http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-186-4672.htm; Monografia sobre abordagens alternativas do conceito ácido base: http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2007/10/mono-graziela.pdf
Avaliação
A toda produção do estudante deve receber um parecer sobre a apropriação do conteúdo. Desta forma, sugerimos que a avaliação seja diagnóstica. Nesta aula a verificação da aprendizagem poderá ser feita a partir das produções dos estudantes, ou seja, da elaboração do relatório e da produção do blog. Avaliar tem sido um problema ainda na atualidade, todavia, seria interessante o professor fazer uma leitura do destaque apresentado pela Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272. É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.