20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Inicie esta aula informando aos estudantes que devido a natureza do solo nem sempre podemos desenvolver a plantação e colheita de determinada fruta e ou qualquer outro produto. É o caso do morango. Mas, que tipo de solo é próprio ao plantio desta fruta? Como corrigir um solo impróprio à determinada plantação? O que é pH? No referimos ao Potencial Hidrogeniônico – (pH) para explicitar que é uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7), ou básica/alcalina (pH > 7).
Solicite aos estudantes que acessem a animação “A plantação de morangos” para que vejam que um pequeno agricultor após comprar um pedaço de terra, planta morangos e descobre que o pH do solo é impróprio para este tipo de plantação.
Os professores das disciplinas de geografia, meio ambiente e ciências naturais também poderão utilizar esta aula discorrendo sobre os tipos de solos, conversação do solo bem como das vitaminas relativas ao morango. Poderão ainda utilizar a animação "Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas".
Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas
No laboratório de química os estudantes deverão desenvolver o experimento, determinem o pH do solo em diferentes amostras bem como discutir a importância do conhecimento do pH do solo para as práticas agrosilvipastoris. Neste experimento, por meio do repolho roxo poderão determinar o pH do solo em diferentes amostras e observar o pH ácido, básico e neutro.
No laboratório de informática, após observarem o experimento “pH do solo” deverão transcrever para um Blog no endereço < http://www.blogguer.com > o relatório que produziram e desta forma postar os resultados.
Como fazer um relatório de experimento?
Caso seja necessário acesse os endereços < http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html> e < http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm >e consulte as sugestões de como escrever um relatório de experimentos. Esta atividade poder ser utilizada como recurso de avaliação.
Bioquímica; a Bioquímica como Ciência da Vida, a água como solvente e a importância do pH/pH, pKa e soluções tampão < http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/A_Bioqu%C3%ADmica_como_Ci%C3%AAncia_da_Vida/A_%C3%A1gua_como_solvente_e_a_import%C3%A2ncia_do_pH/pH,_pKa_e_solu%C3%A7%C3%B5es_tamp%C3%A3o#O_conceito_de_pH> < http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/A_Bioqu%C3%ADmica_como_Ci%C3%AAncia_da_Vida/A_%C3%A1gua_como_solvente_e_a_import%C3%A2ncia_do_pH/pH,_pKa_e_solu%C3%A7%C3%B5es_tamp%C3%A3o#O_conceito_de_pH >
Nome | Tipo |
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Conhecendo a composição do solo e suas diferentes texturas | Experimento prático |
A plantação de morangos | Animação/simulação |
pH do solo | Experimento prático |
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante ... Só o laboratório de informática na escola