19/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
O aluno vai poder desenvolver uma opinião crítica sobre os comerciais de TV, bem como entender os elementos que o constituem.
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Vamos falar de comerciais de TV. Escreva no quadro TV ad* e explique seu significado dando exemplos. Comente que há também outros nomes para TV ad.
* Ad é a forma reduzida de advertisement
Escreva, então:
Ad = Advertisement = Advet = TV commercial
Pergunte a seus alunos:
Incentive a participação de todos perguntando por que gostam daqueles comerciais e destaque os mais comentados.
Em seguida, mostre a seus alunos alguns comerciais. Antes de serem exibidos, faça algumas perguntas para ajudar seus alunos a entendê-los.
Observação: Se em sua escola você não dispõe de recursos que possibilitem a exibição dos vídeos, trabalhe com os alunos o gênero Publicidade em Revistas. Consulte os sites a seguir para ter acesso a algumas propagandas que podem ser fotocopiadas e entregues aos alunos.
Pergunte:
Fig 1: Mercedes Benz Ad
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EZScx-NFhTA - acesso em 03/12/09
Script do comercial:
- Hello, I'd like to order French fries, a burger and a milk shake.
- This is a library!
- (em voz baixa) I'd like to order French fries, a burger and a milk shake.
Após exibir o comercial, pergunte:
Mostre o segundo comercial. Antes, pergunte:
Fig. 2: Palio Ad
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KY8cgsBwpho - acesso em 03/12/09
Após exibir o comercial, pergunte:
AULA 2
Vamos discutir sobre a confiabilidade dos comerciais de TV.
Pergunte aos alunos:
Em seguida, pergunte:
* ser brand loyal significa que você só compra produtos de uma determinada marca. Por exemplo, os fumantes preferem comprar cigarros de uma marca específica. Algumas mulheres nunca trocam a marca de seus shampoos, etc.
Para esta última pergunta, escreva no quadro alguns produtos para ajudá-los a responder.
hygiene products: toothpaste, shampoo, soup, deodorant...
soft drinks: coke, guaraná...
food: chocolate, coffee, biscuits...
entertainment: TV channels, radio stations
Em seguida, exiba o comercial da Coca Cola, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ieSzsh4hJWI - acesso em 03/12/09.
É necessário que o comercial seja exibido mais de uma vez para que os alunos possam observar os detalhes do comercial?
Fig. 3: Coca Cola Ad
O jingle (música) do comercial diz:
"Give a little love and it all comes back to you
You're gonna be remembered for the things that you say and do (la la la...)
You give a little love and it all comes back to you"
Após exibir o comercial, pergunte:
Discuta com os alunos o fato de o personagem do comercial ter mudado suas atitudes depois de ter bebido o refrigerante anunciado. Pergunte:
Fazendo um comercial!
Explore com seus alunos o gênero Comerciais de TV. Pergunte as características e elementos de um comercial. Abaixo está uma lista com alguns deles:
Em seguida os alunos vão trabalhar em grupos de 4 a 5 componentes. Eles devem montar um comercial de TV. Para isso, instrua-os a pensar nos seguintes aspectos:
Os alunos devem criar um novo produto para ser anunciado. É importante que pensem em um nome para o produto e destaquem suas qualidades durante o comercial. Ainda, têm de decidir quais dos componentes irão encenar o comercial, quem será o diretor e quem ficará responsável pelo texto. Ajude-os quando necessário e mão à obra!
O comercial deve ser apresentado para a turma na aula seguinte.
AULA 4
Apresentação dos trabalhos.
Cada grupo deve apresentar seu comercial para a turma.
Ao final das apresentações a turma vota no comercial mais criativo e convincente.
Dicionário inglês-inglês: http://www.ldoceonline.com/
Dicionário português-inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
A avaliação deve ser feita a partir da aprensentação dos trabalhos. Observe se seus alunos incluíram elementos típicos de uma propaganda, como o slogan, por exemplo, nos comerciais elaborados por eles. Observe, também, a criatividade e alguns elementos linguísticos como construções sintáticas e fonológicas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!