Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TV Commercials

 

19/01/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai poder desenvolver uma opinião crítica sobre os comerciais de TV, bem como entender os elementos que o constituem.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense
  • Simple Past Tente
  • Future Forms(Will and Going to)
Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa em sala de aula
  • Uso do laboratório de informática/sala de vídeo

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Vamos falar de comerciais de TV. Escreva no quadro TV ad* e explique seu significado dando exemplos. Comente que há também outros nomes para TV ad.

* Ad é a forma reduzida de advertisement

Escreva, então:

Ad = Advertisement = Advet = TV commercial

Pergunte a seus alunos:

  • What is the best TV ad you know?

Incentive a participação de todos perguntando por que gostam daqueles comerciais e destaque os mais comentados.

Em seguida, mostre a seus alunos alguns comerciais. Antes de serem exibidos, faça algumas perguntas para ajudar seus alunos a entendê-los.

Observação: Se em sua escola você não dispõe de recursos que possibilitem a exibição dos vídeos, trabalhe com os alunos o gênero Publicidade em Revistas. Consulte os sites a seguir para ter acesso a algumas propagandas que podem ser fotocopiadas e entregues aos alunos.

Pergunte:

  • Where do people go to have a quick meal? (R. Snack bars, fast food restaurants)
  • What is a typical meal at an American fast food restaurant? (R. French fries, a burger and a milk shake)

undefined

Fig 1: Mercedes Benz Ad

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EZScx-NFhTA - acesso em 03/12/09

Script do comercial:

- Hello, I'd like to order French fries, a burger and a milk shake.

- This is a library!

- (em voz baixa) I'd like to order French fries, a burger and a milk shake.

Após exibir o comercial, pergunte:

  • Where is the woman?
  • Where does she think she is?
  • What does the slogan 'beauty is nothing without brains' mean?

Mostre o segundo comercial. Antes, pergunte:

  • Besides women and soccer, what do men most love? (R. Cars)
  • Do you know anyone who is jealous of his/her car?

undefined

Fig. 2: Palio Ad

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KY8cgsBwpho - acesso em 03/12/09

Após exibir o comercial, pergunte:

  • Is this ad from Brazil? Where is it from? (R. No, the car was riding on the left side of the street. Also, the driver is sitting on the right side of the car. This ad is probably from England or Australia)
  • What is the slogan of the ad? (R. Fiat Palio - those who drive them love them)
  • Are you jealous of any object/possesson of yours? What is it?

AULA 2

Vamos discutir sobre a confiabilidade dos comerciais de TV.

Pergunte aos alunos:

  • Think about the TV ads you most like. Are the actors/actresses in the ads beautiful or ugly?
  • Are there only 'beautiful' people in the world? 
  • Why are the so-called beautiful people the most preferred to act in TV ads?
  • Do advertisments portray (= retratam) reality?

Em seguida, pergunte:

  • Do you choose to buy goods (= products) because of their TV commercial?
  • What products are you brand loyal* to?
  • * ser brand loyal significa que você só compra produtos de uma determinada marca. Por exemplo, os fumantes preferem comprar cigarros de uma marca específica. Algumas mulheres nunca trocam a marca de seus shampoos, etc. 

    Para esta última pergunta, escreva no quadro alguns produtos para ajudá-los a responder.

    hygiene products: toothpaste, shampoo, soup, deodorant...

    soft drinks: coke, guaraná...

    food: chocolate, coffee, biscuits...

    entertainment: TV channels, radio stations

    Em seguida, exiba o comercial da Coca Cola, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ieSzsh4hJWI - acesso em 03/12/09.

    É necessário que o comercial seja exibido mais de uma vez para que os alunos possam observar os detalhes do comercial?

    undefined

    Fig. 3: Coca Cola Ad

    O jingle (música) do comercial diz:

    "Give a little love and it all comes back to you

    You're gonna be remembered for the things that you say and do (la la la...)

    You give a little love and it all comes back to you"

    Após exibir o comercial, pergunte:

    • What does the man do in the beginning of the ad?
    • What does he do after drinking the bottle of Coke?

    Discuta com os alunos o fato de o personagem do comercial ter mudado suas atitudes depois de ter bebido o refrigerante anunciado. Pergunte:

    • Can a person change his/her attitude because of a product?
    • What does the slogan 'the coke side of life' mean? (R. O slogan faz referência à experssão 'the good side of life')




    AULA 3

    Fazendo um comercial!

    Explore com seus alunos o gênero Comerciais de TV. Pergunte as características e elementos de um comercial. Abaixo está uma lista com alguns deles:

    • Jingle (uma música feita para determinado comercial com frases curtas e fáceis de serem repetidas)
    • Slogan/Motto (frase curta usada para expressar uma idéia/mensagem que remeta ao produto anunciado )
    • Criativity
    • Endorsment (consiste em contratar estrelas da televisão para anunciar produtos)
    • Graphic elements
    • Humor - em alguns casos

    Em seguida os alunos vão trabalhar em grupos de 4 a 5 componentes. Eles devem montar um comercial de TV. Para isso, instrua-os a pensar nos seguintes aspectos:

    1. Tipo de produto
    2. Público-alvo
    3. Slogan para o produto

    Os alunos devem criar um novo produto para ser anunciado. É importante que pensem em um nome para o produto e destaquem suas qualidades durante o comercial. Ainda, têm de decidir quais dos componentes irão encenar o comercial, quem será o diretor e quem ficará responsável pelo texto. Ajude-os quando necessário e mão à obra!

    O comercial deve ser apresentado para a turma na aula seguinte.

    AULA 4

    Apresentação dos trabalhos.

    Cada grupo deve apresentar seu comercial para a turma.

    Ao final das apresentações a turma vota no comercial mais criativo e convincente.

    Recursos Complementares

    Dicionário inglês-inglês: http://www.ldoceonline.com/

    Dicionário português-inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

    Avaliação

    A avaliação deve ser feita a partir da aprensentação dos trabalhos. Observe se seus alunos incluíram elementos típicos de uma propaganda, como o slogan, por exemplo, nos comerciais elaborados por eles. Observe, também, a criatividade e alguns elementos linguísticos como construções sintáticas e fonológicas.

    Opinión de quien visitó

    Sem estrelas 0 calificaciones

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncia opiniones o materiales indebidos!

    Sem classificação.
    INFORMAR ERRORES
    ¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
    CONTACTO
    Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.