20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Inicie esta aula perguntando que remédio tomar para combater a dor de cabeça. Provoque um debate sobre o tema. Discorra que são inúmeras as causas deste sintoma dentre elas destacam-se: a má alimentação, stress, insônia, excesso de álcool, dívidas, etc.
No dia a dia manuseamos diferentes tipos de medicamentos que podem conter sal, óxido, ácido ou base os quais podem ser classificados como compostos inorgânicos. Todavia, nem sempre conseguimos identificá-los devido à complexidade de suas fórmulas.
Assim, apresente algumas fórmulas para que possam entender a simbologia presente na química.
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Encaminhe os estudantes para que acessem a animação A química nos remédios onde um homem que está com dor de cabeça compra um remédio e começa a ver vários nomes estranhos. Lembra-se da época em que estava na escola e havia aprendido aqueles nomes. Então, resolve rever o assunto.
Peça aos estudantes que:
• Se organizem em equipes de três para desenvolver a atividade abaixo;
• Tragam embalagens de remédios para dor de cabeça e analisem a composição química.
Solicite aos estudantes que leiam bulas e elaborem uma "Lista de Medicamentos" contendo nome de remédios com seus respectivos componentes químicos, conforme o exemplo abaixo:
NOME DO MEDICAMENTO | COMPOSIÇÃO QUÍMICA |
Oriente os estudantes para que acessem o link: <http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php>, criem a Web Quest “Compostos Inorgânicos” e identifiquem os ácidos, bases, sais e óxidos.
Os estudantes devem elaborar cartazes para sensibilizar e envolver a comunidade acerca da necessidade de consultar os médicos antes de ingerir qualquer tipo de medicamentos, dado que o excesso de consumo pode provocar efeitos nocivos no organismo e levar a morte.
O professor de matemática poderá solicitar aos estudantes que pesquisem o preço dos medicamentos, construam uma planilha de custos, para trabalhar a dosagem mais indicada ao tratamento de resfriados, seja para adultos ou crianças.
Os estudantes poderão consultar o arquivo anexo para que, saibam quem inventou a “Aspirina”. Basta que acessem o endereço: < http://guiadoscuriosos.ig.com.br/ >
Esta ação será implementada de forma a avaliar todo o percurso desenvolvido ao longo do processo educativo. Os estudantes deverão pesquisar medicamentos, elaborar relatórios nominando-os de acordo com a finalidade medicamentosa. O professor dividirá os trabalhos para cada 5 estudantes de forma que, cada equipe pesquise medicamentos para uma única finalidade, como na tabela abaixo:
Equipe 1: dor de cabeça |
Equipe 2: dor de estômago |
Equipe 3: dor de barriga |
Equipe 4: dor de dente |
Equipe 5: dor nas costas |
Nome | Tipo |
---|---|
Aspirina | Imagem |
Ácido acetilsalicílico | Imagem |
Paracetamol | Imagem |
A química nos remédios | Animação/simulação |
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