07/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer que através de imagens podemos nos comunicar.
Ler e interpretar as imagens da história em quadrinhos.
Transformar a história em quadrinhos em uma história narrada, observando as características desse gênero textual. (narrador, personagens, tempo, lugar, problema, solução)
Um conhecimento prévio sobre outras histórias da Bruxinha, de Eva Funari, poderá ampliar o conhecimento do aluno a respeito da personagem e caracterizá-lo.
Ter trabalhado com o gênoro textual narrativa e conhecer as suas características.
1. Esclarecer aos alunos que existem muitas histórias que são contadas utilizando somente imagens.
2. Entregar uma folha para cada aluno com a história O chapéu, de Eva Furnari e pedir que observem a sequência dos quadrinhos.
3. Pedir aos alunos que contem, oralmente, a história em quadrinhos.
4. Conversar com os alunos e levá-los a perceber que a autora não utilizou falas para contar a história.
5. A seguir, pedir aos alunos que respondam às seguintes perguntas, no caderno.
a) A ausência de falas prejudicou o seu entendimento da história?
b) Qual a personagem principal da história?
c) Que outros personagens aparecem?
d) Que características você poderia atribuir à Bruxinha e ao gato?
e) Observe o 4º e o 5º quadrinho da história e explique com as suas palavras o que aconteceu em cada situação.
6. A seguir, conversar sobre as respostas dadas pelos alunos e realizar os seguintes questionamentos.
Professor: Esta atividade poderá ser feita oralmente. Aproveite para explorar o máximo a história. Auxilie os alunos a entenderem que mesmo sem falas, a história é muito rica em informações.
a) Por que o gato acordou assustado?
b) Observe o 5º quadrinho e diga qual o sentimento que a bruxinha e o gato demonstram pela expressão de seus rostos?
c) Na sua opinião, que outro animal poderia estar no chapéu e fazer o que o sapo fez?
7. Após a atividade realizada, pedir aos alunos que, em duplas, escrevam a história O chapéu, passando do gênero história em quadrinhos para o gênero narrativa.
8. Pedir que, ao terminar, façam a revisão do texto, observando se:
* contaram a história observando a sequência dos quadrinhos;
* colocaram o título;
* observaram as características da narrativa.
9. Ao terminarem a revisão pedir aos alunos para reescrevam a história.
10. Sugestão: Os trabalhos poderão ser lidos para toda turma para que os alunos observem que, cada dupla, escreveu de uma maneira uma mesma história. Cada história poderá ser colada em uma folha em branco ao lado da história em quadrinhos O chapéu, de Eva Furnari e expostas na sala de aula ou no corredor da escola.
Ao final das produções o professor irá avaliar se os alunos:
* reconheceram que podemos nos comunicar através de imagens;
* leram e interpretaram as imagens da história em quadrinhos;
* transformaram a história em quadrinhos em um texto narrativo, observando as suas caracerísticas próprias.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2012
Cinco estrelasmuito bom,me ajudou muito,adorei!
03/03/2012
Cinco estrelasInterssante tal HISTÓRIA EM QUADRINHOS! Leve: e até engraçada! As vezes, precisamos ver algo assim para nos sentir bem... E parabéns a quem criou.
08/09/2011
Cinco estrelasMUITO CRIATIVO E PRAZEROSO UMA AULA COM MUITOS ATRATIVOS. PARABÉNS
24/03/2010
Cinco estrelasA aula trabalha do ponto de vista interdiscursivo, permite que o professor explore os pensamentos da criança e explora de maneira criativa o gênero textual, abordado. Parabéns!