Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Imagens que contam histórias

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer que através de imagens podemos nos comunicar.

Ler e interpretar as imagens da história em quadrinhos.

Transformar a história em quadrinhos em uma história narrada, observando as características desse gênero textual. (narrador, personagens, tempo, lugar, problema, solução)

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Um conhecimento prévio sobre outras histórias da Bruxinha, de Eva Funari, poderá ampliar o conhecimento do aluno a respeito da personagem e caracterizá-lo.

Ter trabalhado com o gênoro textual narrativa e conhecer as suas características.

Estratégias e recursos da aula

1. Esclarecer aos alunos que existem muitas histórias que são contadas utilizando somente imagens.

2. Entregar uma folha para cada aluno com a história O chapéu, de Eva Furnari e pedir que observem a sequência dos quadrinhos.

http://4.bp.blogspot.com/_DQwL36aINq0/SZdfxlSAxCI/AAAAAAAAEQQ/x_7lOEAzkgs/s400/Bruxinha+-+o+chap%C3%A9u-1.jpg

3. Pedir aos alunos que contem, oralmente, a história em quadrinhos.

4. Conversar com os alunos e levá-los a perceber que a autora não utilizou falas para contar a história.

5. A seguir, pedir aos alunos que respondam às seguintes perguntas, no caderno.

a) A ausência de falas prejudicou o seu entendimento da história?

b) Qual a personagem principal da história?

c) Que outros personagens aparecem?

d) Que características você poderia atribuir à Bruxinha e ao gato?

e) Observe o 4º e o 5º quadrinho da história e explique com as suas palavras o que aconteceu em cada situação.

6. A seguir, conversar sobre as respostas dadas pelos alunos e realizar os seguintes questionamentos.

Professor: Esta atividade poderá ser feita oralmente. Aproveite para explorar o máximo a história. Auxilie os alunos a entenderem que mesmo sem falas, a história é muito rica em informações.

a) Por que o gato acordou assustado?

b) Observe o 5º quadrinho e diga qual o sentimento que a bruxinha e o gato demonstram pela expressão de seus rostos? 

c) Na sua opinião, que outro animal poderia estar no chapéu e fazer o que o sapo fez?

7.  Após a atividade realizada, pedir aos alunos que, em duplas, escrevam a história O chapéu, passando do gênero história em quadrinhos para o gênero narrativa.

8. Pedir que, ao terminar, façam a revisão do texto, observando se:

* contaram a história observando a sequência dos quadrinhos;

* colocaram o título;

* observaram as características da narrativa.

9. Ao terminarem a revisão pedir aos alunos para reescrevam a história.

10. Sugestão: Os trabalhos poderão ser lidos para toda turma para que os alunos observem que, cada dupla, escreveu de uma maneira uma mesma história. Cada história poderá ser colada em uma folha em branco ao lado da história em quadrinhos O chapéu, de Eva Furnari e expostas na sala de aula ou no corredor da escola. 

Avaliação

Ao final das produções o professor irá avaliar se os alunos:

* reconheceram que podemos nos comunicar através de imagens;

* leram e interpretaram as imagens da história em quadrinhos;

* transformaram a história em quadrinhos em um texto narrativo, observando as suas caracerísticas próprias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aline, Nova Ponte , Goiás - disse:
    alininha-nina@hotmail.com

    24/07/2012

    Cinco estrelas

    muito bom,me ajudou muito,adorei!


  • Rodrigo, - , Rio Grande do Sul - disse:
    roh_internet@live.com

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Interssante tal HISTÓRIA EM QUADRINHOS! Leve: e até engraçada! As vezes, precisamos ver algo assim para nos sentir bem... E parabéns a quem criou.


  • CARLA, EU , Rio Grande do Sul - disse:
    CARLA.AA@HOTMAIL.COM

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    MUITO CRIATIVO E PRAZEROSO UMA AULA COM MUITOS ATRATIVOS. PARABÉNS


  • Kelly Bognar, Estudante - UNESP , São Paulo - disse:
    kelly.bognar@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula trabalha do ponto de vista interdiscursivo, permite que o professor explore os pensamentos da criança e explora de maneira criativa o gênero textual, abordado. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.