Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Direitos e Deveres - Parte 1

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos


Para esta aula sugerimos que você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientações abaixo:

Direitos e Deveres

Fonte: http://edsonrodrigues.files.wordpress.com/2009/07/eca.jpg

Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinião sobre os deveres que você tem:

Deveres com:

Os Colegas

A Escola

A Família

Você mesmo

Professor/a depois dos/as alunos/as terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, se preferir você poderá sugerir que os/as alunos/as troquem os cadernos para um/a ler a resposta do/a outro/a.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos

Com esta aula, você professor/a proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e peça que conversem sobre os direitos e deveres das crianças em sala de aula. Cada dupla deverá registrar suas opiniões no próprio caderno.
Depois, abra a discussão para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianças. Siga a instrução abaixo:

Combinados da Turma
Meus direitos na sala de aula Meus deveres na sala de aula

 Este cartaz poderá ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todas as crianças, firmando compromisso com o que foi escrito.

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos

Nesta aula professor/a você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.
Leve a turma para o Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para ter acesso à história completa.

Direitos e Deveres 2

http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Professor/a faça a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os/as alunos/as façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:

Direitos e Deveres 3

Direitos e Deveres 3.3

Direitos e Deveres Única

Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos

 Professor/a possibilite que as crianças construam sua própria história dos direitos e deveres criada coletivamente na turma. A história poderá ser criada através do programa disponível no sítio: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/.

Quadrinhos

Para criar a história, as crianças poderão utilizar fotos da própria turma, vivenciando diferentes situações em sala de aula. Professor/a, após a criação das histórias em quadrinhos de autoria dos/as alunos/as, faça junto com a turma, a divulgação das mesmas pela escola, para que outras crianças tenham acesso às diferentes produções.

Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • TATIANE VENÂNCIO DOS SANTOS, ESCOLA COMUNITÁRIA JUCA LEÃO , Bahia - disse:
    tativan07@gmail.com

    27/07/2013

    Cinco estrelas

    ESSAS IDEIAS SÃO ÓTIMAS, VOU APROVEITAR CADA UMA.


  • Escola Lar São José, Escola Lar São José , Goiás - disse:
    edileusanobredamasceno@yahoo.com.br

    15/12/2011

    Quatro estrelas

    Este projeto é de profunda reflexão e compreensão sobre a cidadania do educando que tem direitos e deveres. Ela terá o conhecimento de quem sou, através do incentivo das leituras em quadrinhas e a tecnologia. Estudando a ECA, se organizará na escola, em sala de aula com facilidade e cobranças entre se das combinas , ou seja, compromissos.


  • Gilcia Jalles Bordoni Leite Calderaro, Escola Estadual Prof Raymundo Martiniano Ferreira , Minas Gerais - disse:
    gilcia_jlbc@yahoo.com.br

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito criativa e interessante!!!!


  • dilvonete de souza balabuch*, ESCOLA MUNICIPAL ELEVIR DIONISIO - EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - disse:
    dilvonete@yahoo.com.br

    23/10/2010

    Quatro estrelas

    eu adorei esta ideia e vou usar com meus alunos que estão querendo so direito e nada de deveres


  • Mirele, E.E.E.Médio São Luiz , Rio Grande do Sul - disse:
    mirelegs@yahoo.com.br

    17/08/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa ideia! Parabéns


  • JULIANNA, UnB , Distrito Federal - disse:
    JULI_MMATOS@HOTMAIL.COM

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    ÓTIMO


  • Marineide de Vasconcelos, Escola Prof: Roberto Santos , Bahia - disse:
    professoraulli@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a sugestão muito rica e animada. Diante da disputa que nós professores travamos com as novas tecnologias , despertar o interesse do aluno está cada vez mais difícil. ótimo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.